Os 20 Melhores Versículos Sobre Orçamento

Versículos Sobre Orçamento

Se você está procurando um versículo sobre orçamento: você está no lugar certo! Afinal, aqui irei te apresentar Os 20 Melhores Versículos Sobre Orçamento.

Todo cristão deve fazer e seguir um orçamento financeiro.

Se você tem a Bíblia como seu guia de vida, você precisa buscar seguir tudo o que ela aconselha. Logo, você precisa fazer e seguir um orçamento.

A Bíblia apresenta claramente quais são os pilares de um orçamento cristão. Sendo assim, aqui irei mostrar Os 20 Melhores Versículos Sobre Orçamento Financeiro. Estes versículos explicam o porquê você deve ter orçamentos, o que você deve considerar em seus orçamentos, bem como os cuidados que deve ter ao fazer orçamentos.

Então, vem comigo e conheça os 20 melhores versículos sobre orçamento.

Mas antes, vale dizer: se você gosta mais de vídeo, saiba que existe uma versão deste artigo em vídeo:

Orçamento? Pra quê?

Me diga: quais são os seus sonhos financeiros?

Você sonha com uma viagem? Talvez conhecer a Terra Santa, uma viagem de lua de mel, talvez uma viagem com a família! Talvez uma volta ao mundo!

Ou você sonha em ter sua casa própria, um cantinho que você possa chamar de seu.

Quem sabe você sonha em conquistar a Independência Financeira e se aposentar precocemente!

Independente de qual seja seu sonho financeiro, o orçamento é o caminho que vai viabilizar e acelerar a realização dele.

E aqui lhe apresento a definição de orçamento que mais gosto:

Orçamento é o plano para realização dos seus objetivos financeiros.

Esqueça aquela ideia que orçamento é apenas um controle financeiro chato, feito por pessoas metódicas para redução de gastos. Não! O orçamento é a ferramenta que vai viabilizar e agilizar a realização dos seus sonhos.

A partir dessa definição, vamos agora ao que interessa: Os Melhores Versículos Bíblicos Sobre Orçamento:

1˚ Defina prioridades

Termine primeiro o seu trabalho a céu aberto; deixe pronta a sua lavoura. Depois constitua família.

Provérbios 24:27

Em diversos momentos a Bíblia chama atenção para a importância da priorização, sobre a importância de seguir uma ordem. Na criação do mundo, Deus seguiu uma ordem, uma priorização. No estabelecimento de leis, mandamentos e condutas apropriadas também houve uma priorização.

Ou seja, tudo que Deus fez foi com decência e ordem. Com você, não deve ser deferente! Seu orçamento também deve definir uma priorização!

O que você vai priorizar? Reformar a casa é mais prioritário que a troca do carro? Pagar as dívidas tem mais prioridade? Seu diploma universitário é mais prioritário que a casa própria?

Sejam quais forem seus sonhos e objetivos financeiros, você precisa determinar uma ordem de prioridade. Você precisa ordená-los por grau de importância.

2˚ Faça orçamentos

Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele

Lucas 14:28-29

Este é um dos mais conhecidos versículos sobre orçamento. Nele vemos o próprio Jesus apresentando as verdades do reino por meio de exemplos financeiros. O próprio Jesus fala da importância de se fazer um orçamento.

Seja qual for a torre que você quer construir, você precisa de um orçamento viável.

Bem… Eu já disse que é importante definir prioridades e fazer orçamentos. A partir de agora veremos os versículos que justificam o por que você deve fazer orçamentos.

3˚ Faça orçamentos, pois seu dinheiro não é seu

Minha é a prata, e meu é o ouro, diz o Senhor dos exércitos.

Ageu 2:8

Tudo, absolutamente tudo, que existe pertence a Deus. Obviamente, isso inclui seu dinheiro. É por isso que convicto digo: seu dinheiro não é seu. Seu dinheiro pertence ao Senhor. Logo, você é apenas um administrador dos recursos de Deus. Você apenas é um mordomo dos bens do Senhor.

Diante dessa realidade, só te resta ser um bom administrador! E para isto, um orçamento é fundamental!

4˚ Faça orçamentos, pois você deve honrar seus compromissos

Daí a cada um o que lhe é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra. A ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei.

Romanos 13:7-8

Todo cristão deve honrar seus compromissos financeiros. E o orçamento é uma das melhores ferramentas para isso.

5˚ Faça orçamentos, pois eles te protegerão de você mesmo

Como a cidade com seus muros derrubados, assim é quem não sabe dominar-se.

Provérbios 25:28

Atenção: um dos maiores desafios que eu e você temos é o domínio próprio. Isso vale para quase tudo na vida: emoções, vontades e sonhos.

A quem diga que nosso maior inimigo somos nós. Logo, se queremos prosperar a primeira batalha que temos que vencer é contra nosso próprio eu.

Paulo dizia que “a carne milita contra o Espírito” (Gálatas 5:17). Ele também confessava: “o bem que quero não faço, mas o mal que não quero, esse prático” (Romanos 7:19-20).

O orçamento é uma forte arma para te proteger de você mesmo. O orçamento vai te proteger do seu coração enganoso, te proteger da ganância, cobiça e avareza.

6˚ Faça orçamentos, pois fidelidade é mais importante que quantidade

Quem é fiel no pouco, também é fiel no muito; quem é injusto no pouco, também é injusto no muito. Se, pois, nas riquezas injustas não fostes fiéis, quem vos confiará as verdadeiras?

Lucas 16:10-11

Ao falar em orçamento é muito comum ouvir pessoas dizendo: “ah, eu mato um leão por dia, trabalho hoje para comer amanhã, não dá para fazer orçamentos!”

É claro que dificuldades financeiras tornam a realização de um orçamento algo mais complexo. Todavia, chamo atenção para algo: infidelidade no pouco inevitavelmente resultará em infidelidade no muito – isso é bíblico!

Amigo e amiga: para Deus, orçamento se trata mais de fidelidade que quantidade. Isso significa que o quanto você recebe é menos importante do que como você gasta.

Como você gasta é mais importante do que o quanto você recebe.

Não espere ganhar mais para administrar melhor sua renda. Melhore sua administração agora. Esse é o caminho para receber mais no futuro!

Agora que você sabe o porquê você deve ter um orçamento, é preciso saber o que seu orçamento deve considerar:

7˚ Faça orçamentos considerando contribuições

Honre o Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos
de todas as suas plantações; os seus celeiros ficarão plenamente cheios,
e os seus barris transbordarão de vinho.

Provérbios 3:9-10

Seu salário deve servir para glorificar ao Senhor. Logo, parte dessa gloria a Deus dele deve se refletir em contribuições para obra de Deus (por meio de dízimos, ofertas e primícias) e em doações.

Onde colocamos nosso tesouro, colocamos também nosso coração (Mateus 6:21). Coloque parte do seu tesouro na obra de Deus e assim a tendência é que seu coração também seja colocado lá. Dedique parte de sua renda ajudando quem precisa e assim a tendencia é que seu amor seja colocado na ajuda ao próximo.

8˚ Faça orçamentos considerando pagamento de dívidas

Quando você fizer um voto, cumpra-o sem demora, pois os tolos desagradam a Deus; cumpra o seu voto. É melhor não fazer voto do que fazer e não cumprir.

Eclesiastes 5:4,5

Se você está gostando do que está vendo aqui, me siga no Instagram e Facebook.

9˚ Faça orçamentos considerando imprevistos

Retornei para ver debaixo do sol que a corrida não é dos ligeiros, nem a batalha dos poderosos, nem tampouco são os sábios os que têm alimento, nem tampouco são os entendidos os que têm riquezas, nem mesmo os que têm conhecimento têm o favor. Por quê? Ele explicou: “Porque o tempo e o imprevisto sobrevêm a todos eles.”

Eclesiastes 9:11

Não se engane: imprevistos são previstos!

Isso é obvio! Todos estão sujeitos aos imprevistos da vida. Sejam imprevistos bons (como um aumento de renda, uma oportunidade de negócio, uma possibilidade de intercambio); Ou imprevistos aparentemente ruins (como um desemprego, um tratamento médico, ou uma crise).

Se imprevistos vão acontecer você precisa se preparar financeiramente para eles. Ou seja, você precisa criar uma Reserva de Segurança. Eu sugiro que essa reserva seja equivalente a pelo menos 6 meses do seu custo de vida.

10˚ Faça orçamentos considerando a poupança

Há tesouro precioso e azeite na casa do sábio; mas o homem insensato os devora.

Provérbios 21:20

Infelizmente muitos cristãos ainda não conhecem o poder da poupança. Por essa falta de conhecimento vivem com a corda financeira no pescoço: vivendo de salário em salário e sem margem para erros. A bíblia define esses como insensatos.

Por outro lado, o sábio não gasta tudo que recebe. O sábio sempre poupa parte do que recebe.

11˚ Faça orçamentos considerando o investimento

Então você devia ter confiado o meu dinheiro aos banqueiros, para que, quando eu voltasse, o recebesse de volta com juros.

Mateus 25:27

Jesus constantemente explicava verdades profundas do evangelho por meio de lições financeiras obvias. Na parábola dos talentos, Jesus conta sobre um senhor que distribui seus bens a seus servos. Alguns servos multiplicaram os bens recebidos, mas um decidiu guardar o que recebeu.

Tempos depois o senhor volta e, percebendo que um servo não investiu os recursos recebidos, diz que ele deveria ter confiado o dinheiro aos banqueiros, para que, quando voltasse, recebesse de volta com juros.

A mensagem é clara: tudo que temos pertence a Deus. Mais que isso: devemos trabalhar para multiplicar tudo que temos. Evidentemente, isso também inclui seus recursos financeiros.

12˚ Faça orçamentos considerando seus filhos

Há um mal terrível que vi debaixo do sol: riquezas acumuladas para infelicidade do seu possuidor. Se as riquezas se perdem num mau negócio, nada ficará para o filho que lhe nascer.

Eclesiastes 5:13-14

É claro que a maior herança que pais devem deixar é uma herança espiritual. Uma herança de fé, retidão e amor ao Senhor.

Todavia, isso não significa que pais não devam deixar também herança financeira aos filhos.

A verdade é que, infelizmente, muitos partem e deixam apenas dívidas. Apenas despesas. Despesas estas que, em alguns casos, arruínam a vida financeira dos que ficam. Seu orçamento também deve considerar uma herança.

13˚ Faça orçamentos considerando sua família

Mas, se alguém não cuida dos seus, e especialmente dos da sua família, tem negado a fé, e é pior que um incrédulo.

1 Timóteo 5:8

14˚ Ao fazer orçamento, peça sabedoria a Deus

Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.

Tiago 1:5

Muitos não fazem orçamento por não saberem mexer com dinheiro. Para estes, o conselho bíblico é o que vemos no versículo: se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade.

15˚ Ao fazer orçamento, peça conselhos

Os conselhos são importantes para quem quiser fazer planos.

Provérbios 20:18a

Pedir conselhos sobre orçamento é importante. Mas peça tenha cuidado! Peça conselhos a quem entende de finanças. Um sego não pode guiar outro sego!

Se seu amigo não administra bem os próprios recursos, não poderá te ajudar a administrar os seus recursos.

16˚ Ao fazer orçamento, não seja apressado

O fiel será ricamente abençoado, mas quem tenta enriquecer-se depressa não ficará sem castigo.

Provérbios 28:20

O que quer enriquecer depressa é homem de olho maligno, porém não sabe que a pobreza há de vir sobre ele.

Provérbios 28:22

17˚ Ao fazer orçamento, cuidado com a ganância e cobiça

Tal é o caminho de todos os gananciosos; quem assim procede se destrói.

Provérbios 1:19

18˚ Não coloque sua confiança em seu orçamento

Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei”.

Hebreus 13:5

19˚ Coloque sua confiança no Senhor

O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.

Filipenses 4:19

20˚ Faça orçamentos, mas saiba que o futuro pertence ao Senhor

Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor.

Provérbios 19:21

Os 20 Melhores Versículos Sobre Orçamento: Conclusão

Esses são os melhores versículos sobre orçamento na minha opinião.

Aqui aprendemos que devemos definir prioridades e fazer um orçamento baseado nessas prioridades.

Também aprendemos que precisamos fazer orçamentos pois: o dinheiro que temos pertence a Deus, para nos proteger de nós mesmos e para sermos fieis independentemente do tamanho de nossas rendas.

Por fim, vimos que é preciso consideramos em nossos orçamentos contribuições, pagamento de dívidas, imprevistos, poupança e investimento, filhos e família.

Caso você queira sair das dívidas, aumentar sua renda e conquistar a Independência Financeira, acesse o link abaixo e assista a aula gratuita onde revelo como fazer isso:

Aula Gratuita 3 Segredos Para Sair Das Dívidas, Aumentar A Renda E Conquistar A Independência Financeira.

Se tem algum versículo para acrescentar nessa lista, deixe nos comentários.

É isso. Me chamo Samuel Vinícius e este é o Vamos Prosperar. Se gostou do que viu aqui, se inscreva no Canal Vamos Prosperar, e me siga no Instagram e Facebook.

Forte abraço, fique na paz de Cristo e até a próxima!

1 comentário

  1. CLODOALDO MATIAS SOARES

    MUITO BOM DIA PASTOR ABENÇOADO! PAZ E GRAÇA EM NOME DE JESUS CRISTO.
    PASTOR SAMUEL SOU GRATO A DEUS POR CONHECER O SEU MINISTÉRIO TEM SIDO MUITO EDIFICANTE PARA MINHA VIDA, É MARAVILHOSO SABER COMO A PALAVRA DE DEUS NOS ENSINA A RESPEITO DE COMO EXERCERMO O PRINCÍPIO DA BOA MORDOMIA PARA PODERMOS ADMINISTRAR A SEMENTE QUE O SENHOR NOS TEM DADO. POIS VENHO SENTINDO O DESEJO EM MEU CORAÇÃO DE SERVIR MELHOR A DEUS. MAS ACREDITE, ATÉ O MOMENTO NÃO ME FOI REVELADO QUAL O MEU DOM. VENHO ESPERANDO DO SENHOR ESSA REVELAÇÃO E PROVAVELMENTE ESSA SEJA A DESCULPA DE NÃO FAZER A OBRA DO SENHOR, POIS DESEJO ESTÁ PREPARADO EM ALGUMA ÁREA COMO MINISTÉRIO, MAS TENHO QUE ENTENDER QUE QUEM PREPARA É O SENHOR, E SINTO QUE CHEGOU A HORA DE DAR O PRIMEIRO PASSO.
    TENHO PRESENCIADO MUITOS IRMÃOS PASSANDO POR DIFICULDADES FINANCEIRA POR FALTA DE EDUCAÇÃO, POIS NÓS NÃO SOMOS EDUCADOS FINANCEIRAMENTE, MUITO MENOS SEGUNDO A ÓTICA DA PALAVRA DE DEUS. ONTEM LHE ENVIEI UM E-MAIL COM DÚVIDAS SOBRE O CURSO VAMOS PROSPERAR. EM MAIO TENTEI COMPRAR O MATERIAL DO CURSO E NO MOMENTO DA COMPRA MEU CARTÃO FOI CLONADO, E VEIO O CURSO COMPLETO. LHE EXPLIQUEI A SITUAÇÃO E O SR. CANCELOU O CURSO, CONFESSO QUE ESTOU COM RECEIO DE FAZER NOVAMENTE. HOJE ME ENCONTRO EM SITUAÇÃO DE DÍVIDAS, MAS PRETENDO FAZER O CURSO E COMEÇAR UM MINISTÉRIO SEGUINDO SEU CURSOS E SUAS ORIENTAÇÕES. VENHO ORANDO ADEUS E ESTOU PREPARANDO UM PROJETO DE PODCAST SOBRE ESSE NICHO E PRETENDO USAR MUITO DE SEUS CONTEÚDOS SE ASSIM ME AUTORIZAR, QUANDO FALO DE CONTEÚDO, DIGO, SEGUIR ESSES PASSOS.
    QUE DEUS CONTINUE ABENÇOANDO SEU MINISTÉRIO. PEÇO SUA ORAÇÃO PARA QUE O SENHOR ME PREPARE NESSA ÁREA PRA LEVAR A SUA PALAVRA.

    SE PODER ME LIGAR GOSTARIA DE FALAR COM O SR. (83) 98763-0844

    UM FORTE ABRAÇO E A PAZ DE CRISTO.

    CLODOALDO MATIAS.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *