7 Perigos Da Pobreza Segundo A Bíblia: Os Riscos Espirituais E Sociais Da Pobreza

A pobreza é perigosa. Muito perigosa!

Isso parece obvio, mas, se faz necessário dizer, pois, muitos estão a aceitando sem fazerem nada para mudar. Vários são os que estão se acostumando com: o aperto financeiro, o estresse das contas atrasadas, a falta de dinheiro até mesmo para uma alimentação descente achando que, se nasceram pobres (do ponto de vista financeiro), vão (obrigatoriamente) morrerem pobres.

Não! Por mais que existam injustiças sociais e econômicas, por mais que exista a corrupção, por mais que seja difícil furar a barreira da pobreza, nós não vivemos num sistema de castas onde você não pode subir de nível. Prova disso é que existem inúmeros exemplos de pessoas que nasceram pobres, mas que enriqueceram (de forma legal e honesta), inúmeros exemplos de pessoas que furaram a barreira da pobreza!

Não se conforme com a pobreza a ponto de não fazer nada para se livrar dela, pois, a pobreza é EXTREMAMENTE PERIGOSA. Isso não sou eu que falo, é a Bíblia que fala. E aqui, você vai conhecer os 7 Perigos (ocultos) da Pobreza descritos na Bíblia Sagrada. Tais perigos certamente abrirão seus olhos para fugir da miséria.

Mas, caso prefira, fique sabendo que existe uma versão em vídeo deste conteúdo.

Ressalva Importante sobre os Perigos da Pobreza

Toda moeda tem dois lados. Se, por um lado, a pobreza possui perigos que são descritos na Bíblia, por outro lado, a riqueza também possui perigos descritos nas Escrituras. Sendo assim, eu também publiquei um artigo apresentando os perigos da riqueza, de modo que o conteúdo de um vídeo, complementa o conteúdo do outro.

Outro ponto importante: a intenção aqui não é denigrir pobres nem ricos. A intenção é apresentar os fatos, o objetivo é mostrar os perigos da pobreza e da riqueza (como faço no outro vídeo).

Acredito sim que você deve procurar sair da pobreza, mas também penso que você deve ter cuidado com a riqueza. O ideal é que nem a pobreza nem a riqueza material sejam pedras de tropeço para sua prosperidade espiritual. Nesse sentido, Agur fez uma oração impactante em Provérbios 30:7-9. Ele pediu o seguinte ao Senhor: […] não me dês nem a pobreza nem a riqueza; dá-me o pão que me for necessário; para não suceder que, estando eu farto, te negue e diga: Quem é o SENHOR? Ou que, empobrecido, venha a furtar e profane o nome de Deus – Provérbios 30:7-9.

Por fim, observe que: pobreza e riqueza não são pecados, porém, tais estados podem contribuir para condutas pecaminosas. A pobreza pode contribuir para que pessoas cometam furtos. E a riqueza pode contribuir para que alguém negue ao Senhor.

7 Perigos da Pobreza segundo a Bíblia
7 Perigos da Pobreza segundo a Bíblia

1° perigo da pobreza: Pobres são evitados

Os pobres são evitados até por seus vizinhos, mas os amigos dos ricos são muitos.

Provérbios 14:20

Esse assunto pode ser um pouco delicado, então: atenção. Note que esse versículo não está falando como as coisas deveriam ser. Ele não está dizendo como Deus gostaria que a humanidade agisse. Não! O provérbio descreve como as coisas de fato são! Ele diz como os pobres realmente são trados – e a verdade é que eles são evitados, até por seus vizinhos.

É provável que você, ou já evitou alguém que sempre recorria a você pedindo coisas, ou já foi evitado por ser esse alguém que sempre pede coisas. Não deveria ser assim. Não deveria, mas é! As pessoas desprezam o pobre:

O pobre é desprezado por todos os seus parentes, quanto mais por seus amigos! Embora os procure, para pedir-lhes ajuda, não os encontra em lugar nenhum. É o que diz Provérbios 19:7.

Por outro lado, “a riqueza traz muitos amigos”, confirme verificamos em Provérbios 19:4a.

Sim, é claro que podemos questionar a qualidade dos amigos da riqueza, mas é fato: riqueza traz muitos amigos, e até o amigo do pobre o abandona, conforme complementa a parte B de Provérbios 19:4.

Evidentemente, Deus não deseja que seus fiéis ajam assim. Pelo contrário! Inclusive, o próprio Jesus ordenou: “Dê a quem lhe pede, e não volte as costas àquele que deseja pedir-lhe algo emprestado”, Mateus 5:42. Entretanto, a maioria não segue os mandamentos divinos. A maioria evita o pobre. E você, obviamente, não quer ser evitado.

2° perigo da pobreza: Pobres são ignorados

Mais que apenas evitado, o pobre é ignorado! Salomão observou este fato e o registrou no livro de Eclesiastes:

Havia uma pequena cidade, de poucos habitantes. Um rei poderoso veio contra ela, cercou-a com muitos dispositivos de guerra.
Ora, naquela cidade vivia um homem pobre mas sábio, e com sua sabedoria ele salvou a cidade. No entanto, ninguém se lembrou daquele pobre.
Por isso pensei: Embora a sabedoria seja melhor do que a força, a sabedoria do pobre é desprezada, e logo já não se dá atenção às suas palavras.

Eclesiastes 9:14-16

Diante de tal relato, traga à memória: quantos pobres funcionários são ignorados por seus empregadores? Quantos pobres são ignorados por políticos? Quantos pobres são ignorados até mesmo por outros pobres ou mesmo por algumas igrejas?

Você não quer ser ignorado, ninguém quer! Então, é preciso fugir da perigosa pobreza.

3° perigo: Pobres perdem sua produção

A lavoura do pobre produz alimento com fartura, mas por falta de justiça ele o perde.

Provérbios 13:23

A força de trabalho do pobre é capaz de produzir muito lucro. Sua terra e seus bens também. Todavia, muito do que ele produz é perdido. Boa parte do lucro gerado é dissipado pela falta de justiça.

É… Há muita injustiça para com o pobre: corrupção, abuso de poder, violência, falta de saneamento básico e alta carga tributária são exemplos.

Entretanto, do mesmo modo que o pobre sofre pelas ações injustas cometidas pelos outros, ele também sofre pela injustiça que ele próprio comente para si.

Veja, o pobre pode produzir muito trabalhando arduamente num negócio honesto e lucrativo. Porém, pode perder o resultado de tal produção em decisões financeiras tolas.

Te contarei algo que recentemente ouvi que exemplifica bem o que estou dizendo:

Um amigo que estava reformando sua casa, me disse que estava espantando com o valor cobrados por todos os pedreiros, ajudantes e empresas. Ele disse que tudo era muito caro. Mas, o que mais o surpreendeu foi como que (boa parte dos trabalhadores que ele contratou) desperdiçavam o dinheiro que recebiam.

Ele alegou que a maioria dos que trabalharam em sua reforma recebiam na sexta-feira, gastavam tudo enchendo a cara durante o fim de semana, e chegavam ainda embriagados na segunda-feira para o trabalho.

Ao ouvir isso, logo lembrei desse provérbio: A lavoura do pobre produz alimento com fartura, mas por falta de justiça ele o perde (Provérbios 13:23).

4° perigo da pobreza: Pobres são arruinados pela pobreza

A riqueza dos ricos é a sua cidade fortificada, mas a pobreza é a ruína dos pobres.

Provérbios 10:15

Do mesmo modo que dinheiro chama mais dinheiro, pobreza financeira chama mais pobreza. Como diz Salmos 42:7: um abismo chama outro abismo – e isto é verdade tanto para o bem, quanto para o mal.

As implicações desse fato podem ser observadas em todas as esferas. Veja, países mais pobres geralmente possuem uma expectativa de vida menor. Pessoas pobres, geralmente, estão sujeitas a uma alimentação menos saudável e assim a desenvolverem mais doenças. O pobre tende a morar mais longe do trabalho, precisando assim enfrentar mais tempo no trânsito, ficando mais exposto a poluição, estresse e ainda tendo que dormir menos para conseguir chegar na hora certa.

Infelizmente, a pobreza é a ruína dos pobres.

Precisamos abrir nossos olhos para a seguinte realidade financeira. A realidade de que o dinheiro é uma (baita) proteção contra muitos perigos dessa vida. Isso é o que a Bíblia afirma em Eclesiastes 7:12a: A sabedoria oferece proteção, como o faz o dinheiro […].

Como dinheiro é uma proteção, se você não o tem, se você está na pobreza, você estará menos protegido e mais suscetível a ruína. Sim, a pobreza é perigosa.

5° perigo da pobreza: Pobres são oprimidos

Tem coisa que quando lemos na Bíblia quase que não acreditamos. Como assim a Bíblia diz isso!? Te mostrarei um destes versículos agora. Confira:

Se você vir o pobre oprimido numa província e vir que lhe são negados o direito e a justiça, não fique surpreso; pois todo oficial está subordinado a alguém em posição superior, e sobre os dois há outros em posição ainda mais alta.

Eclesiastes 5:8

Na época que Salomão escreveu este texto o pobre já era oprimido. Opressão que continua até os dias de hoje. Sim, existe um sistema de subordinações que implicam as pessoas exploração e opressão aos inferiores.

Tal exploração pode ser feita por:

  • Governantes (Isaías 10:1-2)
  • Falsos religiosos (Marcos 12:38-40)
  • Insensatos (Isaías 32:6-7)
  • Ímpio (Salmos 37:14-15)
  • E até por quem já foi pobre e enriqueceu (Provérbios 28:3)

A lista dos que podem oprimir o pobre parece não ter fim. Você quer ser oprimido? Claro que não, então evite a pobreza.

6° perigo da pobreza: Pobres são dominados pelos ricos

O rico domina sobre o pobre; quem toma emprestado é escravo de quem empresta.

Provérbios 22:7

Atualmente, é quase impossível o pobre não recorrer a dívida. Ele terá que, um dia, financiar a compra do seu celular, eletrodomésticos, carro, casa e etc.

Porém, existe uma verdade bíblica que muitos ignoram. A verdade de que dívida é uma escravidão que faz o pobre ser cada vez mais dominado pelo rico.

Cada centavo devido representa mais juros que o pobre precisará pagar. Juros estes que minarão ainda mais as finanças do pobre e farão o rico cada vez mais rico.

Para comprovar tal fato, basta ver o lucro dos grandes bancos. Veja o lucro do Itaú, Bradesco, Santander. Se a economia está boa, eles lucram. Se o país está em crise, eles continuam lucrando.

Se você quer sair da pobreza e de seus perigos: evite ser dominado, evite empréstimos e financiamentos – eles podem te escravizar.

7° perigo da pobreza: Pobres são maltratados

Além de dominados, os pobres podem ser maltratados. Confira:

O pobre fala com súplicas, porém o rico responde com durezas.

Provérbios 18:23

Diferenças financeiras influenciam os relacionamentos da sociedade.

A pobreza cria uma situação de vulnerabilidade, onde as pessoas precisam se humilhar clamando por misericórdia. Infelizmente, tal clamor é recebido com grosserias. Se você já passou (ou está passando) por uma situação financeira difícil e teve que recorrer a terceiros, você sabe muito bem o que estou dizendo.

Quem precisa recorrer a familiares e amigos pedindo ajuda financeira, geralmente, ouvi muita coisa que não gostaria de ouvir: humilhação, indelicadeza e julgamento.

Não! Não é dessa forma que Deus deseja que as pessoas ajam. Mas, é assim que elas fazem e a Bíblia não nos omite a verdade. Então, evite ser mal tratado. Evite a pobreza!

Os 7 Perigos da Pobreza revelados na Bíblia Sagrada:

7 Perigos da Pobreza segundo a Bíblia
7 Perigos da Pobreza segundo a Bíblia
  1. Pobres são evitados
  2. Pobres são ignorados
  3. Pobres perdem sua produção
  4. Pobres são arruinados pela pobreza
  5. Pobres são oprimidos
  6. Pobres são dominados pelos ricos
  7. Pobres são maltratados

Você não quer nada disso, nem pra você, nem para seus filhos, cônjuge, irmãos ou pais. Então, faça o que puder para fugir da pobreza de forma honesta e legal. Não, estou falando que você deve ser um bilionário ou coisa do tipo. Mas, ficar na pobreza não é nada bom!

Então, se você deseja sair da pobreza, aumentar sua renda e assim ter uma vida mais digna, acesse o link abaixo e assista a palestra onde revelo três chaves para fugir da pobreza:

No mais: forte abraço, fique na paz do Senhor e até a próxima!

2 Comentários


  1. Louvado seja Deus por sua vida. Realmente seus posts tem mudado meus pensamentos e grandes coisas Deus já está fazendo em minha vida.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *