Jejum Financeiro: Tudo Que Você Precisa Saber!

jejum financeiro

Ao longo das Sagradas Escrituras vemos por diversas vezes o jejum sendo praticado.

Jesus jejuou durante 40 dias no deserto antes de começar seu ministério (Mateus 4:1-2). Ester fez um jejuou total durante 3 dias antes de conversar com o rei da Pérsia em prol do seu povo (Ester 4:15-16). Daniel fez jejum de determinados alimentos por três semanas antes de ter uma visão (Daniel 10:2-3).

Embora na maioria das vezes o jejum da Bíblia fosse de comida ou bebida, não existe uma determinação para que seja apenas de alimentos. Inclusive em 1 Coríntios 7:5 vemos menção ao jejum sexual:

Não se recusem um ao outro, exceto por mútuo consentimento e durante certo tempo, para se dedicarem à oração
1 Coríntios 7:5a

Por estes motivos, acredito que o jejum pode ser extendido a diversas coisas: TV, redes sociais, chocolate e etc. Penso que qualquer coisa que possa ser abandonada temporariamente para que possamos voltar nossa atenção a Deus, pode ser uma prática aceitável de jejum. É aqui que entra o Jejum Financeiro.

Mas antes fique sabendo que este conteúdo também foi publicado em vídeo, caso prefira:

O que é Jejum Financeiro?

Assim como no jejum de alimentos, o jejum financeiro tem como objetivo reduzir ou eliminar o uso do dinheiro em questões que não sejam essenciais por um tempo determinado, a fim de negar a nós mesmos para que Cristo possa reorientar nossa vida financeira aos seus moldes.

Por que fazer?

Existem diversos motivos pelos quais devemos jejuar em termos financeiros, deixarei aqui 6 deles:

– Motivo 1: Para aproximar de Deus

Ao jejuarmos estamos mortificando nossa carne junto com nossos desejos e compulsões financeiras.

Partindo do principio bíblico que a carne milita contra o espírito (Gálatas 5:17); E que sem o espírito não é possível nos achegarmos a Deus; Uma ótima forma de aproximarmos dEle é mortificando a carne por meio do jejum financeiro.

Neste sentindo Kenneth Hagin certa vez disse algo interessante: “O jejum não muda a Deus. Ele é o mesmo antes, durante e depois de seu jejum. Mas, jejuar mudará você. Vai lhe ajudar a manter-se mais suscetível ao Espírito de Deus”.

– Motivo 2: Para exercitar o domínio próprio

Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.
1 Coríntios 6:12

Ter dinheiro e desfrutar de tudo que ele permite é bom (Eclesiastes 3:13). Mas não devemos ser dominados pelo dinheiro, não devemos amá-lo (Hebreus 13:5), não devemos colocar nossa alegria nele (1 Timóteo 6:7-8).

– Motivo 3: Para viver coisas novas

O jejum proporciona experiências únicas que só podemos ter com ele.

Pense bem… Ao eliminarmos de determinadas coisas, abrimos espaço para outras que antes não seriam possíveis. Exemplo: se você está em jejum de chocolate e tem vontade de comer doce, você terá que recorrer a outros alternativas que (talvez) nunca experimentaria. Alternativas estas que inclusive você pode amar.

– Motivo 4: Para reavaliarmos nossos hábitos

Assim como podemos descobrir e gostar de coisas novas, também podemos perceber que não precisamos de determinados hábitos. Neste sentindo devo dizer que conheço pessoas que fizeram jejum de refrigerante e, ao final, já não sentiam vontade de tomar refrigerante. Estes me disseram que além do desejo ter diminuído (por terem experimentando bebidas melhores) já não tinham vontade por refrigerantes.

O mesmo pode acontecer com suas finanças. Se você cortar determinados gastos supérfluos por um determinado tempo, poderá sentir que não precisa mais de algum destes gastos.

– Motivo 5: Para liberação de milagres

Jejum vem sempre acompanhado de oração. E essa combinação nos aproxima de Deus. Por consequência, nos aproxima de seus milagres.

Vemos um exemplo deste fato no livro de Ester:

Então disse Ester que tornassem a dizer a Mardoqueu: Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas servas também assim jejuaremos. E assim irei ter com o rei […].
Ester 4:15,16a

Antes de Ester conversar com o rei em prol da resolução de um problema aparentemente impossível, ela convocou o povo ao jejum sabendo que essa era uma arma forte no mundo espiritual. Como era de se esperar, essa ação gerou frutos no mundo espiritual e Ester teve êxito no seu propósito.

Então, se você precisa de milagres financeiros, talvez o jejum seja uma arma fundamental, pois tudo que é ativado no mundo espiritual tem seus reflexos no mundo físico.

– Motivo 6: Para obter respostas

Um jejum financeiro pode trazer as respostas que você tanto deseja. Um exemplo deste fato é visto no livro de Atos, onde a igreja de Antioquia obteve resposta ao orar e jejuar:

E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.
Atos 13:2,3

Dito isso, acredite: se você jejuar e orar, suas chances de ser respondido aumentaram. A questão agora é como se deve fazer um jejum financeiro…

Como fazer um jejum financeiro?

Agora que sabemos os motivos pelos quais é bom jejuar financeiramente, vejamos os 6 passos para fazermos este jejum:

– Passo 1: Identifique gastos necessários e supérfluos

Analise seus gastos e liste tudo que é supérfluo ou não fundamental: talvez comer fora, talvez um cinema, alguma guloseima…

Se você tem um orçamento (como a Bíblia recomenda), essa tarefa será mais fácil. Caso ainda não tenha, recomendo que assista ao vídeo “Como fazer um orçamento perfeito?“.

– Passo 2: Estipule um tempo para seu jejum

Um jejum não deve ser nem extremamente fácil, nem muito difícil. Então estipule um prazo adequado para você: que não seja curto demais ao ponto que você nem precise se esforçar; e que não seja extremamente longo de modo que você não consiga fazê-lo.

– Passo 3: Resista à tentação de comprar supérfluos

Agora que você viu o que vai eliminar ou reduzir e definiu por quanto tempo, é hora de jejuar! Mas atente-se para algo: se você tem determinadas tentações financeiras, evite se colocar em situações tentadoras. Se ama fazer compras, evite ir ao shopping. Se não resiste a um determinado doce, não passe perto de onde ele é vendido. Se adora comprar eletrônicos, não fique acessando sites de eletrônicos.

– Passo 4: Contente-se com o que tem

Ao evitar compras desnecessária devemos buscar contentamento naquilo que já temos. Evidentemente, isso não é fácil. Todavia, é plenamente possível e o jejum financeiro está aí para ajudá-lo nisso, valorizando aquilo que você já tem e desmotivando o consumismo.

Existem dois pensamentos que podem te ajudar a se alegrar no jejum.

Primeiro: lembrar do que Jesus disse: “Tendo, porém, sustento e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.” (1 Timóteo 6:7-8). Como disse

Segundo: lembrar que a felicidade e desejar o que se tem.

– Passo 5: Poupe e doe parte daquilo que economizar

O jejum financeiro pode te ajudar a economizar algum dinheiro. Portanto, essa é uma ótima oportunidade para você adquirir o hábito de poupar e doar. Sendo assim, recomendo que você:

  • Doe 50% daquilo que economizar: doe para quem precisa, doe para caridade, para a igreja, ou dê um presente para alguém. Doar gera alegria, contentamento e amor (Mateus 6:21).
  • Poupe e invista 50% do que economizar: se você ainda não tem o hábito de poupar e investir, agora é a hora! Mas… se seu jejum não gerar uma economia tão grande assim, fique tranquilo. Com menos de 50 reais você já pode investir no Tesouro Direto.

– Passo 6: Ore

A oração deve ser a base do seu jejum financeiro. Acredito que um bom versículo para direcionar suas orações nesse período é o seguinte:

Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei”. Podemos, pois, dizer com confiança: “O Senhor é o meu ajudador, não temerei. O que me podem fazer os homens? ”
Hebreus 13:5,6

Com este versículo em mente, ore para que o Senhor te livre do amor ao dinheiro e as posses materiais. Assim você estará cada vez mais perto de Deus e mais livre e independente financeiramente.

Jejum Financeiro: Conclusão

jejum financeiro

O jejum financeiro é uma forte arma para melhorarmos nossa vida financeira, espiritual e também emocional. Entretanto, infelizmente poucos cristãos conhecem essa arma poderosa. É por isto que escrevi este artigo: para que o maior número possível de cristãos possam conhecer (e usar) o jejum financeiro e assim desfrutar dos seus grandes benefícios!

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário logo abaixo.

Deseja conquistar a Independência Financeira? Então assista a Aula Gratuita Os 3 Segredos Para Conquistar a Independência Financeira:

Link da Aula Os 3 Segredos Para Conquistar a Independência Financeira.

É isso. Vamos fazer um Jejum Financeiro?

20 Comentários

  1. Caio Fernando Marciano de Souza

    Eu preciso de ajuda somente de dividas que fez e contrair tenho $45.000 devendo bancos e pessoas me arrependo desse meu pecado que cometi somente gostaria de reverter esse meu quadro caotico que tem me colocado para baixo e gastando minha saúde mental e fisica e emocional com a precuopação com as contas pois sou casado e a esposa não gosta de divida e ela não sabe dessas dividas não falo para não a precuopar ela mais eu estou deseperado

    Responder
    1. Samuel Vinicius

      Olá Caio. Obrigado pela confiança em compartilhar um pouco da sua história.
      É difícil aconselhar sem entender (de fato) a situação. Mas, geralmente, é complicado sair de uma situação de endividamento sem que todos da família estejam cientes, ajudem e contribuam.
      De modo geral, nesse caso, o melhor é que todos da família saibam da situação, e que todos tracem um plano para juntos sairem.

      Recomendo que você faça uma reunião com sua família para falar dos seus sonhos (dos sonhos financeiros). Peça que cada um fale o que deseja conquistar. Talvez alguns vão dizer que querem reformar a casa, que querem trocar os moveis, que querem fazer uma viagem…

      Depois que todos falarem dos seus sonhos, é hora de mostrar a real situação atual, que é uma situação de dívidas que impendem os sonhos. E se essas dívidas impendem a realização dos sonhos, o primeiro passo para realizar sonhos é eliminar as dívidas. Assim vocês farão um plano juntos para sairem das dívidas.

      Sei que no papel é lindo mas que no mundo real, nem sempre, é tão lindo assim. Mas penso que este é um caminho mais viável para sair das dívidas e caminhar na direção da realização dos seus sonhos financeiros.

      Como disse, é difícil aconselhar sem conhecer realmente a situação. Por isto, peço que avalie meu conselho: ele pode ser ideal para seu momento de vida, mas também pode não ser tão bom assim.

      Responder
  2. Ludmila Silva

    Samuel, bom dia!
    Graça e Paz do Senhor!!

    Seu blog tem me ajudado muito!! Estou assistindo os seus videos, lendo muito, anotando tudo , estudando e colocando em ação, pois conhecimento sem ação não tem valor algum!
    Deus te abençoe.

    Responder
    1. Samuel Vinicius

      Que bom Ludmila. Fico feliz em saber. E você tem razão: conhecimento sem ação não tem valor algum!

      Responder
  3. Caroline Lopes

    Vou experimentar esse jejum financeiro, já faço o religioso e até um intermitente para a saúde. Samuel, por uma caso um dia encontrei um anúncio seu no Facebook e desde então tenho aprendido tanto sobre educação financeira e tem me ajudado tanto.

    Responder
    1. Samuel Vinicius

      Olá Caroline. Faz muito bem em fazer jejum espiritual, intermitente e financeiro. Que Deus te abençoe!

      Responder
  4. Gil

    Saudações Samuel Vinícius

    Tenho sempre o carinho em ler 📚 as os seus emails, e eles tem me aberto tanto na área financeira de acordo com o palavra de Deus. Li agora sobre Jejum Financeiro, notei que leva-nos a gestão financeira o até é bíblico.
    Glória a Deus por isso.

    Mas tenho uma dúvida, o dinheiro 👛 vem por orar, pedir a Deus, ou por semear ( Ofertas e Dízimos )?

    Responder
    1. Samuel Vinicius

      Dinheiro pode vim por diversos meios, como você disse: oração, contribuições, são dois desses meios.
      Mas também devo dizer que existem outros meios de ganhar dinheiro que a Bíblia diz e que você não disse. Ganhar com investimento, com renda passiva, sendo um perito no seu trabalho, trabalhando para o senhor e por aí vai.

      Responder
  5. Luciano Batista Gomes

    Orientações de grande valor só temos beneficios pessoal e profissional. Que envie mais dicas .Obrigado

    Responder
  6. amanda garcia

    isso será um desafio para mim +
    acredite irei cumprir.

    Espirito Santo vai me guia
    🙂

    OBRIGADA

    ENVIA +

    Responder
  7. Fernão Pengapenga

    Graças a Deus que cruzei com este riquíssimo texto. Há 5 anos que habitualmente jejuo 1 vez por semana durante 12 horas das 6 às 18, pela saúde, paz e prosperidade minha e da família com maravilhosos resultados. Estou sempre em busca de aperfeiçoamento e esta lição fortalece o meu caminho em face dos desafios que me colocam. Espero reler e adoptar como meu guia. Muito obrigado.
    Fernão Pengapenga/ Matola /Moçambique

    Responder
    1. Samuel Vinicius

      Bom saber Fernão que este artigo foi importante para você. Que Deus te abençoe!

      Responder
  8. Luiza Gomes

    Li este artigo e achei muito interessante, com certeza ele ajudará muitas pessoas que estão passando por dificuldades financeiras. Obrigada.

    Responder
  9. Marcia

    Olá Samuel..TD bem?
    Sou Márcia, mãe, cristã, profissional liberal, casada e sonhadora..
    Sempre faço jejum, inclusive fiz vários pra saúde e Jesus né curou ( pesava 113 k,tinha esteatose hepática e colelitíase e pre diabetes), hj peso 68, após jejum,mudança de hábitos e alimentação ( sou vegetariana hj)..já fiz jejum pra vida espiritual e me sinto muito bem..mas hj o que li neste blog,o qual encontrei pesquisando sobre” jejum financeiro” e viu fazer como você falou .iniciarei meu jejum hj e vou até amanhã no almoço, das 18 as 12h( 18h+-).. talvez seja pouco,mas é minha oferta a Deus, agora direcionada corretamente,pois este blog é abençoado..me abriu os olhos e me fez enxergar que tudo deve ter uma forma,um propósito,uma renúncia.. preciso comprar uma casa,pois não temos uma nossa e preciso terminar de pagar a faculdade do meu filho e só Jesus pra direcionar..vou estar acompanhando você e vou testemunhar em breve deste milagre . obrigado Samuel pela sua vida,seu propósito e sua forma de explicar tão simples pra nós ajudar.. Deus continue abençoando você e seus projetos!

    Responder
  10. Rosana

    Olá paz do senhor!
    Amei sei blog …Já faço jejum ,mas estou a procura de um jejum pela minha vida financeira que está 4 anos passando um processo …Mas agora com essa dica preciosa vou alcançar meu milagre a qual tenho desejado tanto , da vida financeira, pois quero ajudar muitas pessoas ainda .

    Responder
  11. Priscila

    Olá boa tarde, estou passando por questões na vida financeira muito complicada meu marido ganha um salário total de 3.600 com os descontos de empresa líquido ficaria 3.000 Max 2.900 porém tem um empréstimo desconto em folha de 760,00 e além de tudo mais um de 600 por fora mais que também desconta direto do pagamento que cai na conta salarial, não pagamos aluguel eu não trabalho fora temos minha enteada que mora conos conhecemos de 5 anos não saímos para restaurantes nada no máximo 1 dia do fim semana e lanche em casa. O que tem sobrado mal da pagar luz energia e Internet estou recebando o auxílio esses meses e temos um mercado tipo mercearia proximo de casa aonde compro as coisas e quando do sai o auxílio lá fica 550 média ele não sabe disso, sinto que engano ele escondo mais ele ficaria pior em saber que não está conseguindo colocar nem a comida em casa direito estou no caminho do senhor é ele vem acompanhando ir na igreja comigo mais ainda não é convertido, falo p ele o que compro e do cartão minha filha. Situação muito triste hoje fomos pra quarto por volta de meio dia para orar ao Senhor que entre com providência pq esses emprestimos são longos um de 1 ano e outro ainda mais 3 estou desesperada mais não quero mostra pq ele fica mal mesmo. Tem um fgts bom se pudesse usa lo para quitar tudo isso mais nem isso consegue governo libera um dinheiro que é dele ainda para pagar juros. Meu Deus só confio que Deus nos conceda uma bênção pq fim mês chegando e não sabemos nem o que fazer a não ser confirmar em Deus. Peço ajuda em orações. Obrigado.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *