Azeite Da Viúva: 5 Lições De Um Milagre Financeiro

A Bíblia está repleta de princípios valiosos sobre finanças, e uma das histórias mais inspiradoras sobre provisão e administração financeira é o milagre do azeite da viúva, registrado em 2 Reis 4:1-7. Esse relato nos ensina sobre fé, ação, planejamento e multiplicação de recursos, princípios essenciais para quem deseja uma vida financeira saudável e próspera.

Se você deseja aprender lições financeiras atemporais baseadas nesse relato bíblico, continue comigo!

O Contexto Bíblico do Milagre do Azeite da Viúva

Azeita da viúva

A história do capítulo 4 do livro de 2 reis começa com uma viúva desesperada que procura o profeta Eliseu em busca de ajuda. Seu marido, que era um dos discípulos do profeta, havia falecido e deixado dívidas, e os credores queriam levar seus filhos como escravos para pagar tal dívida.

Ela não tinha dinheiro e, na iminência de perder seus filhos, recorreu ao profeta Eliseu, que a perguntou: Como posso ajudá-la? Diga-me, o que você tem em casa (2 Reis 4:2a)? Ela respondeu: “Tua serva não tem nada além de uma vasilha de azeite” (2 Reis 4:2b).

Eliseu a aconselhou: “Vá pedir emprestadas vasilhas a todos os vizinhos. Mas, peça muitas. Depois entre em casa com seus filhos e feche a porta. Derrame daquele azeite em cada vasilha e vá separando as que você for enchendo” (2 Reis 4:3-4).

A viúva obedece, recolhe vasos emprestados dos vizinhos e começa a derramar o azeite. Milagrosamente, o azeite continua a fluir até que todos os vasos estejam cheios.

Eliseu então lhe diz: “Vá, venda o azeite e pague suas dívidas. E você e seus filhos ainda poderão viver do que sobrar” (2 Reis 4:7).

Esse milagre revela princípios financeiros poderosos que podemos começar aplicar hoje mesmo em nossas vidas! Vejamos agora as 5 Lições Financeiras do Milagre do Azeite da Viúva:

1° lição: Saiba o que você tem – Pois, você usará aquilo que tem para sair da situação que está

Certo dia, a mulher de um dos discípulos dos profetas foi falar a Eliseu: “Teu servo, meu marido, morreu, e tu sabes que ele temia o Senhor. Mas agora veio um credor que está querendo levar meus dois filhos como escravos”. Eliseu perguntou-lhe: “Como posso ajudá-la? Diga-me, o que você tem em casa?”

2 Reis 4:1-2a

Se você está passando por uma dificuldade financeira (um problema que possa parecer difícil ou até mesmo impossível), ou mesmo se você conhece alguém nessa situação, eu te faço a mesma pergunta que Eliseu fez: o que você tem?

Tal pergunta pode parecer simples demais, mas, ela revela algo grandioso: revela que precisamos saber (e lembrar) aquilo que temos.

Por que precisamos saber o que temos? E aqui irei falar algo que pode mudar a sua vida. Escute:

Em muitas vezes, o milagre de Deus consiste em multiplicar aquilo que já temos.

Foi assim que o Senhor fez com essa viúva: Ele multiplicou as posses que ela tinha. O mesmo Jesus fez com os pães e peixes, ele multiplicou os pães e peixes que um rapaz já tinha. O mesmo também aconteceu com outra viúva (a viúva de Sarepta) que viu sua farinha e azeite sendo multiplicados (1 Reis 17:12).

Sabe porque muitos se endividam, não conseguem pagar e ficam com o nome sujo? Por que muitos não sabem o que tem! Não sabendo, eles gastam além do que deveriam.

Sabe porque muitos não conseguem sair dos problemas financeiros? Por que muitos vivem esperando que algo caia do céu: que ganhem na loteria, que recebam (do nada) uma promoção no trabalho, ou seja lá o que for. Mas, poucos notam que o milagre pode ocorrer na multiplicação daquilo que já se tem.

É por isso que você precisa saber quais são os recursos que você tem. E aproveito para lembrá-lo o que diz provérbios 27:23-24: Esforce-se para saber bem como suas ovelhas estão, dê cuidadosa atenção aos seus rebanhos, pois as riquezas não duram para sempre, e nada garante que a coroa passe de uma geração a outra.

Suas ovelhas aqui representam (entre outras coisas) seu dinheiro e seus bens. Sendo prático, você precisa fazer (e seguir) um orçamento. O orçamento vai te mostrar onde seu dinheiro está sendo desperdiçado, onde você deveria realmente gastar para realizar seus sonhos financeiros e sua missão e onde você precisa multiplicar seus recursos para conquistar o que deseja.

O orçamento traz luz ao caos financeiro que boa parte das pessoas vivem. Você é filho da luz, não filho das trevas. Se você deseja seguir o conselho bíblico e fazer um orçamento, deixarei na descrição o link para download da Planilha de Orçamento do Vamos Prosperar. É essa a planilha que eu uso há mais de 10 anos. Ela é simples, fácil de preencher e faz os cálculos de forma automática. O link para download gratuito da planilha está na descrição.

2° lição: Cuidado com a mentalidade de escassez

Diga-me, o que você tem em casa?” E ela respondeu: “Tua serva não tem nada além de uma vasilha de azeite”.

2 Reis 4:1-2

A viúva tinha algo. Ela tinha um pequeno vaso de azeite. Isso pode parecer pouco ou mesmo insignificante, porém, foi suficiente para que Deus operasse o milagre.

Não sei você, mas, eu já me vi diante de problemas financeiros onde olhei as minhas condições e concluí (erroneamente) que eu não tinha nada. Eu já pensei e disse: não tenho dinheiro, não tenho bens e nem mesmo sei como resolver isso.

Percebe o perigo de pensar tantos “nãos” assim? Não tenho isso, não tenho aquilo, não sei fazer, não consigo aquilo… Isso é típico de quem tem mentalidade de escassez. A viuva demonstrou essa mentalidade. É óbvio que ela estava endividada, mas, não se engane, muitos possuem mentalidade de escassez mesmo não estando endividados.

Se você vive choramingando sua falta de recursos; vive dizendo que gostaria de realizar tal sonho, mas que não tem dinheiro; que ninguém te dá oportunidade; dizendo que nasceu pobre e morrerá pobre; e que a vida é assim mesmo… É provável que você tenha uma mentalidade de escassez.

“Tua serva não tem nada” foi o que ela disse. Tal fala me faz lembrar o que os discípulos disseram para Jesus no episódio da multiplicação dos pães e peixes: Aqui está um rapaz com cinco pães de cevada e dois peixinhos, mas o que é isto para tanta gente (João 6:9)?

O curioso é que Deus, em ambos momentos, Deus usou o pouco que se tinha para que a multiplicação acontecesse.

Comece a olhar para o pouco que você tem com outro olhar. Olhe para o seu salário, sua casa e bens materiais e veja neles os recursos que o Senhor multiplicará! Comece a vê-los como sementes que serão plantadas e que darão muitos frutos.

Trazendo isso para os investimentos, posso falar com conhecimento de causa, pois, sempre que ouvia falar em investimento, eu pensava: “ah, investimento não é pra mim, eu tenho muito pouco, não dá pra investir com tão pouco”.

Isso mudou quando eu percebi que, cada centavo recebido poderia ser um soldadinho que trabalharia para gerar mais receita pra mim. O mesmo eu falo para você. Mesmo que você tenha apenas 10 reais para investir. Esses 10 reais serão seus soldadinhos que trabalharão para você e gerarão mais dinheiro. É melhor ter poucos trabalhadores do que não ter nenhum.

3° lição: Busque orientação – O conselho certo pode transformar sua situação

Certo dia, a mulher de um dos discípulos dos profetas foi falar a Eliseu […]

2 Reis 4:1a

A viúva não sabia o que fazer diante da dívida, então procurou um homem de Deus para receber orientação. Eliseu lhe deu instruções claras e estratégicas.

Olha, se você está em dificuldade financeira, é porque você não sabe viver em prosperidade financeira, pois se soubesse, você já estaria prosperando, ou no mínimo, estaria no caminho da prosperidade. Percebe? Aquilo que não temos é por causa daquilo que não sabemos, pois se soubéssemos, dentro da permissão de Deus, já teríamos o que desejamos.

Ouça conselhos e aceite instruções, e acabará sendo sábio, é o que diz Provérbios 19:20!

Sim, você precisa buscar conselhos financeiros. Porém, cuidado! Não busque conselhos com qualquer um. A viúva pediu orientação ao profeta Eliseu. Note que Eliseu conhecia o marido dela – que era seu discípulo. Observe também que ele não era um “profeta qualquer”, ele era o profeta Eliseu, homem de reconhecida fé, que foi auxiliar do profeta Elias e que era influente no palácio de Israel. Vale ainda dizer que Eliseu não deu um conselho qualquer. Ele a aconselhou diante de uma orientação divina que seguia princípios espirituais e materiais, em outras palavras, que seguia o princípio da fé e do trabalho diligente.

Você também precisa de conselhos financeiros assim. Sendo direto, afirmo: você precisa de conselhos financeiros que sejam fundamentados na fé inteligente e bíblica e na educação financeira coerente e sem ilusões.

Você precisa de conselhos de quem realmente entende de dinheiro, de quem entende de investimentos e de economia. Mas você também precisa de conselhos de quem entende de Bíblia, afinal, é ela que deve direcionar a minha e a sua vida.

A boa notícia é que, hoje em dia, não precisamos recorrer pessoalmente a essas pessoas, tal como a viúva recorreu pessoalmente a Eliseu. Hoje podemos ter acesso a conselhos financeiros sábios por meio de livros, vídeos, blogs e cursos. Você pode buscar conhecimento financeiro com especialistas, se eles forem bíblicos, melhore ainda. Inclusive, foi pensando em atender essa demanda que criei o Vamos Prosperar, para mudar a vida das pessoas por meio da educação financeira bíblica. Também foi por isso que criei o treinamento Liberdade Financeira Cristã, para que mais pessoas transformem suas vidas por meio dos ensinamentos financeiros bíblicos.

Resumindo: busque orientação financeira, mas busque com pessoas que realmente entendam de dinheiro e que sejam bíblicas.

4° lição: Faça a sua parte

Então disse Eliseu: “Vá pedir emprestadas vasilhas a todos os vizinhos. Mas, peça muitas.
Depois entre em casa com seus filhos e feche a porta. Derrame daquele azeite em cada vasilha e vá separando as que você for enchendo”
“Vá, venda o azeite […]”.

2 Reis 4:3-4,7a

Nesse ano, me mudei para o Espírito Santo. Eu amo esse estado. Também amo a bandeira do Espírito Santo. Nela está escrito: “Trabalha e Confia”. A ideia é “Trabalha como se tudo dependesse de ti e confia como se tudo dependesse de Deus”. Acredito que tal pensamento vai de encontro ao que fez a viúva.

Ela recorreu a Deus por meio do profeta Eliseu, ouviu seu conselho, obedeceu e começou a fazer a sua parte, ou seja, começou a trabalhar seguindo a instrução do profeta: buscou vasos e os encheu com o azeite. O resultado foi que, enquanto ela enchia os vasos, o azeite ia se multiplicado.

Percebe o que aconteceu? Enquanto a viúva fazia a sua parte, que era trabalhar, o Senhor fazia a parte d’Ele que era operar o milagre da multiplicação.

Multiplicar o azeite era impossível para a viúva, mas, juntar vasilhas e despejar o azeite sobre elas, ela conseguia fazer.

Sim, é claro que existem milagres incondicionais, coisas que Deus fará independente da ação humana. Porém, muitas são as vezes que Deus opera milagres condicionais, isto é, milagres condicionados a ação do homem. Se nós seguirmos determinada instrução divina, o milagre acontecerá, se não seguirmos, nada acontecerá.

Enquanto você trabalha (com dedicação) o resultado do seu trabalho tende a se multiplicar. Este é um princípio que é apresentado ao longo de toda a Bíblia.

Jesus, ao apresentar algumas verdades do reino, contou a parábola dos talentos onde alguns servos receberam determinadas quantias financeiras. Alguns destes, trabalharam e multiplicaram o que receberam. Porém, outro servo não trabalhou e, consequentemente, não multiplicou o que recebeu. No fim, ele perdeu até mesmo o que tinha recebido.

Resumindo: faça a sua parte, trabalhe, e a tendência é que você veja a multiplicação acontecer em sua vida.

5° lição: Livre-se das dívidas

Vá, venda o azeite e pague suas dívidas.

2 Reis 4:7a

O profeta Eliseu disse claramente: “pague suas dívidas” (2 Reis 4:7). A prioridade da viúva não deveria ser gastar, ela não deveria reformar a casa, não deveria comprar roupas novas, não deveria nem mesmo comprar alimentos e fazer um banquete de celebração. A prioridade dela deveria ser quitar suas dívidas.

Como o mundo seria melhor se as pessoas conhecessem e praticassem os princípios financeiros bíblicos.

Se você tem dívidas, sua prioridade deve ser quitá-las o mais rápido possível, até porque, elas podem roubar a sua paz e a sua capacidade de investir para multiplicar o que recebe.

Ao final dessa mensagem, deixarei o vídeo “5 passos para sair das dívidas”. Então, caso você esteja endividado, ou conheça alguém que esteja, ao final dessa mensagem confira o “vídeo relacionado 5 passos para sair das dívidas”.

Lição Bônus: Aprenda administrar os recursos financeiros

Vá, venda o azeite e pague suas dívidas. E você e seus filhos ainda poderão viver do que sobrar.

2 Reis 4:7

Após pagar a dívida, a viúva foi instruída a viver do restante do azeite. Isso significa que ela deveria administrar bem os recursos para que sua família tivesse um futuro estável. Ou seja, a viúva deveria viver de acordo com um orçamento.

Volto a dizer, você precisa seguir um orçamento. Você não pode gastar tudo o que recebe, é preciso poupar parte. Também é necessário investir parte da sua renda para que haja multiplicação. Em resumo, você precisa aprender a administrar dinheiro.

A boa notícia é que a Bíblia ensina como administrar dinheiro. Se você tem interesse em conhecer de forma estruturada e passo a passo o que a Bíblia ensina sobre como ganhar dinheiro: como poupar, como investir, como gastar e como doar, acesse o link abaixo e conheça o treinamento Liberdade Financeira Cristã:

Conheça aqui o Treinamento Liberdade Financeira Cristã.

É isso. Forte abraço, fique na paz de cristo e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *