Jesus e o Dinheiro: 7 Coisas Inquietantes Que Jesus Disse Sobre Dinheiro

jesus e o dinheiro

Tenho coisas surpreendentes para te contar referentes à relação entre Jesus e o dinheiro. Aqui vou te contar um pouco do muito que Jesus disse sobre finanças pessoais. Sim, Jesus disse muito sobre dinheiro:

  • 21 das 49 parábolas de Jesus estão relacionadas ao dinheiro;
  • Cerca de 20% do sermão do monte (capítulos 5, 6 e 7 do livro de Mateus) mencionam assuntos financeiros;
  • Jesus falou sobre dinheiro cerca de 80 vezes.

Eu garanto: você vai se espantar ao conhecer as verdades financeiras ditas pelo Filho de Deus. Verdades que se fossem conhecidas e seguidas evitariam inúmeros problemas financeiros vividos por muitos cristãos. Verdades que podem recuperar a sua paz financeira. Verdades que vão revolucionar suas finanças.

Então, vem comigo e conheça 7 Coisas Inquietantes Que Jesus Disse Sobre Dinheiro.

Mas antes, saiba que você também pode ver a versão em vídeo deste artigo:

1 – Jesus disse que devemos fazer orçamentos

Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele, dizendo: “Este homem começou a construir e não foi capaz de terminar”.
Lucas 14:28-30

Entenda: Jesus quer o melhor para você. É por isto que Ele deixou diversos ensinamentos financeiros, incluindo o de fazer orçamentos. Entretanto, muitos insistem em não fazer orçamentos. Atestando isto, uma pesquisa conduzida pela SPC Brasil e CNDL verificou que 49% dos brasileiros não fazem orçamento. Alguns pela falta de hábito, outros pelo medo de verem suas reais condições financeiras, e outros por considerarem o orçamento um controle chato e desnecessário.

Mas antes de continuar, vamos explicar rapidamente o que é orçamento: orçamento é o seu plano para a realização dos seus sonhos financeiros. Seja a casa própria, realização de uma viagem, ou sair das dívidas.

Partindo deste conceito, que o orçamento é o seu plano, vale lembrar o que a Bíblia diz sobre planos: “Os planos bem elaborados levam à fartura” (Provérbios 21:5a).

Amigo(a), se você almeja ter paz financeira, equilíbrio nas finanças, ou prosperidade financeira: você precisa começar a fazer orçamentos! De nada adianta sabermos que algo é importante e não fazermos. Conhecimento sem ação não serve!

Então é hora de fazer, é hora de agir! Se você tem facilidade com planilhas eletrônicas (Excel) eu indico a planilha de orçamento que eu uso, a Planilha do Vamos Prosperar. Ela é fácil de usar e permite fazer o orçamento para doze meses, que é o que eu recomendo que você faça: um orçamento anual, pois, cada mês possui gastos e receitas diferentes, não é?

Planilha de Orçamento Do Vamos Prosperar.

Vamos agora ao segundo ensinamento financeiro de Cristo:

2 – Jesus disse que devemos ser honestos

Preste atenção no que vou dizer, pois, por mais que pareça óbvio que devemos ser honestos, o que vou falar não é obvio…

Uma dura verdade para você: a corrupção da sociedade tem atingido muitos cristãos.

Vivemos num país conhecido pela malandragem e pelo “jeitinho”. Isso está em nossa cultura, moldando nossas atitudes cotidianas. O pior é que essa cultura “brasileira” tem superado a cultura do Reino em nossa sociedade, até mesmo entre nós, cristãos!

Não sei você, mas não tenho visto grande diferença entre “cristãos” e “ímpios” no que diz respeito à honestidade.

Pense bem, quantos cristãos você conhece que fazem ligações clandestinas na energia elétrica (o famoso “gato”)? Quantos sonegam o imposto de renda? Quantos utilizam TV à cabo de forma ilegal? Quantos não pagam suas dívidas? Quantos compram e vendem produtos pirateados? Quantos compram suas habilitações para dirigirem? Quantos dirigem sem habilitação? Quantos?

Esse “jeitinho” que antes remetia à facilidade de improvisação do brasileiro perante os problemas de nosso país, hoje se reflete na nossa habilidade de nos corrompermos a todo momento. Não se trata de uma corrupção apenas na esfera política, se trata de uma corrupção cultural que abrange toda sociedade. Uma corrupção que é elogiada, que é exaltada. Como diz o samba: malandro é malandro, “mané” é “mané”.

A nossa cultura altamente corrupta nos leva achar que é normal sonegar imposto. Quanto a isto, Jesus disse:

…Deem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.
Mateus 22:21b

Jesus não ficou apenas em palavras quanto aos impostos, Ele também pagou:

Mas, para não escandalizá-los, vá ao mar e jogue o anzol. Tire o primeiro peixe que você pegar, abra-lhe a boca, e você encontrará uma moeda de quatro dracmas. Pegue-a e entregue-a a eles, para pagar o meu imposto e o seu”.
Mateus 17:27

E quanto àqueles que devem e não pagam? O que Jesus diz?

Entre em acordo depressa com seu adversário que pretende levá-lo ao tribunal. Faça isso enquanto ainda estiver com ele a caminho, pois, caso contrário, ele poderá entregá-lo ao juiz, e o juiz ao guarda, e você poderá ser jogado na prisão.
Eu lhe garanto que você não sairá de lá enquanto não pagar o último centavo.
Mateus 5:25,26

Jesus nos chama para uma vida de honestidade e, ao contrário do que muitos acreditam, essa honestidade nos conduz a prosperidade. Até porque, não há prosperidade duradoura sem honestidade.

Com desonestidade é possível chegar longe de rapidamente. Mas não é possível permanecer por muito tempo, cedo ou tarde a casa cai, seja na terra, seja na eternidade.

3 – Jesus disse que devemos ajudar os pobres e necessitados

Dê a quem lhe pede, e não volte as costas àquele que deseja pedir-lhe algo emprestado”.
Mateus 5:42

Quanto a doação existe uma verdade que poucos conhecem: quem doa é mais beneficiado do que quem recebe.

…palavras do próprio Senhor Jesus: “Há maior felicidade em dar do que em receber”.
Atos 20:35b

Não sei se você sabe, mas existem diversas pesquisas cientificas que comprovam que Jesus estava certo ao dizer “há maior felicidade em dar”. Como exemplo vou citar uma pesquisa que realizada pela Universidade de Harvard da seguinte forma:

Pessoas aleatórias receberam determinadas quantias financeiras (alguns 10 dólares, outros 50, outros 100). Metade destes deveriam gastar o dinheiro recebido com outras pessoas (comprando presentes ou fazendo doações). Já a outra metade, deveria gastar consigo mesmos.

Ao final do dia, constatou-se que quem deu presentes ou fez doações se mostrou mais feliz e satisfeito com o gasto do dinheiro em comparação aos que gastaram consigo mesmos. A conclusão dos pesquisadores foi obvia: há maior felicidade em doar do que em gastar consigo mesmo. De fato Jesus tinha razão: “há maior felicidade em dar do que em receber”.

Na mesma linha de raciocínio, vale dizer: a essência do cristianismo é o amor. E não há amor sem doação, como mostra João 3:16:

Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:16

E quanto a doação aos pobres e necessitados? O que Jesus diz?

Ele disse ao jovem rico para vender seus bens e dá aos pobres (Mateus 19:16-30). Ele disse para alimentarmos os necessitados (Lucas 14: 12-14). Ele disse para doarmos àqueles que pedem (Lucas 6:30).

Jesus se importa com os pobres! E nós, como seus imitadores, também devemos nos importar.

Mas atente-se para algo: Jesus nos alertou para não nós gloriamos por nossas doações:

…quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu lhes garanto que eles já receberam sua plena recompensa.
Mateus 6:2

4 – Jesus disse que o nosso coração está onde nosso tesouro está

Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.
Mateus 6:21

Sempre que leio este versículo penso que ele poderia ter sido escrito “ao contrário”: onde estiver o seu coração, aí também estará o seu tesouro. Mas não! Jesus disse que onde colocamos nosso tesouro também colocamos nosso coração. Isto tem implicações…

Se você coloca seu tesouro na vida de um necessitado, a tendência é que seu coração também seja colocado nele. Se você investe num trabalho missionário, provavelmente seu amor pela obra missionária aumentará. Se você ajuda financeiramente um amigo, é provável que sua relação com ele aumente.

Perceba que, ciente deste princípio, você pode escolher onde seu coração estará. Está em tuas mãos a decisão do que você amará! É você que decide se amará seu cônjuge, seus familiares, sua igreja, a obra missionária, em fim… É você que decide se amará (ou não) à Deus.

Assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus.
Lucas 12:21

5 – Jesus disse que não devemos confiar no dinheiro

Não levem nem ouro, nem prata, nem cobre em seus cintos; não levem nenhum saco de viagem, nem túnica extra, nem sandálias, nem bordão; pois o trabalhador é digno do seu sustento.
Mateus 10:9,10

O trabalho que desenvolvo no Vamos Prosperar me gera uma certa preocupação, pense comigo… Se você segue aquilo que ensino é inevitável: você terá uma financeira próspera. Só que essa prosperidade pode ofuscar sua visão te fazendo depositar sua confiança no dinheiro, e não em Deus.

Exemplo: uma das coisas que ensino é que você precisa de uma reserva para emergências. Imaginemos que você ouviu o que eu disse, e criou uma reserva capaz de te sustentar por um ano. O que é muito bom! Mas convenhamos, sem uma mentalidade financeira madura, certamente você depositará sua confiança na sua reserva, e não em Deus.

Outro exemplo: ensino que você deve priorizar a renda passiva. Vamos supor que você ouviu o que eu disse e criou fontes de renda passiva que passaram a gerar dinheiro para você, sem que você tenha que trabalhar. Percebe como isso também pode reduzir a sua confiança em Deus?

Diante da confiança quem os bons hábitos financeiros geram, precisamos ter algo em mente: tudo que conquistamos vem de Deus. Ele é a fonte! Nada teríamos sem a capacidade que Ele nos concede. Nada teríamos sem a sua permissão.

Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda.
Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento. O Senhor concede o sono àqueles a quem ama.
Salmos 127:1,2

Entender que Deus é a fonte não é nada fácil. Afinal, essa verdade conduz à outras verdades inquietantes…

Ela conduz ao fato de que seu emprego não é a fonte do seu sustento, a fonte é Deus. Sendo assim, por mais que seu emprego “acabe”, não há com o que se preocupar, pois Deus jamais “acabará”!

De igual modo, sua profissão também não é a fonte do seu sustento, como já disse: a fonte é Deus. Assim, sua profissão pode desaparecer, mas Deus nunca desaparecerá, Ele é eterno.

Da mesma forma acontece com seu patrimônio que pode acabar com numa tragédia, roubo ou até mesmo numa catástrofe natural. Mas nenhuma dessas coisas podem acabar com Deus, a real fonte do seu sustento.

Quando realmente entendemos que Deus é a fonte, podemos assim como Paulo, passar por todas as coisas certos de que Deus é quem garante nosso sustento:

Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.
Tudo posso naquele que me fortalece.
Filipenses 4:12,13

6 – Jesus disse para não ficarmos ansiosos por questões financeiras

Portanto, não se preocupem, dizendo: “Que vamos comer?” ou “que vamos beber?” ou “que vamos vestir?”
Mateus 6:31

Assim como não é fácil confiarmos plenamente em Deus, não é fácil deixarmos de ficarmos ansiosos por questões financeiras (desempregados sabem bem disso).

Ao lermos essa passagem onde Jesus diz para observarmos os lírios do campo que, mesmo sem trabalhar, possuem sustento, podemos cair no erro de achar que a mensagem principal aqui é: não fique ansioso. Acredito que na verdade a mensagem principal vem no versículo 33:

Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.
Mateus 6:33

Jesus quer nos libertar de uma vida de escravidão financeira. Ele quer que de fato venhamos buscá-lo em primeiro lugar. Ao ler isto, me lembro do que o salmista disse:

Já fui jovem e agora sou velho, mas nunca vi o justo desamparado, nem seus filhos mendigando o pão.
Salmos 37:25

Mas algo deve ser dito: buscar em primeiro lugar o Reino de Deus não significa buscar somente o Reino de Deus. A mensagem aqui é: atente-se para tudo que está ao seu redor, mas priorize Deus. Você vai precisar trabalhar, mas seu trabalho não pode te afastar de Deus. Você vai precisar estudar, mas isso não pode te afastar de Deus. Você precisa passar tempo com seu cônjuge e familiares, mas isso não pode te impedir de passar tempo com Deus.

7 – Jesus disse que dinheiro é um teste

Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito, e quem é desonesto no pouco, também é desonesto no muito. Assim, se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem lhes confiará as verdadeiras riquezas?
Lucas 16:10,11

Esta é uma das coisas mais chocantes sobre dinheiro que Jesus disse. Se observamos estes versículos iremos perceber que Jesus falou que a forma como lidamos com as riquezas deste mundo interfere na nossa eternidade. Ou seja: como administramos nosso dinheiro pode determinar a nossa eternidade.

Como administramos nosso dinheiro pode determinar a nossa eternidade.

É como se Jesus estivesse dizendo: filho(a), se você não é capaz de administrar seu dinheiro, como posso confiar a você as riquezas celestiais?

Como sabemos, a maior riqueza que podemos ter é uma eternidade ao lado de Deus. Para tal, é preciso sermos dignos de confiança nas riquezas deste mundo. Como vimos: quem é fiel no pouco, também é fiel no muito.

Jesus e o Dinheiro: Conclusão

jesus e o dinheiro

Jesus é o maior educador financeiro que já existiu. Se você seguir o que Ele ensina, sua vida financeira certamente será melhor do que você pode imaginar. Como disse: Ele quer o melhor para você. Por isto, mesmo que não entendamos integralmente seus ensinamentos, é mais vantajoso e lucrativo obedecermos às palavras financeiras de Jesus, que são:

  1. Devemos fazer orçamentos
  2. Devemos ser honestos
  3. Devemos ajudar os pobres e necessitados
  4. Nosso coração está onde nosso tesouro está
  5. Não devemos confiar no dinheiro
  6. Não devemos ficar ansiosos por questões financeiras
  7. Dinheiro é um teste

Agora você decide o que fará com este conhecimento. Eu recomendo que você comece a fazer o que Jesus ensina.

Caso tenha algo a dizer, deixe seu comentário abaixo. Eu leio (e tento responder) todos os comentários.

Caso queira aprofundar seu conhecimento sobre finanças bíblicas, recomendo que assista a aula onde apresento 3 lições financeiras para você ter mais Liberdade Financeira:

Link da Aula 3 Segredos Para Ter Mais Liberdade Financeira.

No mais: forte abraço e fique na paz de Cristo!

35 Comentários


  1. Muito bom seu artigo. É esclarecedor para os cristãos saber ter o dinheiro e nunca o dinheiro ter o cristão. Parabéns.

    Responder
    1. Samuel Vinicius

      Obrigado pela mensagem Paulo. Verdade, precisão ter o dinheiro, nunca o contrário. Deus te abençoe.

      Responder
      1. Jean

        Muito bom o seus ensinamentos quê Deus continue abençoando vc meu irmão e te conceda todo sucesso em sua missão 🙏😉

        Responder
  2. Marcos

    Parabéns Samuel, mais um belo artigo para esclarecer e educar o Cristão na vida financeira.

    Responder
    1. Alex

      Muito bom, que Deus o abençoe.

      Pura verdade seu Artigo: se a riqueza (dinheiro) viesse sempre em primeiro lugar, Salomão não teria pedido a sabedoria rsrsrsrs.

      Responder
  3. Moair Barcelos

    Bom dia na Paz do Senhor, Samuel!

    Ótima matéria! Top!

    Deus te abençoe grandemente!

    Moair

    Responder
  4. Rosemeire

    Boa tarde. O que vc diz sobre reserva financeira e a pura realidade.!! Nisso ainda penso em outra parábola sobre o homem que encheu os celeiros. Confesso que penso muito em deixar essa reserva mas ainda não sei como administrar essa ” confiança” que não devemos ter na mesma , ainda mais quando se tem filho.

    Responder
    1. Samuel Vinicius

      Ótimo comentário Rosemeire.
      Realmente a parábola sobre o homem que encheu os celeiros fala muito bem sobre a confiança (em Deus ou nas riquezas). De fato existem pontos nas finanças que são delicados e exigem um esforço grande. Acredito que a confiança é um destes.
      Particularmente tento sempre olhar para minha vida financeira e lembrar que, por mais que eu diversifique meus investimentos, tenha reserva financeira, renda passiva, ou tenha bons hábitos financeiros, tudo isso não garante nada, pois grandes imprevistos podem acontecer. Sendo assim somente Deus pode ser meu seguro.

      Responder
  5. Alexandrino Filho

    Cada comentários sobre educação financeira são surpreendentes..
    Parabéns!

    Responder
  6. Tiago

    Verdade isso, Maravilhoso. Porém entrei em uma cilada e acabei me enforcando nas finanças.
    Como recuperar? Pago aluguel, financiei um carro e meu apartamento foi aprovado , devo abandonar algum e perde dinheiro

    Responder
    1. Samuel Vinicius

      Olá Tiago. Para que eu possa te ajudar, preciso que você me dê mais detalhes sobre sua situação: seus financiamentos, dívidas, receitas… Qualquer coisa, envie no email samuel@vamosprosperar.com

      Responder
  7. Nara

    Muito bom o seu estudo, esclarecedor. Mas oque fazer quando seu cônjuge não tem o mesmo pensamento? Obrigada

    Responder
    1. Samuel Vinicius

      Essa boa pergunta possui inúmeras respostas… Algumas delas:

      – Mostrar os benefícios de uma vida financeira baseada na Bíblia com os resultados em sua própria vida, evitando falar de mais e privilegiando fazer mais. Como se diz: contra fatos não há argumentos.
      – Quando precisar falar de algo que aprendeu sobre finanças, tente mostrar o que um educador financeiro falou ao invés de você mesmo falar. Exemplo: se você pretende ensinar seu cônjuge a criar uma reserva de emergência, mostre um vídeo do Youtube sobre isso. Como se diz: santo de casa não faz milagre. Inclusive isso aconteceu com o próprio Jesus, que não realizou muitos milagres em sua cidade devido a incredulidade das pessoas.
      – Orar para que Deus abra os olhos do seu cônjuge: como a própria Bíblia diz: a oração pode muito em seus efeitos.

      Responder
  8. Eliel Ramos

    Excelente artigo.
    Bem esclarecedor e profundo. Deus continue abençoando sua vida família e ministério

    Responder

  9. Marlucia Peixoto Figueiredo

    Gostei muito . Achei muito didático. E além de esclarecer alguns pontos, você me ajudou a dissipar dúvidas de alguns amigos que dizem que Jesus não falava sobre dinheiro. Parabéns!

    Responder
    1. Samuel Vinicius

      Que ótimo Marlucia. De fato, Jesus falou muito sobre dinheiro. Deus te abençoe grandemente.

      Responder
  10. Leandro

    Parabéns samuel estou lendo todo o seu blog rsrsrs, pois estou escrevendo sobre prosperidade, e o que você escreve é muito bem embasado, as pessoas precisam da sabedoria eterna para conduzir a própria vida, e você esta dando esta orientação de maneira clara.

    Deus o abençoe.

    Responder
  11. Claudi

    Texto sem contexto é pretexto. Pois bem: Lucas 14.28. Se lido apenas esse versículo, pode-se dizer que se trata de organização financeira, mas lendo da maneira correta, o capítulo 14. 25-34, vc perceberá que se trata na verdade da vida eterna. É DA VIDA ETERNA QUE SE TRATA, NÃO DE FINANÇAS.

    Responder
    1. Claudi

      Pois bem: Lucas 14.28. Se lido apenas esse versículo, pode-se dizer que se trata de organização financeira, mas lendo da maneira correta, o capítulo 14. 25-34, vc perceberá que se trata na verdade da vida eterna. É DA VIDA ETERNA QUE SE TRATA, NÃO DE FINANÇAS.
      No mais, encontrei algumas divergências. Aconselho sempre ir na palavra do Senhor e ler por completo o sentido.
      Agradeço pelas passagens bíblicas, me ajudou muito.

      Responder
  12. André Senna

    Amei. Muito obrigado, sou pastor batista e amanhã pregarei sobre Marcos,12.41-44. E usarei como material ilustrativo.

    Responder
  13. Thaina Teles

    Obrigada, Samuel! Muitas vezes busco mais o dinheiro do que a Jesus. E seu estudo me ajudou na minha caminhada para essa libertação.

    Deus te abençoe, MUITO.

    Responder
  14. Abel Oliveia da Silva

    O segundo item, foi ensinamento de João Batista e não de Jesus.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *