Lições Financeiras da Multiplicação dos Pães e Peixes

Lições Financeiras da Multiplicação dos Pães e Peixes

A multiplicação dos pães e peixes é um dos milagres mais fascinantes de Cristo: em um lugar desértico, com apenas cinco pães e dois peixes, Jesus alimenta uma multidão de cinco mil homens, fora mulheres e crianças.

Muitos conhecem esse milagre, mas, poucos conhecem as Lições Financeiras da multiplicação dos pães e peixes.

Sim, esse milagre revela:

  • O que devemos fazer em momentos de escassez?
  • O que fazer em tempos de fartura?
  • Como agir diante dos problemas?

Continue lendo e conheça as 5 extraordinárias Lições Financeiras do Milagre da Multiplicação.

Mas, se você gosta mais de vídeo, saiba que existe uma versão deste artigo em vídeo:

1˚ lição: Busque Soluções

Jesus estava indo para o outro lado do Mar da Galiléia, quando uma multidão foi atraída por Ele. Todos queriam ouvi-lo, conhecer seus ensinamentos e ver seus milagres.

Mas, chegado ao fim do dia, um de seus discípulos sugeriu ao mestre que dispersasse a multidão, pois, não seria possível alimentá-la e já estava anoitecendo.

Foi aí que Jesus disse: “Eles não precisam ir. Deem-lhes vocês algo para comer” (Mateus 14:16). Então, Jesus pega os cinco pães e dois peixes que tinham e alimenta a multidão.

Agora, reflita sobre essa situação: uma multidão, em um lugar com poucos recursos, prestes a anoitecer e com fome. Sim, esse era um problema de difícil solução.

Com esse problema em mente, faça um paralelo com os problemas financeiros que podemos enfrentar, afinal, é certo que você conhece alguém que está passando por um problema financeiro; talvez, você mesmo esteja passando por problemas financeiros de difícil solução.

O que fazer diante de uma dívida? Deixar prescrever e ficar com o nome sujo alguns anos? O que fazer se seu salário já não é mais suficiente para arcar com os custos de sua casa?

Diante do problema, alguns podem dizer: “a vida é assim mesmo; o pobre sempre leva a pior; não tem jeito”. Já outros, lamentariam: “eu não tenho sorte; nada dá certo em minha vida”.

Em situações desafiadoras a maioria gosta de lamentar. Só tem um problema: lamento não resolve problemas.

Ei… Você precisa buscar soluções! Não importa o que aconteceu ou qual é o tamanho do problema: busque soluções!

Mas…

Onde encontrarmos as soluções para nossos problemas?

É aqui que vem a segunda lição financeira desse milagre:

2˚ lição: Faça com o que você tem

Haviam poucos recursos para saciar a fome da multidão. Mas, pense comigo: Jesus poderia, simplesmente, fazer aparecer (do nada) alimento para a multidão. Porém, Ele preferiu usar aqueles pães e peixes na operação do milagre.

Aí está um exemplo de Cristo para seguirmos: também devemos usar os recursos que temos para multiplicá-los.

Ei… Pare de reclamar dos problemas e comece a ver o que você tem que pode ser usado para resolver, ou no mínimo, amenizar problemas.

Você tem alguma habilidade?

Se sabe fazer brigadeiros, você pode usar o “aparente pouco dinheiro” para comprar ingredientes, fazer os brigadeiros, vendê-los e assim ver a multiplicação do dinheiro.

Se escreve bem, você pode se propor a ser um redator para blogs ou canais no YouTube e receber por isso.

Existem muitas formas de multiplicação financeira que acontecem com o “aparente” pouco dinheiro que podemos ter.

O livro A Startup de $100 fala muito sobre isso. Sobre startups que começaram com pouquíssimo dinheiro que geraram grandes fortunas. Mas, isso não é só exemplo de livro! Eu mesmo já criei negócios com menos de cem reais que hoje me geram um bom retorno.

Veja, pode ser muito barato criar um site; um canal no YouTube, também é barato. Fato é que boa parte das grandes fortunas, começaram com poucos recursos.

Jesus fez muito a partir do pouco. Sim, Ele é Deus e nós somos humanos. Mas o Mestre deixou o exemplo de usar aquilo que se tem para fazer o que é preciso.

Então, veja seus “aparentes” poucos recursos com outro olhar e comece a fazer o que é preciso com aquilo que você tem!

Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças.

Eclesiastes 9:10a

3˚ lição: Seguir um processo

Antes do milagre da multiplicação acontecer, houve um processo. Jesus não apenas viu a cesta com os pães e peixes e começou a multiplicar e distribuir o alimento.

Não, não e não!

Jesus planejou, orientou os discípulos, organizou a multidão, orou, multiplicou e dividiu o resultado da multiplicação.

E aí? Pegou a visão?

Você também deve fazer assim! Você também deve agir assim em sua vida financeira, seja na abundância ou na escassez, você precisa: orar, planejar, orientar e organizar os envolvidos, multiplicar e, depois, dividir o resultado da multiplicação.

Diante de decisões financeiras importantes, você deve orar para que Deus te dê sabedoria financeira!

Você também deve planejar como o dinheiro será usado. Sim, ter um orçamento é fundamental. Afinal, “Quem falha em planejar, planeja falhar”.

Sim, você precisa conversar com os envolvidos. Se você tem um planejamento financeiro a seguir, é necessário conversar com sua esposa, esposo, filhos ou pessoas próximas.

É depois de orar, planejar, conversar com os envolvidos que a multiplicação começa acontecer!

Diante disso, seja prático: analise sua situação financeira e observe onde você precisa estabelecer um processo desse, um processo de: orar, planejar, orientar e organizar os envolvidos, multiplicar e dividir o resultado da multiplicação.

Depois de analisar, mãos à obra! Faça! Faça com aquilo que você pode! Use todas as suas forças!

Após isso, a tendência é que você colha resultados inimagináveis. Com esses resultados, é preciso considerar a próxima lição:

4˚ lição: não desperdice

No milagre da multiplicação, existe algo surpreendente. Mesmo sendo Deus, criador e dono de todas as coisas, Jesus não desperdiçou o que sobrou do alimento multiplicado. Veja:

Depois que todos receberam o suficiente para comer, disse aos seus discípulos: “Ajuntem os pedaços que sobraram. Que nada seja desperdiçado”.

João 6:12

Acho isso surpreendente, pois, mesmo sendo riquíssimo e possuidor de todas as coisas, Jesus não desperdiçou nada! Logo, eu e você, por mais que possamos ter uma boa condição financeira, também não devemos desperdiçar nada!

Mas, todavia, entretanto… Infelizmente, muitos cristãos desperdiçam muito. E não falo aqui de cristãos ricos que possuem muito e que acabam desperdiçando. Falo de cristãos que, mesmo passando por dificuldades financeiras, ainda assim desperdiçam. Veja:

Quantos desperdiçam dinheiro em empréstimos?
Muitos também desperdiçam em financiamentos onde se compra um, mas paga dois?
Quantos desperdiçam dinheiro ao se endividarem e assim terem que pagar juros exorbitantes?

De fato, muitos desperdiçam dinheiro por falta de conhecimento, por não conhecerem o poder dos juros compostos. Nesse sentido, saiba que aqui eu publiquei um um vídeo explicando o poder dos juros compostos.

5˚ lição: não seja egocêntrico

Note que Jesus não obrigou a multidão a segui-lo. Logo, Ele não tinha obrigação de alimentá-los.

Note também que, naquele dia, Jesus tinha recebido a notícia da morte de João Batista:

Jesus, ouvindo isto, retirou-se dali num barco, para um, lugar deserto, à parte; e quando as multidões o souberam, seguiram-no a pé desde as cidades.

Mateus 14:13

Observe bem o exemplo de Cristo: Ele não ficou remoendo a morte de João e também não ignorou a multidão.

Ali também estavam seus discípulos, os quais, escolhidos pelo próprio Mestre, o auxiliaram na organização e na distribuição do alimento multiplicado.

Aí, eu te pergunto:

Jesus poderia ter feito tudo sozinho? Ele poderia fazer cair pão do céu e assim alimentar a multidão sozinho?

Certamente, sim. Afinal, Ele tudo pode!

Mas, Jesus preferiu ter ajudantes que contribuíssem com o milagre.

Da mesma forma, você deve pensar em ter pessoas ao seu lado que te ajude a crescer. Não queira fazer tudo sozinho, resultados excepcionais e duradouros, geralmente, não são conquistados sozinho.

Abra a sua mente e conecte-se com pessoas que te impulsionam a ir pra frente, dessa forma, a compaixão e generosidade serão trabalhadas mais facilmente na sua mente e assim você poderá chegar mais longe.

Conclusão Sobre as Lições Financeiras da Multiplicação dos Pães e Peixes

Sim, é preciso:

  1. Buscar soluções
  2. Ser paciente
  3. Fazer o que é preciso com o que se tem
  4. Não desperdiçar
  5. Não ser egocêntrico

Você deseja aumentar sua renda e conquistar a sua liberdade financeira? Sim? Então assista a palestra especial onde apresento 3 segredos para tais conquistas:

Acesse aqui a palestra gratuita que revela como sair das dívidas, aumentar sua renda e conquistar a liberdade Financeira!

No mais: forte abraço, fique na paz de Cristo e até a próxima.

6 Comentários

  1. Daíllys

    Esses ensinamentos financeiros à luz da bíblia são sempre de muito valor. Deus continue abençoando sua vida.

    Responder
  2. Rita Mara Alves Soares

    Boa noite Samuel , aprendo muito com a Palavra de Deus e com os seu vídeos , esse então foi uma benção , que Deus abençoe e lhe dê mais sabedoria para fazer mais vídeos .

    Responder
  3. Nimru Alfredo Haddad

    Ensinamentos à luz da Bíblia são sempre bem vindos.
    Obrigado!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *