Investimentos Bem-Sucedidos (Segundo a Bíblia)

Se você deseja fazer investimentos bem-sucedidos e assim ter paz financeira e prosperar, eu recomendo fortemente que leia a Bíblia Sagrada, afinal, ela apresenta as diretrizes para se fazer investimentos lucrativos.

Muitos são os versículos e passagens bíblicas que ensinam a forma correta de se investir de modo a maximizar a rentabilidade e minimizar possíveis riscos.

Entretanto, preciso dizer: nem sempre é fácil encontrar onde tais ensinamentos financeiros estão nas Escrituras, pois, eles estão espalhados ao longo dos livros sagrados.

Por isso, fiz questão de selecionar e apresentar a você Os 5 Mais Importantes Princípios Bíblicos Para Investimentos Bem-Sucedidos.

Observação: caso você prefira, existe uma versão em vídeo deste artigo.

1° Princípio Bíblico Para Investimentos Bem-Sucedidos: Estabeleça o porquê

Você deseja investir pra quê? Para ser rico? Dar uma boa vida a sua família? Para ter mais tempo? Conquistar a Independência Financeira? Não ter que trabalhar tanto? Se aposentar bem antes do tempo? Por que você deseja investir?

Ter clareza quanto ao objetivo vai te impulsionar e motivar para que você (de fato) consiga investir de forma consistente.

Sem objetivos definidos (e aqui eu falo de objetivos realmente significativos) você não será um investidor de sucesso.

O apetite do trabalhador o obriga a trabalhar; a sua fome o impulsiona.

Provérbios 16:26

A sabedoria deste versículo é profunda de mais. Note, o apetite do trabalhador (ou seja, sua fome, seu instinto de sobrevivência) o impulsiona a trabalhar.

Ei… Você precisa ter fome para investir! Você precisa ver sua sobrevivência atrelada aos investimentos! Isto é, você precisa ter um porquê de investir. Definir um objetivo significativo e extremamente forte que te dará animo para investir, mesmo quando seu vizinho está trocando de carro e as pessoas começam a te questionar: ei, você não trocar esse carro não, já tá na hora, hein?

Um objetivo forte é o que te dará força para conseguir adiar parte do consumo agora e troca de um benefício maior no futuro.

Não! Não é fácil investir! Não é fácil ter um psicológico de investidor. Por isso é preciso ter porquês significativos. Então, defina seus porquês! Escreva num caderno ou coloque no papel de parede do seu celular uma imagem que te lembre do seu objetivo. Isso fará grande diferença!

2° Princípio Bíblico Para Investimentos Bem-Sucedidos: Estabeleça metas para alcançar seu objetivo

Depois de definir o objetivo de seus investimentos, é importante estabelecer metas. Mas, qual é a diferença de meta para objetivo?

De forma direta, podemos dizer que objetivo é onde queremos chegar e as metas são os marcos que nos levarão ao objetivo.

Exemplo: se seu objetivo é conquistar a Independência Financeira (e assim não ser obrigado a trabalhar em coisas que não gosta para se sustentar), suas metas poderão ser: definir uma carteira de investimentos, conseguir investir pelo menos 10% de seus rendimentos, fazer mais dinheiro para investir mais, e por aí vai.

Quebrar um grande objetivo em metas menores traz clareza e nos ajuda visualizar o que realmente precisaremos fazer para chegar onde queremos. Isso me faz lembrar um questionamento feito por Jesus:

[…] Qual de vós, querendo edificar uma torre, não se senta primeiro a calcular as despesas, para ver se tem com que a acabar?

Lucas 14:28

Note, para que uma torre seja edificada, antes é preciso, que: seu projeto seja finalizado; as despesas calculadas, o terreno preparado, o alicerce construído, e depois, o primeiro, segundo e demais andares sejam levantados.

É fato: grandes projetos exigem pequenos projetos. Um grande objetivo, exige pequenas metas. Logo, se você tem sonhos grandes, você precisará conquistar metas menores antes.

Mas… Quero ser prático e direto com você. Se você deseja investir para realizar, seja lá qual for seu objetivo, você vai precisar:

Primeiro: conquistar a meta de sair das dívidas

Nenhum investimento sério garante retorno superior aos juros de uma dívida. Então, antes de investir: saia imediatamente do endividamento excessivo. Sobre sair das vividas, eu publiquei um artigo com 5 passos para sair das dívidas.

Segundo: ter uma reserva de segurança

Após sair das dívidas, é importante ter uma reserva de segurança, que é um dinheiro separado para ser usado apenas em casos de emergências: uma situação de desemprego, doença, entre outras.

Muitos cometem o erro de começarem investir sem terem uma reserva. Estes, se empolgam e compram ações, fundos de investimento imobiliários, CDBs e etc. Mas aí, surge um imprevisto (uma pandemia por exemplo) e o valor que investiram nos CDBs só poderá ser resgatado em três anos. E o valor das ações e investimentos imobiliários caem pela metade. Nesse cenário, a saída e vender com prejuízo para conseguir se sustentar.

Note como esse exemplo é atual e bem real. Então, por favor, considere criar uma reserva de segurança antes de iniciar pra valer seus investimentos.

Depois de conquistar as metas de sair das dívidas e criar uma reserva de segurança, esteja livre para conquistar outras metas, tais como: juntar os primeiros mil, 10 mil, ou 100 mil reais em investimentos. Ou receber os primeiros 10, 100 ou mil reais em dividendos. Use sua imaginação e crie boas metas para medir seu progresso e te incentivar.

3° Princípio Bíblico Para Investimentos Bem-Sucedidos: Conheça os investimentos

Um dos versículos que mais impactou minha vida é Provérbios 13:16:

Todo homem prudente age com base no conhecimento, mas o tolo expõe a sua insensatez.

Provérbios 13:16

Você primeiro precisa conhecer, para depois agir. Primeiro conheça as opções de investimento para depois escolher quais serão melhores para seus objetivos e metas. Afinal, o sábio age com base no conhecimento. Não com base na (simples) dica ou opinião de alguém.

Sendo direto, esse princípio consiste em conhecer as opções de investimento e aprender como investir nelas.

Se você está começando, considere iniciar aprendendo sobre investimentos na renda fixa: tesouro direto, CDBs, LCIs, LCAs e etc. Geralmente esses investimentos possuem riscos menores e maior previsibilidade de retorno.

Depois de conhecer a renda fixa, é recomendo que você também aprenda investir na renda variável: em ações, fundos de investimentos imobiliários, criptomoedas e etc.

O importante é que você invista naquilo que conhece. Mas, atenção! Não estou dizendo para começar a investir só quando você souber tudo sobre todas as opções de investimentos. Não, não e não! Até por que, de modo geral, seres humanos aprendem mais (e melhor) fazendo, não apenas lendo ou ouvindo falar sobre algo. Ou seja, provavelmente, você aprenderá a investir melhor e mais rápido: investindo!

Sendo assim, recomendo que você comece a estudar sobre investimentos. Depois de ter aprendido o básico, comece a investir, mas invista pouco dinheiro. Recomendo que não se apague a ter grandes lucros no começo. Provavelmente, o melhor lucro que você terá, será o aprendizado. Considere que o pouco dinheiro investido no começo será um investimento na sua educação financeira. Lembre-se do que a Bíblia diz: É melhor obter sabedoria do que ouro! É melhor obter entendimento do que prata! (Provérbios 16:16).

4° Princípio Bíblico Para Investimentos Bem-Sucedidos: Busque conselhos

O caminho do insensato parece-lhe justo, mas o sábio ouve os conselhos.

Provérbios 12:15

Muitas são as empresas que você pode investir por meio das ações. Muitos são os fundos de investimento imobiliário, as criptomoedas e as aplicações de renda fixa.

Se você está começando, é certo que ficará perdido em meio a tantas opções.

O que fazer então?

Além do estudo, recomendo que busque conselhos. Mas não com qualquer pessoa. Busque com quem (primeiro) realmente entende do assunto e (segundo) com quem não tem interesses por trás. Explicarei melhor.

Primeiro, busque conselhos com quem entende do assunto. Não faz sentindo se aconselhar sobre investimentos com quem não domina o assunto. Veja, é muito provável que seu pai, avó, ou a grande maioria dos seus colegas de trabalho não dominem o assunto investimento. Olha, não me entenda mal. Eu não estou julgando-os. Estou apenas considerando as estatísticas. Até por que menos de 5% da população brasileira investe em bolsa de valores. Pouquíssimos são os que compram ações, que possuem FIIs, ou investimentos no exterior.

Percebe? A grande maioria das pessoas simplesmente não estão capacitadas para dar conselhos sobre investimento.

Segundo, busque conselho com quem não tem interesses por trás: Aqui, preciso ser direto. Olha… O gerente do seu banco não é assessor de investimentos! Na maioria dos casos, boa parte dos gerentes de bancos, sugerem investimentos que os próprios bancos oferecem. E tais investimentos geralmente são limitados e, na maioria dos casos, bons apenas para o banco! Gerando lucro de verdade para o banco! Não para você!

Não! Eu não estou colocando em xeque a idoneidade de todos os gerentes de banco. Mas, preciso dizer: lugar de investir não é nos grandes bancos, pois, geralmente eles não possuem as melhores opções de investimento, logo, seus gerentes não podem oferecer as melhores opções pra você.

Então, onde buscar conselhos sobre investimentos?

Em poucas palavras, darei duas opções:

  • 1° opção: recorra a uma casa de analise: casa de analise são instituições que sugerem opções de investimento de acordo com os objetivos dos clientes. Por exemplo: se você deseja investir para viver de dividendos, várias casas de analise disponibilizam carteiras de investimento para tal objetivo. Falando por experiência própria, assinar uma casa de analise me ajudou muito no começo a perder o medo de investir, principalmente em ações. Exemplos de casa de analíse: Suno e Empíricos.
  • 2° opção para obter aconselho sobre investimentos: fazer um curso de investimentos. Muitos educadores financeiros oferecem cursos que ensinam a investir e eu recomendo fortemente que você faça alguns desses cursos. Veja, investir é algo que te mudará de patamar financeiro, logo, é fundamental você aprender a investir.

Nesse sentido, eu criei o curso Liberdade Financeira Cristã que tem o objetivo de auxiliar o aluno a sair das dívidas, estruturar suas finanças, e multiplicar seu dinheiro por meio dos investimentos. O link para meu curso estará na descrição. Mas, fora o meu curso, existem diversos cursos ofertados por aí. Então, dê uma “pesquisada” e faça alguns e (por meio deles) seja aconselhado por quem realmente entende do assunto.

Ouve o conselho, e recebe a correção, para que sejas sábio nos teus últimos dias.

Provérbios 19:20

Ouça conselhos e aceite instruções, e acabará sendo sábio.

Provérbios 19:20

Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros.

Provérbios 15:22

5° Princípio Bíblico Para Investimentos Bem-Sucedidos: Diversifique seus investimentos

Atire o seu pão sobre as águas, e depois de muitos dias você tornará a encontrá-lo. Reparta o que você tem com sete, até mesmo com oito, pois você não sabe que desgraça poderá cair sobre a terra.

Eclesiastes 11:1-2

Salomão nos deixou esse conselho importante: diversifique seus investimentos, pois, o futuro pertence a Deus e você não sabe o que acontecerá com cada um de seus investimentos.

Sendo direto, afirmo: A diversificação diminui os riscos e aumenta os lucros. A Bíblia fala isso e as pesquisas também. Inclusive, este é um tema amplamente estudado. Muitas são as pesquisam que reafirmam a importância da diversificação como a Bíblia já tinha dito há milhares de anos.

Mas, mesmo com a Bíblia dizendo, mesmo com as inúmeras pesquisas reafirmando, ainda assim, a maioria dos brasileiros não diversificam seus investimentos. Isso é o que afirma um estudo recente realizado pelo C6 Bank que verificou que 58% dos investidores brasileiros não diversificam seus investimentos.

Por favor, não siga a maioria: diversifique seus investimentos. Diversifique suas ações, os setores das suas ações, os imóveis, suas aplicações de renda fixa e etc. Vou além. Se possível, diversifique até mesmo o país que você investe. Em outras palavras, não limite seus investimentos ao Brasil. Veja, não sabemos quais medidas um governo pode adotar e acabar destruindo a economia de um país, junto com a moeda e os investimentos das pessoas. Muitos são os exemplos de países que viram suas economias afundarem por medidas estúpidas de governos. Então, se possível, diversifique também entre países. E vale dizer, hoje isso é bem mais fácil, pois, existem corretoras que nos permitem investir no exterior de forma fácil. Segue algumas opções de corretoras assim:

Agora se você deseja um plano passo a passo para multiplicar sua renda por meio dos investimentos e assim poder conquistar a sua liberdade financeira, acesse o link abaixo e conheça o curso Liberdade Financeira Cristã.

Conheça aqui o curso Liberdade Financeira Cristã.

Forte abraço e fique na paz do Senhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *