5 CHAVES DE PROSPERIDADE (segundo a Bíblia) | a 5° é a mais surpreendente!

Dinheiro, riqueza e prosperidade são assuntos delicados que, muitas vezes, são usados de maneira (um tanto quanto) leviana nos ambientes eclesiásticos.

Alguns pregam que, se você acreditar e ter fé, você vai (sem dúvida) prosperar! Evidentemente, a fé é importante. Mas, convenhamos: a fé não é o único ingrediente da prosperidade.

Existem também aqueles que pregam que os filhos de Deus devem ser prósperos, Afinal, Deus é o dono do ouro e da prata, logo, um filho d’Ele deve herdar as bençãos do Pai e comer o melhor dessa terra. Tal pensamento é uma das bases da conhecida Teologia da Prosperidade.

É evidente que Deus é o dono de tudo, porém, sejamos francos: a Bíblia apresenta diversos exemplos de filhos fieis, de cristãos devotos e herois da fé que não foram tão prósperos assim, do ponto de vista financeiro.

Em contrapartida, existem aqueles que falam em seus sermões que você não pode ser rico. Eles dizem que os ricos arderão no mármore do inferno. Afirmam que, quanto mais pobre você for, mais “humilde” e próximo de Deus estará. Costumo denominar esse tipo de pensamento como a Teologia da Pobreza.

Na minha opinião, tanto a Teologia da Prosperidade, quanto a Teologia da Pobreza, apresentam fragilidades teológicas que eu já abordei em vídeos específicos que deixarei lançado ao final deste e na descrição.

Mas então, qual é a real visão Bíblica? Prosperidade é uma promessa de Deus para seus filhos? O cristão fiel deve ser próspero?

Observação: caso prefira, saiba que existe uma versão em vídeo deste conteúdo no YouTube.

O cristão fiel deve ser próspero?

Sendo direto, a Bíblia não promete prosperidade financeira pra ninguém – nem mesmo para cristãos fieis. Isso significa que não é pelo fato de seguir os princípios bíblicos que você deve exigir de Deus riqueza financeira. O que a Bíblia promete é que teremos as nossas necessidades supridas, conforme vemos no Livro de Filipenses: O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus (Filipenses 4:19).

Por outro lado, não podemos negar: aquele que segue os princípios financeiros contidos nas Escrituras Sagradas, estará muito mais perto da prosperidade espiritual, familiar e também da prosperidade financeira do que aquele que não segue. Também não podemos negar que a Bíblia ensina como o cristão deveria ganhar, gastar, poupar, investir e doar dinheiro. Se você seguir tais ensinamentos, a tendência é que você tenha (sim) uma vida mais próspera.

Ou seja, apesar da Bíblia não te prometer prosperidade financeira, ela apresenta ensinamentos que, se você conhecer e seguir, a tendência é que você prospere.

Como imagino que você gostaria de ter uma vida mais próspera, veremos agora 5 importantes princípios bíblicos para prosperar:

1° Princípio De Prosperidade: Diligência

A Bíblia fala muito sobre diligência. E, geralmente, ela toca nesse assunto se referindo à consistência e ao trabalho duro. Veja um exemplo do que estou falando: As mãos preguiçosas empobrecem o homem, porém as mãos diligentes lhe trazem riqueza (Provérbios 10:4).

Veja essa afirmação bíblica e analise as pessoas ao seu redor. Veja quais são prósperas e quais não são. É certo que você notará que todos os amigos preguiçosos não são prósperos. Eu mesmo, nunca vi um preguiçoso prosperar, nunca vi! Em contrapartida, já vi muitos (que saíram da miséria, da pobreza) e criaram verdadeiros impérios por meio do trabalho duro e consistente. É… A Bíblia como sempre está certa: trabalho diligente enriquece, e a preguiça empobrece!

Mas, continuemos analisando os preguiçosos ao nosso redor. Análise e note que, muitos preguiçosos são sonhadores. Eles sonham com uma vida melhor, sonham em fazer viagens, terem bons salários, bons carros e etc. Pois é, eles sonham muito, mas não realizam nada. Salomão constatou isso e escreveu: O preguiçoso deseja e nada consegue, mas os desejos do diligente são amplamente satisfeitos (Provérbios 13:4).

Até agora, nossa conversa te conduziu a avaliar os outros, mas agora, serei um pouco mais individual, falarei mais diretamente com você. E o que quero falar com você é que (apenas) desejar não te levará a lugar nenhum. O que vai te levar para algum lugar é o trabalho duro e consistente, estes (sim) sempre vão gerar bons resultados – tanto que Provérbios 14:23 afirma: “Todo trabalho árduo traz proveito, mas meras palavras levam apenas à pobreza”.

Você pode ficar planejando, pode passar horas imaginando estratégicas para prosperar, e até mesmo estudando todas as possibilidades existentes. Essas coisas são importantes, elas te mantêm em movimento. Entretanto, mais importante do que estar nesse tipo de movimento, é agir, e partir para ação e fazer acontecer!

Nesse sentido, o autor do livro Hábitos Atómicos fez uma distinção interessante sobre movimento e ação que é importante você entender. Ele escreveu:

A diferença entre estar em movimento e agir. […] Quando você está em movimento, está planejando, criando estratégias e aprendendo. São todas coisas boas, mas não produzem um resultado. A ação, por outro lado, é o tipo de comportamento que produzirá um resultado. Se eu descrever 20 ideias para artigos que quero escrever, isso é movimento. Se eu realmente me sentar e escrever um artigo, isso é ação. Se eu procurar um plano de dieta melhor e ler alguns livros sobre o assunto, isso é movimento. Se eu realmente comer uma refeição saudável, é ação. Às vezes o movimento é útil, mas nunca produzirá um resultado por si mesmo.

Livro Hábitos Atómicos

Você precisa agir diligentemente! O mundo está cheio de sonhadores, o que precisamos mesmo são de realizadores!

2° Princípio Bíblico Para Prosperar: Busque A Deus

Buscar a Deus anda de mãos dadas com a diligência, pois, essa busca deve ser uma constante em sua vida, se você quer que as bênçãos de Deus também sejam constantes.

Foi isso que Ezequias fez […]. Ele fez o que era bom e certo, e em tudo foi fiel diante do Senhor, do seu Deus. Em tudo o que ele empreendeu no serviço do templo de Deus e na obediência à lei e aos mandamentos, ele buscou o seu Deus e trabalhou de todo o coração; e por isso prosperou (2 Crônicas 31:20-21).

O final desses versículos me chamam muita atenção: ele buscou o seu Deus e trabalhou de todo o coração; e por isso prosperou. Isso é muito forte. Se nós buscarmos a Deus, e se trabalharmos com dedicação, e de todo coração, será muito provável que venhamos prosperar.

Complementando a isso, o salmista afirma: aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores é feliz. Não apenas feliz, ele é como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera (Salmos 1:3).

A distância de Deus é altamente empobrecedora! Longe de Deus e perto do pecado, você certamente empobrecerá. Ora, a mentira, o roubo, a desonestidade, a prostituição, a fofoca, a infidelidade, o abuso de álcool e drogas: podem até trazer prazer momentâneo, mas, não traz prosperidade duradoura, afinal, o pecado tem consequências terríveis. Algumas consequências são vistas na terra, outras serão observadas na eternidade. O fato é que a conta, cedo ou tarde, chegará. E como sabemos, o salário do pecado é a morte. E morte não combina com prosperidade. Sim, o único caminho para a prosperidade duradoura, é a busca de Deus em tudo.

3° Princípio Bíblico Para Prosperar: Busque A Justiça

Há uma fala, atribuída a Davi, que considero extraordinária, ele disse: Já fui jovem e agora sou velho, mas nunca vi o justo desamparado, nem seus filhos mendigando o pão (Salmos 37:25).

Se você quer prosperar, se quer que seus negócios e filhos prosperem: seja justo! Justo com as pessoas, justo nos negócios, justo na sua administração financeira, justo em tudo.

Infelizmente, conheço “cristãos” injustos. Eles fazem gato na energia elétrica, não devolvem o troco dado para mais, não são bons contribuintes, mentem e enganam. O fato é que todos esses “meio cristãos” que conheço possuem uma vida financeira péssima: vivem endividados, recebem pouco e sempre estão cheios de privações financeiras.

Também conheço pessoas injustas que, aparentemente, eram prósperas financeiramente. Gente que abriu cassino ilegal e que estava bem financeiramente. Porém, depois de um bom tempo, a policia investigou e acabou o prendendo. Isso me faz lembrar o que Salomão escreveu: “o salário do justo traz vida, mas a renda do ímpio traz castigo (Provérbios 10:16). De fato, a renda do ímpio sempre trará castigo, ou na terra, ou no céu.

No sermão do monte, Jesus disse que aqueles que têm fome e sede de justiça são felizes (Mateus 5:6). E o salmista afirmou que os justos viverão na presença de Deus (Salmos 140:13). Portanto, fique sabendo: justiça e honestidade são pré-requisitos para uma prosperidade duradoura, ou seja, uma prosperidade que dure tanto aqui, como na eternidade.

4° Princípio De Prosperidade: Guarde Os Mandamentos

Davi, perto de sua morte, deixou sábios conselhos para seu filho Salomão: Obedeça ao que o Senhor, o seu Deus, exige: Ande nos seus caminhos e obedeça aos seus decretos, aos seus mandamentos, às suas ordenanças e aos seus testemunhos, conforme se acham escritos na Lei de Moisés; assim você prosperará em tudo o que fizer e por onde quer que for (1 Reis 2:3).

Devemos guardar os mandamentos e andar nos caminhos de Deus pelo simples fato de amarmos ao Senhor. Todavia, é fato, seguir os mandamentos divinos pode nos levar à uma vida de prosperidade.

Lembro-me que estava ministrando um curso de finanças à luz da Bíblia e um amigo, que não era cristão, estava participando. Ao final de uma aula, ele me disse: Samuel, tudo isso que a Bíblia ensina sobre dinheiro é muito real e verdadeiro; tão real que, mesmo que a pessoa não acredite em Deus, mas siga esses princípios, ela vai prosperar.

Refleti sobre essa fala e notei que os princípios financeiros mencionados na Bíblia podem gerar prosperidade (pelo menos terrena) até mesmo para aqueles que não conhecem a Deus. Se uma pessoa, mesmo não sendo cristã, ganhar dinheiro de forma justa (como a Bíblia diz), trabalhar diligentemente (como a Bíblia diz), não gastar todo seu salário, poupar parte, investir com inteligência e ajudar o próximo (tão como a Escritura aconselha): o mais provável é que ela prospere (e muito) nessa terra.

Portanto, você precisa conhecer os ensinamentos financeiros bíblicos. É preciso colocar ênfase nisso, pois, mesmo tendo nascido num lar cristão, demorei muito para entender que a Bíblia é o maior manual de finanças pessoais que existe no mundo. Ei… Não perca tanto tempo como eu perdi. Conheça os ensinamentos bíblicos

5° Princípio Para Prosperar: Aprenda A Receber

Esse princípio mudou a minha vida e acredito que também mudará a sua. Confira um dos versículos dá base para ele:

Deem, e lhes será dado: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem, também será usada para medir vocês.

Lucas 6:38

Observe que o versículo revela os dois lados de uma mesma moeda: o dar e o receber!

Não tem como dar, sem antes receber. E aquele que dá, também recebe. Ou seja, se você quer ser um bom doador, você precisa aprender a ser um bom recebedor.

Antes de conhecer essa verdade bíblica, eu não gostava de receber nada. Quando alguém me oferecia algo, eu falava: não precisa, não se preocupe, não se incomode. O mesmo acontecia quando me davam algum presente, eu sempre falava que não precisava se incomodar. Quando alguém me elogiava falando que eu estava bem vestido, por exemplo, eu devolvia o elogio falando: que isso, você que está bem vestido.

Percebe o quão destrutivo tal mentalidade pode ser? Se nunca estamos receptivos para receber, a tendência é que venhamos a receber cada vez menos. As pessoas perceberão que não somos bons recebedores. E para piorar, até mesmo o mundo espiritual, não nos dará nada.

Imagine, se Deus virasse pra você e falasse: vou te dar o meu filho, meu único filho, pra você. Aí você respondesse: que isso Senhor, não precisa. Não se incomode.

Se isso acontecesse, você nunca seria salvo!

Ei… o Senhor quer nos dar muitas coisas, Ele tem bons planos para nós. Mas, para recebermos é preciso sabermos receber. Então, pelo amor de Deus, comece a aprender a receber. Aprenda a receber desde as coisas menores às maiores. Aprenda a ser elogiado sem precisar devolver o elogio. Aprender a receber promoções no trabalho. Aprenda receber as bênçãos de Deus!

Como disse no começo, aqui é uma moeda de dois lados: o dar e o receber, logo, você também precisa aprender a dar. Porém, aqui resolvi enfatizar o receber, pois, vejo que ele é pouco falado.

5 Chaves Bíblicas Para Uma Vida Mais Próspera: Conclusões

CHAVES DE PROSPERIDADE

Aí estão as 5 chaves bíblicas para uma vida mais prospera:

  • 1° Seja Diligente: Pois, trabalho duro e consistente gera prosperidade.
  • 2° Busque a Deus: Afinal, tendemos a nos tornar parecidos com aqueles que andamos. Como Deus é prospero, ao busca-lo, tenderemos a ser prósperos também.
  • 3° Busque a Justiça: Assim, evitaremos as consequência trágicas e emprobrecedoras geradas por uma vida injusta.
  • 4° Guarde os Mandamentos: Pois, a vontade de Deus é boa perfeita e agradável.
  • 5° Aprenda a Receber: Até porque, dificilmente, alguém prospera sem aprender a receber.

A Bíblia apresenta uma infinidade de princípios que, se seguidos, podem te prosperar, tais como: planejamento, poupança e investimento, reserva de segurança, contribuições, honra a Deus, entre outros. Mas, aqui achei por bem apresentar esses 5 princípios, pois, penso que eles geraram Benícios em diversas extraordinários áreas da sua vida, incluindo, a área mais importante que a espiritual.

Se essa mensagem foi útil para você, também será para outras pessoas, então, compartilhe. Envie nos seus grupos de WhatsApp, compartilha no Instagram, Facebook e etc. Assim, mais pessoas poderão conhecer esses princípios bíblicos.

Se você deseja aumentar a sua renda e conquistar a independência financeira, acesse o link abaixo e confira a palestra especial onde revelo como fazer isso por meio de princípios bíblicos:

Confira a palestra especial 3 Chaves Para A Independência Financeira.

No mais: forte abraço, fique na paz do Senhor e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *