As 7 Lições Financeiras da História de Abraão

historia de abraão lições financeiras do pai da fé

A História de Abraão é fascinante. Abrão (como também era conhecido) foi o primeiro patriarca hebreu, denominado pela Bíblia como o pai da fé (Romanos 4:11) e respeitado por cristãos, judeus e muçulmanos.

Diante tudo disso, você já deve imaginar que a vida desse homem revela poderosos ensinamentos. Mas talvez você não imagine que esses ensinamentos também estão relacionados à vida financeira.

Sim, a vida de Abrão nos dá diversas lições financeiras. E é sobre elas que iremos falar neste artigo.

Então, vem comigo e conheça as 7 Lições Financeiras da História de Abraão.

Observação: caso prefira, também publiquei um vídeo com essas 7 lições de Abraão:

1º lição: cuide de quem precisa

Levou sua mulher Sarai, seu sobrinho Ló, todos os bens que haviam acumulado e os seus servos, comprados em Harã; partiram para a terra de Canaã e lá chegaram.
Gênesis 12:5

Os relatos bíblicos dão a entender que Abrão sempre esteve cuidado de seu sobrinho órfão Ló, em todos aspectos: emocional, familiar e também financeiro.

Quando Abrão saiu de sua terra, levou consigo Ló (Gênesis 12:5). Quando os funcionários de Ló começaram a brigar com os seus, Abrão solucionou o conflito deixando que Ló escolhesse as melhores terras para si (Gênesis 13: 5-9). Quando Ló se tornou prisioneiro de quatro reis, Abrão foi ao seu encontro com homens treinados para guerra e o libertou (Gênesis 14:14).

De igual modo devemos ser, devemos cuidar daqueles que precisam em todos aspectos, inclusive no financeiro.

A dica para você é: procure pessoas que precisam de cuidados. Se tiver dificuldade em encontrar, ore para que Deus lhe mostre quem necessita de sua ajuda, e aja conforme Filipenses 2 recomenda:

Não faça nada por ambição egoísta ou vaidade. Em vez disso, humildade valorizar os outros acima de si mesmos, não olhando para seus próprios interesses, mas cada um de vocês para os interesses dos outros.
Filipenses 2: 3-4

2º lição: não deixe que as riquezas atrapalhem sua vida com Deus

Levou sua mulher Sarai, seu sobrinho Ló, todos os bens que haviam acumulado e os seus servos, comprados em Harã; partiram para a terra de Canaã e lá chegaram.
Gênesis 12:5

Abrão já era rico quando Deus ordenou sua mudança. Conforme vemos em Gênesis 12:5, ele tinha muitos servos e bens.

Imagine-se na pele de Abrão…

Você está adaptado financeiramente em sua cidade, seus negócios vão bem, você conhece seus clientes, funcionários e concorrentes. Mas Deus ordena que você deixe toda essa estabilidade e vá para uma terra distante e desconhecida.

Percebe que uma mudança dessa podia levar Abrão a falência?

Ele poderia não conseguir se estabelecer em outras terras. Seus negócios poderiam declinar. Ele poderia ter seus bens roubados no caminho!

Mas nada disso foi empecilho para obedecer a voz de Deus. Nem mesmo a possibilidade de perder seus bens. Apesar de ter muito dinheiro, ele não servia ao Dinheiro:

Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro.
Mateus 6:24

Neste ponto, peço que avalie à sua vida… Reflita se algum de seus bens se tornou mais importante que Deus para você.

Mas reflita de verdade! Pare a leitura desse artigo por um minuto e avalie suas posses: casa, carro, celular… Veja se algum bem está ocupando lugar superior ao de Deus.

Ao fazer essa reflexão, ore para que Deus venha ocupar o lugar máximo em sua vida. Mas não fique somente na oração, tome atitudes para mudar essa situação. Até porque, a fé sem obras é morta (Tiago 2:14-26)!

Se a sua casa tem sido mais importante do que Deus, consagre ela ao Senhor, faça cultos em seu lar, chame seus amigos e irmãos para juntos desfrutarem da comunhão de Deus em sua residência.

Se seu carro tem sido mais importante do que Deus, comece a usá-lo também para o reino! Leve amigos e vizinhos para a casa de Deus, doentes para hospitais, em fim… Faça com que o seu veículo seja uma ferramenta do Reino.

3º lição: caminhe sempre na direção dos seus objetivos

Continuou Abrão o seu caminho, indo sempre para o sul.
Gênesis 12:9

Ao receber a ordem de Deus para sair de sua terra, Abrão prontamente fez dessa ordem seu objetivo e caminhou sempre que possível na direção do mesmo.

Esse simples fato apresenta grandes lições… Vejamos duas destas:

A primeira: precisamos saber qual é o nosso objetivo

Em questões financeiras é necessário que você saiba quais são seus objetivos: adquirir a casa própria, ter uma reserva financeira, conquistar a independência financeira…

Até porque “para quem não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”, como já disse Lewis Carroll.

Mais do que saber, você precisa escrever seus objetivos, para sempre lembrar deles.

Sim, isso é obvio. Mas por mais obvio e simples que seja, muitos não realizam seus objetivos por falta de definição.

A segunda lição é: sempre que possível, caminhe em direção ao seu objetivo

Novamente isso na teoria é obvio e simples. Mas na prática, não é nada obvio! Entenda por meio do seguinte exemplo:

Se você pretende morar no exterior, comprar uma casa geralmente não é um caminho que te aproximará do exterior. Mesmo que todos digam “quem compra terra não erra”.

Se você pretende se tornar independente financeiramente, trocar de carro frequentemente e sempre aumentar o seu padrão de vida, não vai te aproximar da independência financeira.

Se pretende criar fontes de renda passiva, ficar fazendo hora extra no trabalho talvez não seja o melhor caminho. Talvez o melhor seja usar o tempo que seria gasto em horas extra para criar fontes de renda passiva.

É claro que é bom e recompensador trocar de carro, conquistar a casa própria e receber mais devido a hora extra. Mas se essas coisas não te aproximam de seus grandes objetivos financeiros, repense.

4º lição: para acabar com discussões, aceite menos

Ló, que ia com Abrão, também levava ovelhas, cabras, gado, empregados e a sua família. Não havia pastos que dessem para os dois ficarem juntos, pois eles tinham muitos animais. Por isso os homens que cuidavam dos animais de Abrão brigavam com os que tomavam conta dos animais de Ló. E nesse tempo os cananeus e os perizeus ainda estavam vivendo ali. Um dia Abrão disse a Ló:
— Nós somos parentes chegados, e não é bom que a gente fique brigando, nem que os meus empregados briguem com os seus. Vamos nos separar. Escolha! A terra está aí, toda ela. Se você for para a esquerda, eu irei para a direita; se você for para a direita, eu irei para a esquerda.
Gênesis 3:5-9

Ló e Abrão enriqueceram tanto que se tornou difícil viverem na mesma terra pois não havia pasto suficiente para seus rebanhos, o que gerava briga entre seus servos.

A fim de acabar com os conflitos, Abrão deixou que Ló escolhesse qual terra ele queria. Se Ló escolhesse a terra da direita, Abrão ficaria com a da esquerda. Em outras palavras, Abrão aceitou ficar com “menos” a fim de manter uma boa relação com seu sobrinho e servos.

Essa é a atitude que devemos ter diante de determinados impasses financeiros que colocam em risco uma boa e importante relação. Devemos aceitar menos.

Agora pense…. Quantos cristãos perdem grandes amizades por causa de um empréstimo não pago? Quantos veem suas empresas irem de mal a pior por brigas com sócios? Quantos perdem importantes laços familiares devido a brigas por herança?

Mas atenção! O conselho não é para você abrir mão de todos os seus direitos em toda e qualquer situação. Até porque “o Senhor ama quem pratica a justiça” (Salmos 37:27-29).

O conselho é que você considere abrir mão de determinados diretos em determinadas situações lembrando que Deus é a sua justiça e que existem coisas mais importantes que o dinheiro.

Portanto, se você está em um impasse com alguém, ofereça-se para aceitar menos. Se alguém te pediu um empréstimo e não pagou, considere perdoar a dívida.

Observação: com relação a empréstimos, minha recomendação é que você não empreste dinheiro. Assista ao vídeo onde eu explico a razão de não emprestar dinheiro.

5º lição: ajude quem agiu de forma errada com você

Quando Abrão ficou sabendo que o seu sobrinho tinha sido levado como prisioneiro, reuniu os seus homens treinados para a guerra, todos eles nascidos na sua casa. Eram trezentos e dezoito ao todo. Abrão foi com eles, perseguindo os quatro reis até a cidade de Dã.
Gênesis 14:14

Após Ló escolher a “melhor” terra para si e consequentemente deixar a “pior” para Abrão, um imprevisto aconteceu…

Uma guerra assolou a terra de Ló e ele acabou sendo levado como prisioneiro e tendo seus bens confiscados.

Sabendo do ocorrido, Abrão ignorou a atitude egoísta de Ló em escolher a melhor terra para si e partiu ao seu auxilio com 318 homens treinados para a guerra. Abrão resgatou Ló, recuperou todos os bens saqueados, assim como as mulheres e homens.

O que Abrão nos ensina? Ensina que devemos sempre auxiliar aqueles que precisam. Independente se fizeram bem ou mal, independente se estão colhendo ou não o que plantaram.

Em se tratando de dinheiro, não é raro ver pessoas colhendo resultados desastrosos por terem plantando péssimas sementes.

Um bom exemplo disso ocorre quando alguém recebe um aumento e se envaidece: aumenta o padrão de vida, gasta tudo e não poupa nada!

Nessa situação o resultado é quase certo: um imprevisto financeiro vai acontecer e destruir a vida financeira dessa pessoa. Já vi isso acontecer inúmeras vezes.

Mas qual é a lição financeira que a vida Abrão nos dá sobre essa situação? Ajudar! Mesmo quando alguém agiu de forma negligente. Mesmo quando alguém agiu de forma errada conosco.

6º lição: seja generoso

Abrão deu a Melquisedeque a décima parte de tudo o que havia trazido de volta.
Gênesis 14:20b

Abrão voluntariamente deu 10% de todos os bens que tomou durante o resgate de Ló a Melquisedeque, rei e sacerdote de Deus (Gênesis 14: 18-20).

A Palavra de Deus nos convida à uma vida de generosidade. Portanto, eu te incentivo a contribuir com sua igreja. Te convido a contribuir com instituições sociais. Te convido a contribuir com amigos e familiares.

Certos de que quando fazemos bem para o próximo estamos fazendo bem para o próprio Deus (Mateus 25:40).E mais, certos de que o maior beneficiado em uma doação não é aquele que recebe, e sim quem doa.

Mais bem-aventurado é dar que receber.
Atos 20:35

7º lição: abençoe quem trabalha com você

Não quero nada para mim, a não ser a comida que os meus empregados comeram. Mas os meus aliados Aner, Escol e Manre podem ficar com a parte deles.
Gênesis 14:24

Abrão recompensou financeiramente os homens que o ajudaram a resgatar Ló. Assim também devemos fazer, devemos recompensar aqueles que estão conosco.

Se você é um empresário, uma boa forma de fazer isso é (além do salário e de boas condições de trabalho) permitir que seus funcionários tenham participação nos lucros, planos de carreira e respeito.

Infelizmente existem pessoas que buscam o lucro máximo sem a mínima consideração com seus funcionários. Mal sabem que já passamos dessa fase, onde o funcionário era uma peça facilmente substituída e por isso podia ser ignorado. Hoje o real valor dos negócios está na qualidade de suas pessoas, até porque: empresas são feitas de pessoas.

Se você é funcionário, uma forma de abençoar seus companheiros de trabalho é (além de fazer bem o seu trabalho) ajudar nas tarefas que não são suas. Se trabalha no financeiro, mas existe uma demanda no comercial que você sabe como resolver, por que não ajudar?

É preciso deixar de lado dispostas pessoais entre funcionários e setores para que todos busquem o bem maior para o conjunto, afinal, quando a maré sobe todos os barcos sobem juntos!

Conclusão: as 7 Lições Financeiras da História de Abraão

História de Abraão

Certamente temos muito que aprender com a vida de Abraão. Portanto reveja abaixo as lições financeiras que descrevi neste artigo e avalie quais delas você precisa colocar em prática em sua vida:

  1. Cuide de quem precisa
  2. Não deixe as riquezas atrapalhem sua vida com Deus
  3. Caminhe sempre na direção dos seus objetivos
  4. Para acabar com discussões, aceite menos
  5. Ajude quem agiu de forma equivocada
  6. Seja generoso
  7. Abençoe quem trabalha com você

É isso aí!

Se você gostou desse artigo, deixe seu comentário abaixo, terei prazer em respondê-lo.

Se você deseja aprender administrar melhor o seu dinheiro por meio de ensinamentos bíblicos, conheça o treinamento Liberdade financeira Cristã.

Liberdade financeira Cristã

 

No mais: forte abraço, fique com Deus e até a próxima!

34 Comentários

  1. João

    Ola me chamo João, gostei do artigo sobre finanças. Estou vivendo um tempo muito difícil financeiro na minha vida, eu trabalho graças a Deus, minha esposa estuda e faz unhaa domicílio e com isso ela se mantém, porém eu tive mi ha faculdade trancada pq perdi fies e nao posso voltar a estudar. E atrai algumas dívidas e agora salário que eu ganho nao da pra nos ssustentar e pagar as dividas. Isso tem me tirado a paz e roubado a alegria.
    Não vejo soluçao alguma diante dos olhos humanos.

    Att
    João

    Responder
    1. Samuel Vinicius

      Olá João, paz e graça! Realmente estamos sujeitos a momentos financeiros ruins. Mas Deus está conosco em todos os momentos. E a Bíblia tem auxilio para todos os dias. Recomendo a leitura dos artigos do filho prodigo:

      – Os 4 Erros Financeiros do Filho Pródigo: https://vamosprosperar.com/erros-financeiros-do-filho-prodigo/
      – As Sábias Decisões Financeiras do Filho Pródigo: https://vamosprosperar.com/sabias-decisoes-financeiras-do-filho-prodigo/

      O filho prodigo superou grandes problemas financeiros e acredito que essa historia pode te auxiliar.

      No mais: forte abraço e fique com Deus

      Responder
  2. Adriana

    Muito bom o estudo sobre finanças, muitas coisas que voce ensina estou colocando em pratica.

    Responder
    1. Samuel Vinicius

      Fico feliz em saber Adriana. Quando eu comecei a colocar em pratica o que a Bíblia diz sobre finanças minha vida financeira mudou radicalmente.

      Responder

    2. Boa tarde!
      Graca e paz
      Achei muito produtivo vou colocar as lições que preciso em prática e tenho certeza que serei mas abençoado!
      Deus abençoe sua vida 🙏👏🏽

      Responder
    1. Samuel Vinicius

      Obrigado pela participação Jonathan. Forte abraço e fique na paz de Cristo!

      Responder
  3. Abner silva

    Excelente post Samuel!!! Deus continue te abençoando a nos abençoar com conhecimento!!!

    Responder
    1. Samuel Vinicius

      Muito obrigado pelo comentário Abner. Que Deus te abençoe grandemente!

      Responder
  4. Márcio do Bazar

    parabéns pelo estudo
    estamos acostumado só a pedir a Deus, e olharmos sempre para nós, mais Deus disse a Abrão que o abençoaria e faria ele crescer, e amaldiçoaria quem lhe amaldiçoasse, mais no final Deus diz sê tu uma bênção.
    Ajudando quem agiu de forma equivocada
    Sendo generoso
    Abençoando quem trabalha com você
    Cuidando de quem precisa
    ai a bênção de Deus se completa em nossa vida.
    ótimo estudo, abraço

    Responder
    1. Samuel Vinicius

      É verdade Márcio. O principal é olharmos para nos e cuidarmos daquilo que podemos fazer. Que Deus te abençoe grandemente!

      Responder

  5. Seu Blogger é muito abençoado e eu amo ler de verdade !!!
    Nossa eu viajo . Parabéns pelo seu trabalho , sempre acompanho para aprender cada vez mais ♥
    Parabéns .

    Responder
    1. Samuel Vinicius

      Olá Débora, valeu pela mensagem, fico feliz em saber.
      Que Deus te abençoe grandemente!

      Responder
  6. Wagner

    A cada novo artigo, princípios que se posto em prática, nos ajudarão a crescer sem dúvida alguma. Obrigado por compartilhar conosco essas pérolas!!
    Forte abraço!

    Responder
    1. Samuel Vinicius

      Obrigado pelo comentário Wagner. Que Deus continue nos abençoando para levarmos sua mensagem aos quatro cantos da terra.

      Responder
  7. Rai

    Boa noite fiquei muito encantado com esse artigo pois vivemos porque gastamos mau nosso dinheiro gostei muito vlw

    Responder
  8. Anderson

    Muito interessante, tanto que achei uma fórmula de compartilhar com aqueles que não tem hábitos de ler a Bíblia
    Vamos Evangelizar !

    Responder
    1. Samuel Vinicius

      Olá Anderson. Realmente… compartilhar a visão bíblica sobre finanças é uma ótima forma de evangelizar quem não tem o hábito de ler a Bíblia. Que Deus continue nos abençoando para levarmos a sua palavra a todos.

      Responder
  9. Jussara

    Gostei muito does ensinamentos financeiro, Agora vou colocar em pratica Para obter resultados. Deus abencoe

    Responder
    1. Samuel Vinicius

      Falou tudo Jussara. É isso que temos que fazer: colocarmos em prática.

      Responder
  10. Siléia Alves Ferreira

    Muito gratificante poder receber esses sábios conselhos. Hoje em dia andamos tão preocupados com as coisas dessa vida em ter bens e adquirir muito dinheiro e nos esquecemos de ver os bons exemplos que a bíblia nos dá. Parabéns pelo seu trabalho.

    Responder
    1. Samuel Vinicius

      Olá Siléia, tudo na paz? É verdade, andamos muito preocupados com as coisas dessa vida. Preocupados em sempre termos mais. É preciso voltarmos todos os dias aos exemplos bíblicos.

      Responder

  11. Irmão, vc é uma benção nas nossas vidas! Que o Senhor Jesus te abençoe sempre. Com muita saúde e muitos anos de vida. Te dando mais inspirações sobre finanças a luz da Bíblia.
    Amo seu trabalho…!
    Felicidades e vamos prosperar…

    Responder
    1. Samuel Vinicius

      Amém José. Fico feliz que você gosta desse trabalho. Que Deus continue nos abençoando e capacitando. Forte abraço e fique na paz de Cristo!

      Responder
  12. EDUARDO RODRIGUES DA SILVA

    Samuel, confesso que essa é uma das áreas mais difíceis de se posicionar, porém preciso muito da ajudar e auxílio, vou acompanhar sua didática, muito grato por compartilhar tais informações! DEUS ABENÇOE SEMPRE!

    Responder
  13. Bruna Patricia

    Bom dia! Estava fazendo meu Devocional que faço pela manhã, estou nos capítulos de Abrão mas não tive essa visão de estudo por isso sempre peço auxilio no google. Me surpreendeu esse estudo muito bom mesmo, também estou passando por um momento financeiro muito difícil, também faço unha meu esposo trabalho fora ele que traz o sustento, mas sempre joga na cara tudo que faz.. já estou cansada disso.. Quero me estabilizar financeiramente..
    Hoje se eu for embora de casa não tenho nada apenas as roupas do corpo é meu materiais de trabalho.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *