Tudo o que Ele Faz Prospera (Salmos 1:3): Chaves Para Prosperar Em Tudo!

Tudo o que ele faz prospera! Salmos 1:3b

O primeiro capítulo do livro de Salmos apresenta uma pessoa que é prospera em tudo que faz: é prospera no trabalho; no casamento; nos seus relacionamentos; na sua vida espiritual; em seus projetos; e prospera até mesmo financeiramente.

Tudo (absolutamente tudo) o que ele faz prospera!

Mas, por que ele prospera? O que esse homem faz para prosperar?

Saiba que o sucesso deixa pistas. E as pistas do sucesso desse prospero homem estão descritas nas Escrituras Sagradas para que você e eu venhamos conhecê-las e aplicá-las em nossas vidas.

Continue lendo e conheça As Chaves Para Prosperar Em Tudo (Salmos 1:3)!

Mas, fique sabendo: existe uma versão em vídeo deste conteúdo publicada no Youtube.

Salmos 1:1-3

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores;
antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite.
Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará.

Salmos 1:1-3

Bem-aventurado

O Salmo diz: “Bem-aventurado”. Bem-aventurado significa feliz. Sim, o homem deste Salmo é feliz e prospero! E quem não quer isso? Quem não quer ser feliz? Quem não quer ser prospero? Todos querem, mas poucos possuem!

Mas, a Bíblia diz o que gera prosperidade e o que não gera.

O que não gera prosperidade?

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores;

Salmos 1:1-2

Saber o que fazer nem sempre é fácil ou obvio. Qual profissão você deve seguir para prosperar: ser contador ou advogado? Não sei! Alguns se darão melhor numa, outros em outra!

Todavia, saber o que não deve fazer, geralmente, é bem mais fácil e obvio. Você não deve ser traficante! Não deve se prostituir!

O que você não pode fazer caso queira prosperar?

Você não deve se associar com três tipos de pessoas: os ímpios, pecadores e escarnecedores.

Os ímpios

Muitos pensam que ímpio é quem não acredita em Deus. Bem, mas, como a própria palavra diz, ímpio é quem pratica a impiedade. O ímpio é mau, desumano e insensível. Ele é cruel, se agita para passar por cima dos outros para conseguir seus próprios objetivos e te aconselha fazer o mesmo, a olhar somente pra si. A escada do ímpio são corpos que ele deixa para traz. Ele pratica a impiedade. Isaías 57:20 o define assim:

[…] os ímpios são como o mar agitado, incapaz de sossegar e cujas águas expelem lama e lodo.

Isaías 57:20

Sendo atual, o ímpio é aquele seu colega de trabalho que mente, bajula o superior e despreza os colaboradores que estão sobre sua supervisão.

O ímpio é aquele seu sócio que difama a concorrência com calunias, injúrias e fake-news a fim de se sobressair.

O ímpio é aquele que plagia conteúdo sem nenhuma menção – apenas cópia e cola. Inclusive, isso tem acontecido comigo, ultimamente o conteúdo que público aqui tem sido muito plagiado. Outro dia até surgiu uma pessoa vendendo um curso, e o curso que ele vendia se resumia a um vídeo que eu publiquei gratuitamente aqui no Youtube. A pessoa comprava o curso e recebia um conteúdo que eu publiquei gratuitamente no Youtube e no VamosProsper.com.

Não existe prosperidade duradoura na impiedade. Logo, se você deseja prosperar, não siga o conselho dos ímpios, não se associe com eles. Melhor ainda: não seja um ímpio.

Os pecadores

Sendo direto, o pecador é aquele que peca, que erra o alvo, que faz o que as Escrituras não aprovam. Ou seja, pecador é você e eu, pois, segundo Romanos 3:23, todos pecaram! “Todos” inclui eu e você. Todos erraram o alvo, todos fizerem coisas reprovadas por Deus.

Mas, espere aí. Sim, todos pecamos. Todavia, nem todos vivem na prática do pecado. Alguns buscam (com todas as forças) fazer o que é certo, independente se é fácil ou não. Viver no erro é diferente de (eventualmente) cometer erros.

“Fulano está fazendo tal coisa. Ciclano também. Tá todo mundo fazendo!”. Lembre-se do que sua mãe (biblicamente) dizia: você não é todo mundo. Em outras palavras, não imite a conduta dos pecadores.

Todos estão comprando aparelhos que desbloqueiam os canais e você não precisa mais pagar TV por assinatura; todos da rua fizeram ligação de água clandestina; todos estão falsificando carteira de estudante para pagar meia entrada: Você não é todo mundo! Não imite a conduta dos pecadores!

Os escarnecedores

Bem-aventurado o homem que não […] se assenta na roda dos escarnecedores;

Salmos 1:1

Sendo direto, o escarnecedor é um zombador, uma pessoa sem respeito e que vive falando mal dos outros. Ele se sente superior e faz você se sentir inferior. Provérbios 21:24 o descreve assim: “O vaidoso e arrogante, chama-se zombador; ele age com extremo orgulho”.

Aqui, peço que me ouça atentamente, pois falarei algo que demorei perceber e, talvez, você ainda não tenha notado: existe uma grande relação entre zombaria, orgulho e morte.

A zombaria é amiga do orgulho, conforme acabou de ler em Provérbios 21:24. E o orgulho te leva a morte, Provérbios 16:18 diz isso: “O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda”.

A zombaria é motivada pelo orgulho, e o orgulho te mata: manta sua vida financeira, sentimental, espiritual, ministerial, intelectual, profissional e tudo quanto se pode imaginar.

Se você se assentar na roda dos escarnecedores, se viver zombando dos outros, você não conseguirá enxergar o que cada um pode te ensinar. Assim, você tenderá a continuar na mesma situação que está. E se sua situação atual não é boa, é assim que ela continuará.

Veja, cada pessoa sabe algo que você não sabe. Toda pessoa tem algo a te ensinar. Talvez, seja algo sobre a Bíblia que fará você ouvir e compreender a voz de Deus. Quem sabe, seja sobre como investir seu dinheiro para se aposentar antes do tempo. Ou, quem sabe, seja sobre como se relacionar melhor com as pessoas e assim ser um profissional, um amigo e até mesmo um esposo (ou esposa) melhor.

Presuma que a pessoa com quem está conversando possa saber algo que você não sabe.

Peterson Jordan, Livro “12 Regras para a Vida”

Resumindo

Não se iluda. Você é influenciado (em alguma medida) pelo meio que vive. Inclusive, muitos são os estudos que mostram a tendencia que temos em adotar atitudes semelhantes as das pessoas com quem passamos mais tempo. Ou seja, se você manter íntimo relacionamento com ímpios, pecadores e zombadores, você adotará os costumes deles – e tais costumes não trataram prosperidade a você.

Mas então? O que gera prosperidade?

O que gera prosperidade? (Salmos 1:3)

O prazer na lei do Senhor gera prosperidade.

O salmista nos diz que devemos encontrar prazer na lei do Senhor a tal ponto que venhamos meditar nela dia e noite. Isso significa buscar um relacionamento íntimo com Deus, estudar e refletir sobre Suas palavras, onde encontramos sabedoria, orientação, alegria e a verdadeira prosperidade.

Minha intenção é ser prático, não quero ficar aqui poetizando as coisas.

O versículo diz que aquele que tem prazer na lei do Senhor, “será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará” (Salmos 1:1-3).

Existem coisas preciosas de mais aqui. Espero poder expressá-las da melhor forma possível.

O salmista usa a figura da “árvore plantada junto às correntes de águas”. Note que no contexto bíblico existiam muitas regiões desérticas onde dificilmente uma arvore frutificaria. Entretanto, também existiam cidades que possuíam um sistema de irrigação onde as águas eram conduzidas por canais até as plantações.

Há registros desses canais no Egito e na Babilônia, inclusive, o livro “O Homem Mais Rico da Babilônia“, que é um livro que apresenta conceitos financeiros fundamentais para você prosperar e que eu recomendo a leitura, menciona tais canais.

Observe que em regiões assim, a arvore só frutificaria se fosse plantada junto às correntes de águas. Jesus é a fonte de água viva. Você só frutificará verdadeiramente (e de forma duradoura) se estiver próximo a Ele e a sua palavra que está nas Sagradas Escrituras.

Se você deseja prosperar em tudo que fizer, medite na palavra de Deus, isto é, a estude, aprenda e pratique o que ela diz.

Note o que o está escrito no Salmo diz. Ele diz “tudo quanto fizer prosperará”. Tudo é tudo. Ou seja, se você meditar na palavra de Deus, a tendência é que sua vida sentimental prospere. A tendência é que sua vida espiritual, profissional e financeira também prospere.

Poucos cristãos percebem

Salmos 1:3

Esta é uma verdade que pouquíssimos cristãos percebem. Poucos percebem que a Bíblia nos ensina sobre TODAS as áreas da vida:

  • Quer aprender sobre como ter uma vida mais saudável? Leia a Bíblia ensina!
  • Deseja ter um relacionamento melhor com seu cônjuge? Leia a Bíblia!
  • Quer ter uma vida financeira mais prospera? Leia a Bíblia!

Veja o que Paulo disse:

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.

2 Timóteo 3:16-17

Sim, o foco bíblico é revelar quem Deus é, quem você é, e o plano de salvação que o eterno tem para você. Mas, não podemos nos enganar: a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para que o homem seja preparado para toda boa obra.

Caso você queira aprofundar seus conhecimentos sobre o que a Bíblia diz sobre finanças e assim poder aumentar sua renda e conquistar a independência financeira, acesse o link abaixo e assista a palestra onde apresento três chaves para essas conquistas:

Assista aqui a Palestra 3 Chaves Para a Liberdade Financeira!

Forte abraço, fique na paz do Senhor e até a próxima.

4 Comentários

  1. Ricardo Mafra

    Muito edificante e útil, o conteúdo publicado pelo irmão Samuel.

    Responder
  2. José Carlos Gomes de Oliveira

    Suas publicações estão mudando minha vida. Deus seja sempre contigo.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *