Ricos e Fiéis do Novo Testamento: Prosperidade Não é Apenas para Judeus do Antigo Testamento

Ser rico não é pecado! Inclusive, na Bíblia encontramos vários exemplos de cristãos fiéis que foram extremamente ricos. Falando isso, você pode logo pensar em pessoas como Abraão, Isaque, Jacó e Davi. Sim, eles foram fiéis e extremamente ricos. Mas, hoje quero te apresentar ricos e fiéis do Novo Testamento.

Faço questão de apresentá-los, pois muitos pensam que só havia fiéis ricos no Antigo Testamento. Muita gente acredita que a prosperidade (aliada a uma vida de fé) foi destinada exclusivamente aos judeus da Antiga Aliança. Consequentemente, pensam que, para ser um cristão fiel hoje, é preciso ser pobre.

É fato, quem pensa assim, nunca vai prosperar. Afinal, na mente dessa pessoa, prosperidade é sinal de infidelidade.

Não! Definitivamente, isso não é verdade! E a prova é que a Bíblia apresenta muitos exemplos de pessoas extremamente ricas e fiéis no Novo Testamento. E hoje vou te apresentar 5 exemplos de cristãos ricos e fiéis do Novo Testamento.

1ª pessoa rica e fiel do Novo Testamento: José de Arimatéia

Os relatos bíblicos dizem claramente que José de Arimatéia era rico, Mateus 27:57 faz tal afirmação. Além disso, ele era um membro de destaque do sinédrio, que era uma instituição composta por líderes da sociedade, que tinha como função principal julgar o povo judeu, de acordo com a lei de Moisés e as tradições judaicas.

Sim, José de Arimatéia era rico, mas o que revela a sua fidelidade a Jesus?

Quando Jesus foi crucificado, José de Arimatéia doou seu túmulo para o sepultamento de Cristo. Este fato, revela que ele realmente era rico, pois nem todos naquela época tinham condições de ter em seus próprios túmulos.

Mais que apenas demonstrar riqueza financeira, este fato demonstra fidelidade a Cristo.

Pense comigo… José fazia parte do sinédrio. Sinédrio este que votou pela crucificação de Jesus. Ou seja, quando José pede o corpo de Cristo para sepultá-lo em seu próprio túmulo, ele está publicamente se posicionando contra a decisão do sinédrio que, como eu disse, era composto por líderes importantes daquela sociedade.

Percebe como essa atitude revela grande fidelidade? Ao tomá-la José de Arimatéia coloca até mesmo sua vida em risco. Afinal, os integrantes do sinédrio não ficariam nada satisfeitos com a sua atitude.

Atenção: algumas ressalvas se fazem necessárias.

É preciso dizer que na Bíblia existem ricos fiéis e ricos e infiéis. Do mesmo modo que existem pobres fiéis e pobres e infiéis. Logo, o objetivo aqui não é dizer que ricos são fiéis. O objetivo é dizer que é (sim) possível ser rico e ser um cristão fiel.

Outra ressalva importante: se você é rico ou pretende ser, tenha cuidado (muito cuidado) com o amor ao dinheiro, afinal, tal amor é a raiz de toda sorte de males, como afirma 1 Timóteo 6:10.

É claro que quem não é rico também precisa ter cuidado com o amor ao dinheiro. Mas, convenhamos, quem tem muitos bens, geralmente, está mais suscetível a ser seduzido pelo poder ilusório das riquezas.

Feito tais ressalvas, vamos para o segundo exemplo de pessoa rica e fiel.

2ª pessoa rica e fiel do Novo Testamento: Centurião de Cafarnaum

Alguns centuriões foram mencionados nas Escrituras Sagradas. Este Centurião em específico é aquele que se achega a Jesus pedindo a cura do seu criado que estava paralítico. Ouvindo isto, Jesus se dispõe a ir à casa do Centurião, porém, o Centurião se achando indigno de receber o mestre, pede que Jesus diga somente uma palavra para que seu criado seja curado.

Jesus se maravilha com a fé desse centurião e diz que nem mesmo em Israel encontrou tanta fé (Mateus 8:5-13).

Para entendermos a riqueza e a fidelidade desse centurião, é preciso entendermos o que é um centurião.

A grosso modo, podemos dizer que centurião era um cargo semelhante ao de um capitão do exército, sendo que no Império Romano o Centurião era responsável pelo comando de um grupo de até 100 soldados.

O Centurião era fundamental para o império romano. Era por meio dele que o império poderia controlar as regiões dominadas mantendo a ordem e cobrando os devidos impostos.

Somente com essas informações já é possível imaginarmos que o Centurião de Cafarnaum era alguém rico. Essa ideia ganha ainda mais força quando vemos em Lucas 7:5 que ele edificou uma sinagoga. Ora, edificar uma sinagoga não era barato. E outra, se dispor a edificar uma sinagoga, é um sinal de fé.

De fato, os relatos bíblicos nos conduzem à conclusão que este Centurião, além de ser rico, também era um cristão fiel. Pois, ele se compadeceu do seu criado, financiou a construção de uma sinagoga e ainda demostrou uma fé surpreendente a Jesus.

3ª pessoa rica e fiel do Novo Testamento: O Centurião Cornélio

O outro Centurião rico e fiel mencionado nas Escrituras é Cornélio.

Em Atos 10:2, a Bíblia o apresenta da seguinte forma: piedoso e temente a Deus com toda a sua casa, e que fazia muitas esmolas ao povo e de contínuo orava a Deus.

Particularmente, fico maravilhado ao ver pessoas ricas que são piedosas e tementes a Deus. Cornélio era uma pessoa assim, tanto que a Bíblia deixa claro que as orações desse Centurião estavam subindo. Mas, além de suas orações, suas esmolas também subiam aos céus, confira comigo:

Cerca da hora nona do dia, viu claramente em visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e lhe dizia: Cornélio!
Este, fitando nele os olhos e atemorizado, perguntou: Que é, Senhor? O anjo respondeu-lhe: As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus;

Atos 10:3-4

Aqui fica uma lição poderosa para você e para mim: a nossa forma de lidar com o dinheiro também pode subir para memória diante de Deus, a nossa relação com dinheiro pode sim ser uma expressão de adoração e de amor a Deus.

Com isso é fácil percebermos: Cornélio era rico e também era fiel.

Vamos agora ao quarto exemplo de riqueza e fidelidade, mas antes, peço que me siga no Instagram.

4ª exemplo de riqueza e fidelidade do Novo Testamento: mulheres apoiadoras de Cristo

No evangelho de Lucas, podemos ver exemplos de mulheres ricas que se tornaram cristãs e assim passaram a apoiar o ministério Jesus com os seus bens, confira:

E aconteceu, depois disto, que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e os doze iam com ele, E algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; E Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com seus bens.

Lucas 8:1-3

Como o texto bem diz, Maria Madalena, Joana, Suzana e muitas outras mulheres se tornaram seguidoras e mantenedoras de Cristo após serem curadas.

Note que elas foram de grande ajuda ao Ministério de Cristo apoiando com seus bens. Mais do que isso, elas foram fiéis a Cristo. Como exemplo dessa fidelidade podemos citar inclusive que Maria Madalena foi a primeira pessoa a ver Jesus após a sua crucificação e ressureição.

5ª exemplo de riqueza e fidelidade do Novo Testamento: o Eunuco Etíope

Em Atos dos Apóstolos está registrado o encontro de Felipe com o Eunuco Etíope:

E levantou-se, e foi; e eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros, e tinha ido a Jerusalém para adoração […]

Atos 8:27

O Eunuco Etíope era um oficial da corte, mas, não era qualquer oficial: ele era um dos principais funcionários da Rainha dos etíopes – tanto que a Bíblia se refere a ele como mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros.

Estamos diante de alguém que tem um cargo importante. Mas, além disso, o texto diz que ele foi a Jerusalém para adoração. Sem contar que, na volta de Jerusalém, Felipe encontra o eunuco lendo o livro de Isaías. Nesta ocasião, Felipe explica o texto, o eunuco recebe a palavra, e é batizado em seguida.

Não temos mais registros deste eunuco etíope, mas tudo leva a crer que ele permaneceu fiel.

Ricos e Fiéis do Novo Testamento: conclusão

Ricos e Fiéis do novo Testamento
Ricos e Fiéis do novo Testamento

Esses são os 5 exemplos de Pessoas Ricas e Fiéis do Novo Testamento:

  1. José de Arimatéia
  2. Centurião de Cafarnaum
  3. Centurião Cornélio
  4. Mulheres apoiadoras de Cristo
  5. Eunuco Etíope

Com esses exemplos quero que fique claro: é sim possível ser rico e ser fiel; é sim possível ter uma boa condição financeira e honrar a Deus com essa condição; é sim possível ser próspero financeiramente e não fazer do dinheiro um Deus.

Mas atenção: não estou dizendo que o cristão fiel deve ser rico. Não estou dizendo que, por ser um cristão fiel, você deve enriquecer ou que você deve exigir de Deus riqueza.

Estou dizendo o seguinte: se você é cristão e é rico você pode (e deve) ser fiel, assim como os exemplos que vimos aqui.

Então, se você deseja trilhar esse caminho de prosperidade financeira dentro da fidelidade Cristã, acesse o link abaixo e assista à Palestra Gratuita onde revelo 3 Segredos Para Conquistar a Independência Financeira:

Assista aqui a Palestra Gratuita 3 Segredos para a Liberdade Financeira.

Se você tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário logo abaixo.

Forte abraço, fique na paz do Senhor e até a próxima.

3 Comentários



  1. Louvado seja Deus,

    Renovando minha mente a cada leitura, bem como, praticando tudo que estou sendo ensinado aqui.

    Deus abençoe!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *