COMPROVADO: Dinheiro Traz Felicidade (segundo a Bíblia)!

Dinheiro traz felicidade. Sim, dinheiro pode comprar felicidade! Isso é o que as pesquisas dizem e é isso que (para surpresa de muitos) a Bíblia aponta.

Eu sei que você não está acostumando a ouvir isso, afinal, o que mais ouvimos é que “dinheiro não compra felicidade”, “que as melhores coisas da vida são de graça” e que “muitos ricos são infelizes”.

Mas, peço que, antes de qualquer conclusão precipitada, leia atentamente o que tenho a dizer, pois, isso poderá abrir seus olhos para uma outra forma de ver o mundo.

Observação: caso prefira, existe uma versão deste artigo em vídeo.

Atenção!

Como sei que a relação entre dinheiro e felicidade é um assunto polémico, quero ser o mais franco, direto e assertivo possível. Para tal, em poucas palavras, irei primeiro apresentar o que os estudos científicos dizem, depois, mostrarei o que a Bíblia fala.

Mas, por favor, para que não me interprete mal, acompanhe até o fim. Só depois, tire suas próprias conclusões.

Dito isso, vamos ao que interessa.

Dinheiro Traz Felicidade? O Que As Pesquisam Dizem?

Planejamento

Sobre a relação dinheiro e felicidade, existem duas pesquisas que ganharam grande notoriedade.

A primeira foi publicada em 2010 por Daniel Kahneman e o economista Angus Deaton: dois ganhadores do prêmio Nobel de economia. E a segunda publicada em 2021 por Matthew Killingsworth, membro sênior da Universidade da Pensilvânia.

Pesquisa de 2010 (Daniel Kahneman e Angus Deaton)

Em 2010, o estudo descobriu que o dinheiro impactava a sensação de felicidade das pessoas – de modo que, pessoas com salários maiores, se sintam mais felizes do que pessoas com menores salários.

No entanto, essa sensação de felicidade aumentava com a renda até o limite de US$ 75.000 por ano. Ou seja, estatisticamente falando, quem recebia 75 mil, geralmente se via mais feliz que aquele que recebia 40 mil. Mas, quem recebia 100 mil, não se via mais feliz do que aquele que recebia 75 mil – pelo menos, não de forma significativa.

A conclusão foi a seguinte: o dinheiro contribui para a felicidade, mas, depois de uma certa quantia, mais dinheiro não terá grande interferência em seu bem estar.

Pesquisa de 2021 (Matthew Killingsworth)

Matthew concluiu em seu estudo que (assim como a pesquisa de 2010) a sensação de felicidade aumenta de acordo com o aumento de renda.

No entanto, ao contrário da pesquisa de 2010, na pesquisa de Matthew, o bem-estar continuou aumentando (de forma acentuada) após 75 mil dólares. O que o levou a concluir que: rendas mais elevadas ainda podem melhorar o bem-estar das pessoas, e que não existe um platô (ou limite) de bem-estar.

Ambas pesquisas sugeriram que a sensação de felicidade e bem estar possui relação com a renda: quanto mais recebe, maior a tendência de bem estar. Mas, o que a Bíblia diz? A Bíblia diz que dinheiro pode gerar felicidade?

Dinheiro Traz Felicidade? O Que A Bíblia Diz?

Dinheiro traz felicidade? O que a Bíblia diz?

Novamente eu peço: leia até o fim o que escrevo, pois, o tema é polêmico e, sem a devida atenção, posso ser mal entendido.

Bem… A Bíblia não tem uma resposta direta para a pergunta “Dinheiro Traz Felicidade?”. Todavia, ela incentiva a compra de coisas que, de fato, geram felicidade e uma sensação de bem-estar.

Veja três exemplos de coisas que, se compradas, podem gerar felicidade:

1˚ exemplo: Momentos Alegres

Segundo a Bíblia, o dinheiro pode comprar momentos alegres:

O banquete é feito para divertir, e o vinho torna a vida alegre, mas isso tudo se paga com dinheiro.

Eclesiastes 10:19

É inegável que um almoço em família gera felicidade. Também não podemos negar que um passeio com amigos pode produzir felicidade. De igual modo, ajudar alguém em necessidade, pode gerar satisfação.

2˚ exemplo: Doações Que Geram Felicidade

Jesus disse que: Há maior felicidade em dar do que em receber (Atos 20:35). Inclusive, inúmeras pesquisas atestam que essa afirmação de Jesus é verdadeira.

Agora, me diga:

  • Como alguma pessoa pode doar se não tem nem para si?
  • Alguém pode fazer um trabalho social se precisa trabalhar em dois ou três empregos para mal, mal, sustentar sua família?
  • Como alguém desempregado e sem renda conseguirá contribuir com os outros?

Sei que podemos dar o nosso tempo, a nossa atenção e o nosso amor. Mas, é obvio: também podemos dar parte dos nossos recursos financeiros. O dinheiro pode ser usado para doações, que por sua vez, geram felicidade, como o próprio Jesus disse: “Há maior felicidade em dar do que em receber” (Atos 20:35).

Caso queira conhecer os 5 benefícios das doações, acesse o artigo 5 Benefícios Reais Em Doar Dinheiro.

3˚ exemplo: Tesouros no Céu

A Bíblia diz que o dinheiro pode “comprar” tesouros no céu. Veja:

Ao encontrar o Jovem rico, Jesus lhe disse:

Se você quer ser perfeito, vá, venda os seus bens e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me.

Mateus 19:21

Reflita um pouco… Ter a certeza que você tem um tesouro no céu te deixaria feliz ou triste?

Resumindo o que a Bíblia diz

Dinheiro Traz Felicidade

O dinheiro pode contribuir para que tenhamos mais momentos alegres, para que façamos mais doações e para que tenhamos tesouros no céu.

A verdade é que a lista das coisas que o dinheiro pode comprar (e que geram felicidade segundo a Bíblia) é longa. O dinheiro pode comprar:

  • Comodidades: Eclesiastes 5.19
  • Proteção: Eclesiastes 7.12a
  • Contribuir para termos mais amigos: Provérbios 19.4
  • Para deixarmos herança para os filhos: Provérbios 13.22
  • Para termos mais liberdade: Provérbios 22.7
  • Etc

Não me estenderei aqui, pois já falei sobre isso no vídeo “5 coisas que você deve comprar (segundo a Bíblia)“.

É evidente que existem muitos ricos infelizes. Entretanto, sobre isso, devo dizer: a felicidade não está no dinheiro em si. De forma mais abrangente, afirmo: a felicidade não está nas coisas, ela não está naquilo que temos. A felicidade está no que fazemos com aquilo que temos.

A Felicidade Está No Que Fazemos Com Aquilo Que Temos

A mensagem de Cristo não é só sobre uma nova forma de pensar, não é apenas filosofia. A mensagem de Cristo é uma mensagem de ação, de prática. Tanto que Jesus diz que “todo aquele que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem sábio, que construiu a sua casa sobre a rocha” (Mateus 7:24).

Você pode ter muito, mas, se não souber usar este muito para expansão do Reino de Deus, para contribuir com os outros, e para fazer o mundo um lugar melhor: seu aparente muito, terá pouca utilidade e, consequentemente, você tenderá a ter menos felicidade.

O contrário, também é verdade. Aquele que não tem tanto assim, mas que sabe usar cada talento que passa por suas mãos com sabedoria, tende a ser muito mais feliz e a cumprir com êxito sua missão nessa terra.

É por isso que eu acredito que o dinheiro, se bem usado, pode sim gerar felicidade.

Doar, pode gerar felicidade; Cuidar bem de sua família, também pode gerar felicidade; De igual modo, auxiliar amigos, adquirir determinadas comodidades, fazer viagens com familiares e contribuir com projetos missionários.

Dinheiro, se bem usado, pode gerar felicidade!

E você? O que você pensa? Você acha que o dinheiro pode ser usado para gerar e espalhar felicidade? Sim? Não? Me diga nos comentários. Como este é um assunto um pouco controverso, quero muito saber a sua opinião – assim podemos crescer juntos em conhecimento e sabedoria.

Se você me acompanhou até aqui, compartilhe este artigo. Assim essa mensagem pode alcançar mais pessoas.

No mais: forte abraço, fique na paz do Senhor e até a próxima.

5 Comentários

  1. Edivansantosnascimento

    Muito boa a reflexão ,, concordo plenamente ! Se ainda tiver alguém achando que dinheiro é mal. Dê pra cá!

    Responder



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *