O Caminho Largo do Fracasso Financeiro

Existem apenas dois caminhos financeiros: um caminho que conduz ao fracasso financeiro; e outro que leva ao sucesso.

Se eu pergunto: qual caminho você escolhe? Certamente, ouvirei: o caminho do sucesso!

Mas, por mais contraintuitivo que possa parecer, essa não é a escolha que a maioria faz. Logo, é possível que, até mesmo você, tenha escolhido o caminho do fracasso, achando que o destino era o sucesso.

Por quê? Por que a estrada que conduz ao fracasso é a que a sociedade acredita ser a melhor, mais natural o caminho normal da vida.

Pense comigo…

É normal acordar cedo todos os dias, enfrentar um trânsito caótico e trabalhar oito horas, de segunda à sexta (ou até mesmo: todos os dias).

Comprar tudo no crédito e em parcelas, desde o alimento do mês até a casa própria: é normal!

Também é normal, pensar que um carro novo, um celular novo, ou até mesmo uma casa nova, trarão alegria.

É normal pensar que, no Brasil, só é prospero quem nasceu em família rica. Pensar que se ficou rico é por que roubou também é normal. De igual modo, é normal pensar que ricos queimarão no fogo do inferno por serem todos gananciosos e mesquinhos.

Se você acredita em alguns desses pensamentos, tidos como “normais”, sinto dizer: provavelmente, você escolheu o caminho largo do fracasso financeiro.

Observação: caso prefira, existe uma versão em vídeo deste artigo.

O caminho largo do fracasso financeiro

fracasso financeiro

[…] Os lábios que transmitem conhecimento são uma rara preciosidade.

Provérbios 20:15b

Este versículo diz, algo que muitos ignoram. Ele diz que conhecimento é algo raro. Ou seja, há mais desconhecimento do que conhecimento. A falta de sabedoria é mais comum que a sabedoria. A ignorância está por todos os lados.

Isso é fato. E este fato nos leva a uma conclusão impactante. A conclusão que, se você pensa como a maioria, provavelmente, você está errado.

Se você pensa como a maioria, provavelmente, você está errado.

Aceitar esse fato mexeu com meu orgulho e certamente mexerá com o seu.

Antes, eu pensava: eu sei isso, eu sei aquilo, essa é a minha opinião, é isso que eu aprendi! Nessa linha, eu continuava reproduzindo supostas verdades financeiras que meus pais, avos, ou mesmo amigos diziam e que (definitivamente) não são verdades. Eles diziam:

  • “Quem compra terra não erra”
  • “Investir é coisa de rico”
  • “Quem casa, quer casa”
  • “É só com aperto que conquistamos as coisas”
  • “O melhor é pedir conselho ao gerente do seu banco para investir”
  • “A caderneta de poupança é o investimento mais seguro”
  • Etc

Quando comecei a estudar sobre finanças, economia, e o que a Bíblia diz sobre isso: percebi que todos esses pensamentos são mentirosos, história fiada, balela!

Para piorar, percebi que praticamente tudo que eu tinha como verdade, não era verdade!

Tudo que eu tinha como verdade, não era verdade

A maior parte dos meus pensamentos e, consequentemente, das minhas atitudes eram baseadas em ideias erradas que foram sendo reproduzidas ao longo dos anos, por pessoas sem conhecimento financeiro, nem teológico, e que acabaram se tornando senso comum, conduzindo assim muitos (inclusive eu) ao fracasso.

Eu não sabia nada! Eu era um completo Analfabeto Financeiro. E, para minha surpresa, a maioria dos problemas e dificuldades financeiras que me envolvi, foram por falta de sabedoria, por falta da sabedoria financeira bíblica.

Realmente, a Bíblia sempre tem a razão e ela já dizia: “meu povo perece por falta de conhecimento” (Oséias 4:6).

O caminho largo do fracasso financeiro é a falta de sabedoria financeira. Sabedoria essa que encontramos na Bíblia Sagrada.

O caminho estreito do sucesso financeiro: Sabedoria Financeira Bíblica

Se você não sabe, você se surpreenderá com o que a Bíblia ensina sobre dinheiro, posses materiais e economia.

A verdade é que, boa parte do conhecimento que muitos educadores financeiros apresentam por aí, já estava escrito nas Sagradas Escrituras há milhares de anos.

Sim, na Bíblia está o conhecimento financeiro que você precisa para mudar (de uma vez por todas) a sua história.

Inúmeros são os versículos e passagem que mostram como investir dinheiro, como poupar, como devemos evitar as dívidas, como sair das dívidas, como gastar de forma inteligente e como doar.

Muitos são os provérbios sobre dinheiro. Muitos são os salmos, as parábolas e os acontecimentos bíblicos com lições financeiras.

Quando comecei a estudar sobre finanças pessoais, logo percebi que todo aquele conhecimento já estava na Bíblia e eu ainda não tinha percebido. A palavra de Deus Lâmpada para nossos pés, Ela é uma luz que guia nosso caminho em todas as áreas da vida. Por isso, eu te incentivo: trilhe o caminho da sabedoria financeira bíblica:

Trilhe o caminho da Sabedoria Financeira Bíblica

Busque (com todas as forças) conhecimento financeiro. Procure aprender sobre investimentos, sobre juros compostos, sobre reserva de emergência; busque aprender como conseguir receber mais, como aumentar sua renda, como criar renda passiva; aprenda o que a Bíblia diz sobre dinheiro, conheça os princípios bíblicos para investimentos prósperos e para doações que geram bençãos.

Leia livros e artigos, assista palestras, vídeos e faça cursos!

Não pense que você sabe tudo! Lembre-se do que a Bíblia diz: não seja sábio aos teus próprios olhos (Provérbios 3:7).

A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento. Exalta-a, e ela te exaltará; e, abraçando-a tu, ela te honrará.

Provérbios 4:7-8

Caso você queira caminhar junto comigo o caminho da Sabedoria Financeira Bíblica, recomendo fortemente que conheça o curso Liberdade Financeira Cristã:

Conheça aqui o Curso Liberdade Financeira Cristã!

É neste curso onde apresento, passo a passo, os Princípios Financeiros Bíblicos que conduzem o cristão à uma vida mais próspera e mais alinhada a verdade bíblica.

No mais: forte abraço e fique na paz do Senhor!

2 Comentários

  1. Anisio de Araujo Sousa

    Gostaria de adquirir um livro seu ….acompanho vc algum tempo e vejo bastante suas publicações e confesso tem mudado e muito minha maneira de tratar minhas finanças..

    Responder
    1. Samuel Vinicius

      Obrigado pela mensagem Anisio. Se Deus quiser, ainda publicarei um livro.

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *