Deus fez diversas promessas financeiras. Promessas de bençãos, de sustento, provisão, de multiplicação, proteção e muitas, muitíssimas promessas de prosperidade na Bíblia.
Algumas destas promessas são incondicionais: você não precisa fazer nada para que se cumprem. Porém, outras são condicionais: só se tornarão realidade se você cumprir determinadas condições.
Sendo assim, continue lendo e conheça as Promessas de Prosperidade existentes na Bíblia.
Mas, fique sabendo: caso prefira, existe uma versão em vídeo deste artigo no YouTube:
Promessa de sustento
Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas?
Mateus 6:26
Não existe prosperidade sem sustento. Neste sentido, Jesus nos encoraja a observarmos as aves do céu, que, mesmo sem semear, são alimentadas por Ele.
Ao se referir às aves, o Mestre no convida a confiarmos nEle. Ora, se Deus cuida das aves, não cuidará de nós que fomos criados à Sua imagem e semelhança?
Aqui Jesus está nos lembrando da nossa verdadeira identidade: somos filhos de Deus. Não órfãos. Nós temos Pai. E nosso Pai nos conhece, se importa e está disposto a suprir nossas necessidades.
Você deve trabalhar, estudar, se esforçar e etc. Mas saiba, Deus suprirá a necessidade de seus filhos. Filipenses 4:19 reafirma isso:
O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.
Filipenses 4:19
Promessa de prosperidade na Bíblia (condicionada à generosidade)
Quem é generoso será abençoado, pois reparte o seu pão com o pobre.
Provérbios 22:9
A generosidade é fonte de bençãos: fonte de bençãos aos necessitados (que podem ter parte de suas necessidades atendidas), mas principalmente, aos generosos.
Por mais incrível que possa parecer, aquele que faz o ato de generosidade é mais feliz do que aquele que recebe a generosidade. Foi isso que Jesus afirmou, Ele disse: Há maior felicidade em dar do que em receber (Atos 20:35).
Tal afirmação revela que alegria, bençãos e prosperidade são reservadas às almas generosas. Quando você é generoso, além da sensação de satisfação em fazer a diferença na vida dos outros, o Senhor lhe retribui. Ele te abençoa e te prospera. Sendo generoso, a lei da semeadura se materializa em sua vida: você colhe multiplicado aquilo que plantou (Lucas 6:38).
Então, se você quer prosperar, se quer receber bençãos: seja benção na vida dos outros, pois, “o generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá” (Provérbios 11:25).
Promessa de prosperidade (condicionada ao dízimo)
Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova”, diz o Senhor dos Exércitos, “e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las.
Malaquias 3:10
Diversas são as passagens bíblicas que relacionam prosperidade e contribuição com o Reino. Malaquias alertou sobre isso no Antigo Testamento. Mas Paulo também fez essa afirmação no Novo Testamento em 2 Coríntios 9. Logo, as suas contribuições podem sim fazer com que Deus faça promessas de prosperidade a você.
Caso queira saber se devemos entregar o dízimo hoje, recomendo que confira o artigo Devemos dar o dízimo hoje?.
Promessa de prosperidade na Bíblia (condicionada a honra ao Senhor com os bens)
Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda; assim se encherão fartamente os vossos celeiros, e transbordarão de vinho os vossos lagares.
Provérbios 3:9-10
Você pode honrar a Deus adorando, praticando boas obras e tendo uma vida correta. Mas, você também pode honrá-lo com seus bens!
Como se faz isso? Administrando bem os recursos financeiros que Ele confiou a você. Ou seja, administrando os conforme os princípios bíblicos sobre finanças. É por isso que o Vamos Prosperar existe, para apresentar os ensinamentos financeiros bíblicos e assim permitir que mais pessoas honrem a Deus com os seus bens o obedecendo também nas questões financeiras. E, em falar em obediência, vejamos a próxima promessa:
Promessa de prosperidade na Bíblia (condicionada à obediência)
O Senhor lhes concederá grande prosperidade, no fruto do seu ventre, nas crias dos seus animais e nas colheitas da sua terra, nesta terra que ele jurou aos seus antepassados que daria a vocês. O Senhor abrirá o céu, o depósito do seu tesouro, para enviar chuva à sua terra no devido tempo e para abençoar todo o trabalho das suas mãos. Vocês emprestarão a muitas nações, e de nenhuma tomarão emprestado.
Deuteronômio 28:11-12
Deus prometeu prosperidade financeira para Israel. Melhor dizendo, Ele prometeu grande prosperidade financeira. Entretanto, tal prosperidade estava condicionada à obediência: “Se vocês obedecerem fielmente ao Senhor […], o seu Deus, os colocará muito acima de todas as nações da terra (Deuteronômio 28:1).
De forma semelhante, o Senhor prometeu prosperidade financeira à Abraão: “Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção” – Gênesis 12:1-2.
Deus também prometeu prosperidade a Salomão (1 Reis 3:12-14), Moises e Josué (Josué 1:3). Sim, Deus já prometei prosperidade para pessoas e nações, logo, ele também pode prometer prosperidade a você. E se Ele prometer, Ele é fiel para cumprir.
Promessa de prosperidade na Bíblia (condicionada ao agrado de Deus)
Certa vez, Deus apareceu a Salomão e lhe disse: “Peça-me o que quiser, e eu lhe darei” (1 Reis 3:5). Salomão pediu entendimento, ele pediu sabedoria (1 Reis 3:9). Tal pedido agradou ao Senhor, que disse:
Farei o que você pediu. Eu lhe darei um coração sábio e capaz de discernir, de modo que nunca houve nem haverá ninguém como você. Também lhe darei o que você não pediu: riquezas e fama; de forma que não haverá rei igual a você durante toda a sua vida.
1 Reis 3:12-13
Deus pode te prometer prosperidade simplesmente por se agradar de algo que você fez. O interessante é que, mesmo sendo falhos, o Eterno ainda consegue se agradar de nós. Inclusive, Salomão cometeu muitos erros. Falo de forma detalhada no artigo Erros Financeiros de Salomão.
Eu e você podemos agradar a Deus e recebemos sua promessa de prosperidade.
Promessa de prosperidade na Bíblia (não condicionada)
Israel foi eleita como povo de Deus. Em seguida, o Senhor prometeu prosperidade a Israel. Mas, por que Israel foi eleita? Foi por que era um povo maior, mais forte, mais capacitado?
A Bíblia responde tal pergunta:
O Senhor não se afeiçoou a vocês nem os escolheu por serem mais numerosos do que os outros povos, pois vocês eram o menor de todos os povos. Mas foi porque o Senhor os amou e por causa do juramento que fez aos seus antepassados. Por isso ele os tirou com mão poderosa e os redimiu da terra da escravidão, do poder do faraó, rei do Egito.
Deuteronômio 7:7-8
Israel não fez nada para ser amada por Deus. Esse amor veio da graça. Deus simplesmente a amou. Foi pela graça, pelo favor imerecido.
Existem promessas que são incondicionais. Deus não condicionou a escolha do seu povo. Ele simplesmente escolheu. O mesmo acontece com a prosperidade que Ele dá para algumas pessoas. Ele pode simplesmente prosperar alguém porque Ele amou este alguém.
Nessa linha, 1 Samuel 2:7 afirma: O Senhor é quem dá pobreza e riqueza; ele humilha e exalta.
Dá mesma forma que Deus promete sustentar seus filhos de forma incondicional, Ele pode prometer prosperidade a você sem exigir condições. Somente pela graça!
Se essa mensagem te abençoou de alguma forma, deixe seu like e se inscreva no canal.
Agora se você deseja conhecer mais o que a Bíblia ensina sobre finanças e assim poder aumentar sua renda e conquistar a independência financeira, acesse o link abaixo e assista a primeira aula do curso Liberdade Financeira Cristã:
Assista aqui a Primeira Aula do Liberdade Financeira Cristã!
Forte abraço, fique na paz do Senhor e até a próxima!
Link permanente
Link permanente
Deus é maravilhoso! Esse artigo me serviu como uma baliza. Pude ver todos os pontos que necessito colocar minha vida para receber tais benção, bem como, alinhar meu coração aos pensamentos e vontades de Deus, começando por tomar posse da minha Real Identidade como filho amado, abençoado e protegido.
Gratidão meu irmão
Deus abençoe sua Vida