Oração Para Vida Financeira: 7 Orações Registradas Na Bíblia Sagrada

oração para vida financeira

Se você está a procura de uma oração para vida financeira, chegou ao lugar certo! Isso por que neste artigo irei apresentar 7 orações por questões financeiras registradas nas Sagradas Escrituras.

Então se inspire com essas orações financeiras:

Mas antes, saiba que você também pode ver a versão em vídeo deste artigo:

1. Se eu pedir, o Senhor me ouvirá

E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos.
1 João 5:14,15

Inspirado pelo Espírito Santo, João escreve essa mensagem impactante. Interessante dizer que João tinha autoridade para falar sobre isso. Afinal, a sua própria conversão foi em meio a uma necessidade financeira.

João era sócio de Pedro, André e Tiago numa empresa de pesca (Mateus 4:18-22). Mas seus negócios não estavam num bom dia de trabalho, pois eles não tinham conseguido pescar nada. Mas a história você já conhece, Jesus chega com a providência financeira ordenando que joguem novamente a rede ao mar. Eles obedecem, e acabam pescando tantos peixes que as redes não suportavam e rompiam (Lucas 5:1-10).

2. Me dê sabedoria financeira

Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento.
Tiago 1:5,6

Considero essa a principal oração para vida financeira que devemos fazer: oração por sabedoria financeira. Principal pois a condição financeira que temos é determinada por nossa sabedoria financeira. Ao contrário do que muitos pensam, não é a situação econômica do país que determina nossa condição; Não é uma herança; Não é um diploma! O que determina de fato a nossa condição é a nossa sabedoria financeira.

É claro que a economia, formação acadêmica ou herança influenciam nossas finanças. Mas note algo: influenciar não significa determinar! Existem pessoas com diversos diplomas que estão atoladas em dívidas. Há também gente que recebeu grande herança e perdeu tudo. De igual modo, existem pessoas que moram em lugares extremamente prósperos e vivem na linha da pobreza.

Portanto, devemos fazer o que a Bíblia recomenda: buscarmos a sabedoria com todas as nossas forças, pois ela é o principal:

A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento.
Provérbios 4:7

3. Me faça prosperar

Salva-nos, Senhor! Nós imploramos. Faze-nos prosperar, Senhor! Nós suplicamos.
Salmos 118:25

Muitos teólogos atribuem esse salmo a Davi, que o teria escrito quando restituiu o reino de Israel – tarefa que certamente não foi fácil e que colocou a nação em diversas dificuldades políticas e econômicas.

Como vemos neste salmo, ao buscar por prosperidade (seja espiritual, sentimental ou financeira) devemos sempre recorrer ao Senhor. Pois é Ele quem de fato nos faz prosperar (1 Samuel 2:7).

4. Não me deixe ficar ansioso

Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.
Filipenses 4:6,7

Após pedirmos a sabedoria e prosperidade ao Senhor, é preciso lançarmos sobre Ele toda a nossa ansiedade (1 Pedro 5:7). Evidentemente, isso não é nada fácil. Todavia, existem diversos exemplos bíblicos de pessoas (de carne e osso como nós) que se livraram de suas ansiedades, mesmo diante de grandes dificuldades financeiras.

Paulo disse: “Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece. (Filipenses 4:12,13).

Essa fala revela que Paulo aprendeu o segredo de viver contente e sem ansiedade. E quando digo “aprendeu” é por que (provavelmente) ele não sabia. Ou seja: Paulo aprendeu a não ficar ansioso. Do mesmo modo você também pode aprender, assim como muitos outros personagens bíblicos aprenderam: Davi (Salmos 62:8), Jó (Jó 19:25), Elias (1 Reis 19:4; 1 Reis 19:11)…

5. Me ajude a confiar em Ti

Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza.
Salmos 46:1-3

Depois de lançarmos sobre o Senhor as nossas ansiedades, devemos confiar. Confiar que Ele está conosco (Mateus 28:20). Confiar que Ele nos ajudará (Romanos 8:26-27). Confiar que Ele nos sustentará mesmo que algo (aparentemente) ruim tenha acontecido.

Confiar não significar ficar de braços cruzados diante dos problemas financeiros. Até porque, Deus não costuma fazer aquilo que nós podemos fazer. Um exemplo dessa característica divina pode ser visto quando Jesus ressuscitou Lázaro e mandou que os homens removessem da pedra do túmulo. Só Deus podia ressuscitar; Mas remover a pedra do túmulo estava ao alcance dos homens.

Confiar em Deus significa ser fiel a Deus independentemente do que aconteça, certo que Ele tem o melhor para nos. Assim como diz Romanos 8:28:

E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.
Romanos 8:28

6. Tudo é Teu

Tua é, Senhor, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, Senhor, o reino, e tu te exaltaste por cabeça sobre todos. E riquezas e glória vêm de diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; e na tua mão está o engrandecer e o dar força a tudo.
1 Crônicas 29:11,12

Certamente você já sabe que todas as coisas são de Deus. Mas pense comigo… Na Bíblia está escrito que todos os que creem em Jesus se tornam filhos de Deus (Romanos 8:14).

Não sei você, mas quando morava como meus pais, eu usava a energia elétrica que meu pai pagava; Eu também me deitava na cama que meu comprou; Comia a comida que meu pai comprava; Andava no carro que era dele; Usava os eletrônicos dele; E por aí vai.

Em resumo: tudo que era do meu pai, eu poderia usar. Mais do que apenas usar, tudo que é do meu pai, é meu – pois eu sou herdeiro dele.

Percebe o impacto disso na sua vida financeira? As vezes sofremos por problemas que, se comparados a tudo que nosso Pai Celestial tem, são tão pequenos. Temos que entender que somos herdeiros das coisas celestiais e que temos acesso as riquezas do nosso Pai. Não estou dizendo que você será rico financeiramente por ser filho de Deus. Estou dizendo que podemos recorrer ao nosso Deus quando precisamos de algo, pois Ele tem todas as coisas.

7. Me dê o necessário

Duas coisas peço que me dês antes que eu morra: Mantém longe de mim a falsidade e a mentira; Não me dês nem pobreza nem riqueza; dá-me apenas o alimento necessário. Se não, tendo demais, eu te negaria e te deixaria, e diria: Quem é o Senhor? Se eu ficasse pobre, poderia vir a roubar, desonrando assim o nome do meu Deus.
Provérbios 30:7-9

A partir do momento que percebemos que nosso Pai e dono de todas as coisas, vale considerarmos o que vamos pedir a Deus. É aqui que entra essa oração de Provérbios 30.

Essa oração para vida financeira feita por Agur mexe muito comigo. Não por Agur ter pedido apenas o necessário ao invés de pedir riquezas. Mas sim por Agur se conhecer tão bem, ao ponto de saber que riqueza ou pobreza poderiam impactar negativamente sua vida espiritual.

Isso mexe comigo pois o auto-conhecimento é um dos principais frutos da Educação Financeira Cristã. A medida que nos educamos financeiramente, passamos a nos conhecer melhor, a ver o que realmente importa, quais são nossos objetivos, o que nos afasta deles, bem como quais são os caminhos para alcançá-los.

Digo por experiência própria. Quando comecei a me educar financeiramente, comecei a perceber mais facilmente quais atitudes financeiras me aproximam ou afastavam de Deus e dos meus sonhos financeiros. Daí, bastou a mim moldar minhas atitudes de acordo com meus objetivos.

Mas atente-se para algo: essa oração não condena a riqueza, nem a pobreza. Lembre-se: existem personagens bíblicos fieis que eram pobres e ricos. A mensagem aqui é: devemos nos conhecer suficientemente para sabermos se mais (ou menos) dinheiro nos fará mal ou bem. E mais: devemos ser humildades o bastante para reconhecermos o que somos e buscamos nos desenvolvermos até o ponto em que o dinheiro não interfira negativamente em nossas vidas.

Oração Para Vida Financeira: Conclusão

oração para vida financeira

O objetivo de trazer essas orações é lembrá-lo de que sempre podemos recorrer ao Senhor e lançarmos sobre Ele nossas preocupações. Então siga os exemplos dessas pessoas que oraram ao Senhor por suas finanças. Ore a Deus! Ele quer ouvir seus pedidos. Ele quer te guiar rumo a uma vida financeira mais feliz. Não deixe para depois. Ore hoje mesmo. Ore agora! Ore levando em consideração as orações deste artigo:

  1. Se eu pedir, o Senhor me ouvirá
  2. Me dê sabedoria financeira
  3. Me faça prosperar
  4. Não me deixe ficar ansioso
  5. Me ajude a confiar em Ti
  6. Tudo é Teu
  7. Me dê o necessário

Mas antes de orar, fique sabendo que viu gravei uma aula mais do que especial mostrando como Os 3 Segredos Para Conquistar a Independência Financeira:

Assista aqui a aula gratuita Para Conquistar a Liberdade Financeira. 

 

Se você tem alguma opinião, crítica ou sugestão: deixe seu comentário abaixo.

No mais: forte abraço e fique na paz de Cristo!

12 Comentários

  1. Emerson Madureira Albertini

    Samuel , bom dia !

    a paz do Senhor !

    gosto muito de seus artigos , que Deus lhe abençoe abundantemente !!!

    Responder
    1. Samuel Vinicius

      Bom dia Emerson. A paz do Senhor. Que Deus te abençoe grandemente!

      Responder
    2. Carlos Alan

      Obrigado pelas palavras sábias que eu acabei de ler
      Que Deus abençoe vc 🙏

      Responder
  2. Claudelena De Souza da Silva

    eu amei essa oração
    eu não sabia que era para prosperidade

    Responder
  3. Gustavo Leite

    Olá Samuel, graça e paz do Senhor a ti.
    Venho parabenizar pelo artigo e pelo seu trabalho de divulgar as verdades bíblicas sobre finanças. Foram um divisor de águas em minha vida.

    Continue o trabalho e que Deus abençoe a ti mais e mais.

    Responder
    1. Samuel Vinicius

      Obrigado pela mensagem Gustavo. Fico muito feliz em saber disso. Que Deus te abençoe!

      Responder
  4. viliane.alves08@hotmail.com

    Gratidão! A Deus e a você Samuel Vinicius por me agraciar com está leitura, com está oração e reflexão. Parabéns!!!Muito obrigada!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *