O Ano Shemitah: O Ciclo Do Ano Sabático [você não imagina o que virá]

o ano shemitah

Caos… O mundo está mergulhado em caos:

Inflação, desemprego, juros, conflitos entre nações, invasão de países, ameaças, crises financeiras, crises imigratórias e crises sanitárias intermináveis.

O caos é tão grandioso que todos foram afetados de alguma forma.

Sobre isso, existe algo que pouquíssimos percebem… Poucos percebem que momentos de eventos tão impactantes assim acontecem de tempos em tempos.

Esses eventos que transformam radicalmente o mundo acontecem em ciclos; e por mais incrível que possa parecer, muitos destes eventos acontecem em ciclos de sete anos. E, como você pode imaginar: esse ciclo começou novamente, 2022 é um novo ciclo iniciado em 2021.

É… Este é o ano da Shemitá: período descrito nas Escrituras como tempo onde extraordinárias mudanças geralmente ocorrem. Mudanças estas que certamente tem impactado ou impactarão a sua vida.

Mas…

  • Que tempo Shemitá é este?
  • Que mudanças ele traz?
  • O que você pode fazer para se precaver na área pessoal, espiritual e financeira?

Vem comigo e conheça tudo o que você precisa saber sobre O Ano Da Shemitah E Suas Consequências.

Mas, se você gosta mais de vídeo, saiba que existe uma versão deste artigo em vídeo:

O que é o Ano Shemitah?

Descrito principalmente nos livros de Êxodo, Levítico e Deuteronômio, o ano Shemitah é um ano de descanso da terra, onde, segundo a Lei de Moises:

  1. Nada pode ser plantado;
  2. Os pobres podem comer o que a terra produzir;
  3. E as dívidas devem ser perdoadas.

Veja o que a Bíblia diz:

Plantem e colham em sua terra durante seis anos, mas no sétimo deixem-na descansar sem cultivá-la. Assim os pobres do povo poderão comer o que crescer por si, e o que restar ficará para os animais do campo. Façam o mesmo com as suas vinhas e com os seus olivais.

Êxodo 23:10,11

No final de cada sete anos as dívidas deverão ser canceladas.

Deuteronômio 15:1

Este é o ano Shemitah, também conhecido como Ano Sabático: ano onde a terra não deve ser cultivada e as dívidas devem ser perdoadas.

Mas, talvez, você deve estar pensando: ah, isso é um mandamento para Israel não para mim; e mais: eu não planto nada, não tenho fazenda, nem mesmo emprestei dinheiro para ninguém que eu deva perdoar a dívida.

Os efeitos da Shemitah afetam a todos e, obviamente, afeta você também. Por que? Porque eles revelam como Deus age, como Ele administra sua criação e como essa administração interfere na sua vida financeira.

Acompanhe e veja.

Os Ciclos Econômicos

O mundo funciona em ciclos: o dia nasce, se torna noite, depois dia mais um vez; O verão chega, depois: outono, inverno, primavera e, então, verão novamente.

O mesmo acontece na economia: tempos de prosperidade surgem e tempos de ressecção também; Empresas abrem e empresas fecham.

O que foi, isso é o que há de ser; e o que se fez, isso se fará; de modo que nada há de novo debaixo do sol.

Eclesiastes 1:9

Os ciclos são descritos na Bíblia e observados em nossa sociedade. Basta olharmos ao nosso redor que notaremos esses ciclos acontecendo. Inclusive, economistas reconhecem a existência dos ciclos econômicos.

Porém aqui, quero te apresentar um ciclo onde Deus geralmente faz mudanças na administração de sua criação e qual é a influência disso em suas finanças.

O Ciclo de 7 Anos

Precisamos reconhecer, o número sete é extremamente importante na Bíblia:

  • Deus criou o mundo em seis dias e cessou de seu trabalho no sétimo;
  • Enoque, o homem da sétima geração depois de Adão, foi transladado para o céu (Judas 1:14);
  • Deus revelou a José que o Egito passaria por sete anos de pobreza, seguidos de sete anos de prosperidade (Gênesis 41:26);
  • Jacó trabalhou sete anos para se casar com Raquel, mas acabou tendo que se casar com sua irmã Lia. Jacó trabalhou mais sete anos para só então conseguir se casar com Raquel;

É… Existem inúmeros casos relatando o sete como um número que abre e fecha ciclos, se seu ficasse enumerando todos, passaríamos um bom tempo.

Sete é um número que define ciclos na Bíblia; Sete é um período onde o Eterno, geralmente, faz mudanças radicais no mundo; E sete é o período do ano Shemitah.

Inúmeros acontecimentos históricos ocorrem a cada 7 Anos

O que muitos estudiosos vêm anunciando é que ocorrem inúmeros fatos históricos a cada sete anos, ou a cada ano Shemitah. Crises econômicas, sociais e fatos impactantes entre as nações vem acontecendo nesses anos. Veja os mais recentes:

No Shemitah de 2001 ocorreu uma grande crise financeira com estouro da bolha PontoCom que quebrou mais de 500 empresas ligadas ao setor de tecnologia e espalhou pânico no mundo. Sem contar que houve o atentado terrorista no atentado terrorista de 11 de setembro.

Sete anos depois, em 2008 (outro ano Shemitah), mais uma crise financeira causada pela perda de valor de ativos imobiliários que gerou a recessão global de 2008.

E não para por aí, a recessão brasileira de 2015 (outro ano Shemitah) marcou a história do país trazendo mudanças políticas profundas nos tempos seguintes, umas delas, culminou no impeachment de Dilma Rousseff.

Sete anos depois, em 2022, outro ano Shemitah, o mundo novamente está passando por grandes e terríveis mudanças: inflação, desemprego, invasão de países, ameaças, crises financeiras e persistência de crises sanitárias.

Todos esses acontecimentos parecem coincidências, porém, para alguns teólogos, esses fatos são respostas do Juízo de Deus no ano Shemitah.

O Juízo De Deus No Shemitah

A Bíblia revela que o não comprimento das ordenanças referentes ao ano sabático geraram duras consequências para o povo de Israel. Veja um exemplo bíblico disso:

O povo judeu passou quinhentos anos em desobediência ao Shemitah e a consequência foi 70 anos de cativeiro, assim, o Senhor deu à terra o descanso que em quinhentos anos não havia tido. Confira:

Cumpriu-se desse modo, a mensagem do Senhor transmitida por Jeremias. À terra finalmente desfrutou seu descanso sabático e permaneceu desolada até que se completaram os setenta anos, conforme o profeta havia anunciado.

2 Crônicas 36:21

Note o obvio: Deus deu uma ordem que deveria ser cumprida a cada sete anos; essa ordem não foi cumprida; logo, a consequência do descumprimento aconteceu.

Diante dessa perspectiva, me diga: O mundo tem seguido o que Deus diz?

Impactos Do Ano Shemitah Em Sua Vida

Todas essas informações nos trazem direto para a atualidade, onde estamos vivendo uma crise que envolve todas as nações em um ano Shemitah, mas, o que desejo te mostrar vai além dessa visão global, de nações de geopolítica. O que quero te apresentar uma visão mais pessoal, sobre os impactos deste ano em sua vida e o que você pode fazer diante das mudanças de ciclos.

Sim… Nós, como indivíduos, também passamos pelos ciclos da vida, isso quer dizer a cada período de tempo, também podemos passar por mudanças grandiosas em nossas vidas.

As Escrituras apresentam exemplos concretos desses ciclos atingindo de forma pessoal alguns indivíduos. Um deste exemplos foi o caso de Jacó:

Os ciclos de Jacó

Jacó trabalhou sete anos por Raquel e no fim desses anos recebeu como recompensa sua irmã Lia, sendo enganado por seu sogro.

Podemos olhar para essa situação e acreditarmos que Deus permitiu uma injustiça. Porém, sete anos antes, Jacó havia feito o mesmo com seu pai, enganando-o para receber a benção de seu irmão Esaú.

Fato é, que se avaliarmos a história de Jacó, perceberemos que Deus foi justo permitindo que ele recebesse Raquel por esposa somente após trabalhar mais mais sete.

Sobre isso, note: a cada sete anos, Jacó recebia exatamente o acerto de contas daquilo que havia feito. Sim, a cada sete anos, Jacó colhia o que plantava.

E quanto a você? Isso também tem acontecido em sua vida? Você também está colhendo aquilo que plantou de bom ou ruim nos últimos anos?

Conclusão Sobre O Ano Shemitah

o ano shemitah

Não estou aqui afirmando que, em todos os anos considerados Shemitah, grandes mudanças ocorrem e que nelas o Senhor traz juízo a nossas atitudes.

Essa mensagem tem na verdade o intuito de refletirmos sobre nossa obediência (ou não) aos princípios bíblicos e as consequências geradas ao longo dos anos. Afinal, é inegável: a tendência é colhermos aquilo que plantarmos.

De setembro 2021 a setembro de 2022, segundo o calendário judaico, é ano Shemitah.

Do ponto de vista individual, acredito que é tempo de buscarmos corrigir tudo de errado que fizemos em anos anteriores, buscando em Deus misericórdia para sermos perdoados e para também perdoarmos.

Do ponto de vista financeiro, é tempo de rever nossas condutas e nos alinharmos aos princípios financeiros bíblicos.

E se você deseja realmente alinhar suas finanças aos princípios bíblicos, acesse o link abaixo e conheça o curso Liberdade Financeira Cristã. É nele onde mostro passo a passo como sair das dívidas, aumentar sua renda e conquistar a Liberdade Financeira:

Conheça o Curso Liberdade Financeira Cristã

Eu me chamo Samuel Vinícius e este é o Vamos Prosperar, finanças pessoais a Luz da Bíblia. Se gostou do que viu aqui: se inscreva em nosso canal no YouTube, me siga no Instagram, Facebook e Spotify.

Tem alguma dúvida ou sugestão: deixe seu comentário logo abaixo.

Forte abraço e fique na paz do Senhor!

6 Comentários

  1. Wagner

    Parabéns pelo tema Samuel!

    Faz mais vídeo falando sobre o Shemitah, pois ainda é um assunto pouco conhecido/debatido no meio evangélico.

    Responder
  2. Thiago

    Muito boa essa explicação, simples e objetiva.
    DEUS continue te abençoando.
    SHEMITAH 2022

    Responder
  3. Dilma Andrade

    Fez total sentido para mim, pois refletindo sobre o que tem acontecido na minha vida vejo que preciso rever muitas questões. Contudo, Deus já havia iniciado, há alguns meses, um processo de cura, limpeza e conserto na minha vida. Creio que, sim, este número 7 é profético, pois foi usado pelo próprio Deus para seu descanso e contemplação de sua criação. Fui realmente tocada para refletir minhas decisões de vida. Deus abençoe.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *