Ideias para ganhar dinheiro em casa (e de forma passiva)

ideias para ganhar dinheiro

Você gostaria de ganhar dinheiro em casa mas não sabe como? Gostaria de saber como ganhar dinheiro extra? Melhor ainda: gostaria de ganhar dinheiro sem ao menos precisar trabalhar? Sim? Então esse artigo pode mudar a sua vida. Aqui irei apresentar 24 ideias para ganhar dinheiro em casa e com renda passiva.

Gostou? Então continue lendo, você não vai se arrepender.

Mas o que é renda passiva?

Renda Passiva (ou renda residual) é o tipo de renda que não depende do seu trabalho diretamente. O que significa receber sem ter que trabalhar. Como exemplo podemos citar a renda recebida de alugueis, de ações que pagam dividendos e de investimentos em produtos financeiros (Tesouro Direto, CDBs, Debêntures, entre outros).

Caso queira entender melhor o conceito de renda passiva, recomendo a leitura do artigo “Renda Passiva: a arte de Ganhar Dinheiro Enquanto Dorme“.

Dito isso, agora irei apresentar ideias para ganhar dinheiro em casa e de forma passiva.

Ganhar dinheiro na internet

renda passiva na internet

1. Imagens digitais

Já se perguntou onde seus sites favoritos, blogs e até mesmo revistas conseguem as belas fotos que utilizam? Essas fotos geralmente são compradas em bancos de imagens, que são sites onde se pode obter imagens prontas para uso legal.

Se você é um bom fotografo, você pode enviar suas melhores fotos para esses bancos e receber comissão sobre o uso delas.

Veja aqui alguns excelentes bancos de imagens onde você pode colocar suas fotos:

Para saber mais sobre isso, recomendo o artigo “Como ganhar dinheiro vendendo fotos na Internet“.

2. Loja virtual

Sabia que é possível ter uma loja online sem produzir ou ter mercadorias em estoque? O nome disso é Loja Virtual de Dropshipping.

Deixe-me explicar como funciona: você oferece produtos de determinados fabricantes em sua loja virtual. Uma pessoa visita seu site, solicita um produto e seu sistema envia a compra para o fabricante do produto. Assim o fabricante finaliza a compra, envia a mercadoria para o cliente e você recebe comissão pela venda.

Simples, não é? Mas existem desafios para aqueles que desejam trabalhar com esse tipo de loja online. E o principal deles é como se diferenciar.

Nesse modelo você estará vendendo produtos de um fornecedor, e este, pode oferecer os mesmos produtos para outras lojas. Logo, podem surgir muitas lojas vendendo os mesmos produtos. O que levará a uma concorrência por preço. E como quem determina o preço mínimo é o fornecedor, você fica refém desse contexto.

Outro ponto importante, para que essa renda seja passiva, será necessário terceirizar alguns pontos em sua loja, como por exemplo: o suporte ao cliente.

Bom… mas essas dificuldades não inviabilizam a possibilidade de renda passiva com lojas virtuais.

3. Cursos online

Se você possui expertise em determinada área e é capaz de transmitir esse conhecimento, criar um curso online pode ser uma alternativa.

Mas devo dizer: criar um curso online não é fácil. Leva tempo para estruturar as aulas, organizar o conteúdo e gravar os vídeos. Mas uma vez feito, a renda passiva gerada pode ser excelente.

Hoje existem diversas ferramentas que facilitam a criação e distribuição de cursos online. Irei citar algumas dessas ferramentas.

Udemy

A Udemy é uma plataforma online que hospeda diversos cursos. Nela você pode hospedar o seu curso e assim receber cada vez que um aluno se matricular.

Link para o Udemy: www.udemy.com

Hotmart Club

Feito pela Hotmart (empresa brasileira líder no mercado de cursos online) a Hotmart Club é uma plataforma que permite vender e hospedar cursos de forma simples.

Link para o Hotmart Club: www.hotmart.com/pt/club/

4. Marketing de afiliados

Você já deve imaginar que vender produtos pela internet é uma maneira de geração de renda passiva, não é? Mas talvez você não saiba o qual trabalhoso é criar bons produtos digitais. É preciso meses de trabalho para criar um bom livro ou curso.

Além desse trabalho, há também a necessidade de suporte, atendimento ao cliente e acompanhamento.

Mas tenho uma boa alternativa para você. Que tal vender produtos digitais de outras pessoas e ganhar comissões por isso? Assim você não precisa se dar ao trabalho de criar produtos e nem se preocupar com o pós venda.

Essa alternativa se marketing de afiliados. Você se afilia a um produto, divulga este produto e recebe comissões pelas vendas que realizar.

Gostou da ideia? Saiba que existem milhares de produtos que você pode se afiliar. Deixo aqui o link da Hotmart, a maior plataforma de venda de produtos digitais do Brasil. Nela você encontra diversos produtos para se afiliar.

Link da Hotmart: www.hotmart.com

5. Vídeos no Youtube

Você sabia que o Youtube é o segundo maior buscador da internet, ficando atrás apenas para Google? Agora imagine ter um vídeo publicado nesse grande buscador recebendo milhares de visualizações todos os meses. Bom, não é?

Mas o que é bom pode melhorar. Afinal, você pode ganhar dinheiro a cada visualização do seu vídeo. Isso pode ser feito com anúncios de terceiros, com venda de produtos próprios e de produtos afiliados;

Observação: não estou me referindo a um canal onde há a necessidade de publicar vídeo todos os dias. Isso não seria renda passiva. Estou me referindo a criação de vídeos que falam sobre problemas específicos e ao final destes oferecer um produto que trata do assunto de forma mais completa. Por exemplo: você cria um vídeo sobre a “dieta dos pontos” e ao final do vídeo oferece um livro sobre “dieta dos pontos”.

6. Aplicativos para smartphone

Mais de 5 bilhões de pessoas no mundo usam smartphones (segundo essa pesquisa aqui). A maior parte do trafego na internet é proveniente de smartphones. O mercado de aplicativos movimenta bilhões de dólares (segundo relatório do App Annie Forecas ).

Percebe o potencial gigantesco desse mercado?

Mas devo dizer: apesar de ser um mercado expressivo, sua concorrência também é grande. Por outro lado, como é comum de grandes mercados, há muito espaço para novos aplicativos.

Existem diversos modos de se ganhar dinheiro com aplicativos.

  • Aplicativos gratuitos mas com propagandas;
  • Aplicativos pagos;
  • Aplicativos com compras dentro: o usuário paga para ter acesso a determinadas funções do APP;
  • Aplicativos por assinatura: o usuário paga uma assinatura para ter acesso a determinadas funções do APP.

7. Vender templates para sites e blogs

Já pensou na quantidade sites e blogs que existem no mundo? São muitos! Agora eu te pergunto: por que não vender temas para esses sites?

Tendo conhecimento em programação (ou dinheiro para contratar um programador), produzir um template pode ser uma ótima ideia. Inclusive, você pode produzir seu template e depois vendê-lo no themeforest.net.

Ah, vale dizer: o template usado no VamosProsperar.com é pago.

8. Vender software

Assim como é possível vender templates de sites na internet, você também pode vender softwares.

9. Comercialização de domínios de internet

Domínios na internet nada mais são do que os endereços dos sites. Exemplificando: o domínio deste blog é vamosprosperar.com.

Domínios podem ser valiosos! Logo, você pode comprar um domínio e deixá-lo a venda em sites especializados em vendas de domínio, como o sedo.com.

Caso queira saber mais sobre como obter renda no mercado domínios, recomendo que assista ao vídeo Como Lucrar com Domínios do Samuel Pereira.

Ganhar dinheiro escrevendo

renda passiva escrevendo

10. Ganhar dinheiro com blog ou site (crie um para você)

Blogs e sites são uma ótima forma de criação de público. E onde há público, há mercado consumidor em potencial. Em um blog, cada artigo publicado é um ativo gerado que permanecerá para sempre trazendo novas pessoas.

Até aqui, tudo bem. Mas…

Como rentabilizar um blog ou site?

Anúncios

Você pode inserir anúncios do Google Adsense (ou do Facebook Ads, ou de qualquer outra rede de anúncios) e receber dinheiro com cada pessoa que clicar nesses anúncios.

Venda de produtos de terceiros (Marketing de afiliados)

Ao invés de inserir anúncios publicitários em seu blog, uma alternativa é colocar links para produtos de terceiros.

Imagine… você cria um artigo sobre a “alimentação saudável”. Assim, quem lê está interessado em melhorar sua alimentação. Aí você coloca no final do artigo um link de venda de um ótimo curso sobre alimentação saudável. O leitor, vê, gosta e compra. E você recebe comissão por isso!

Venda de produtos próprios

Outra opção é, ao invés de anunciar produtos de terceiros, anunciar seus próprios produtos. Até porque, anunciar produtos próprios aumenta a chance de vender mais, afinal, seu publico tende a se identificar mais com os seus produtos.

11. Ganhar dinheiro com blog ou site (compre um para você)

Você já deve suspeitar que criar um blog de sucesso do zero não é simples. Você precisa escolher um assunto de bom potencial, conhecer de marketing, de criação de conteúdo, entre outras coisas. Além disso, o trabalho inicial para criação de artigos é grande.

Mas não desanime, existe uma alternativa menos trabalhosa: comprar um site já existente!

Sim, ao invés de criar do zero um blog, você pode comprar um que já existe, que já tem público, e até mesmo que já tenha renda passiva.

Facilitou, não é? Mas para facilitar ainda mais, venho dizer que existem sites especializados em compra e venda de sites e blogs. Deixarei o link de dois desses sites, assim você poderá visualizar e escolher qual será a sua próxima fonte de renda passiva:

12. Livros Digitais (ebooks)

Uma vez que seu livro foi finalizado, e você desenvolveu um bom plano de marketing para comercializá-lo, vendê-lo pode ser uma ótima fonte de renda passiva. Sem contar que nos livros digitais, diferentemente dos físicos, o autor fica com a maior parte do lucro das vendas.

Onde publicar seus eBooks?

13. Audiobook

Penso que Audiobook é um mercado com grande potencial mas ainda pouco explorado. Acredito nisso por diversos fatores:

  • Baixo hábito de leitura da nossa sociedade;
  • A vida corrida que acaba implicando em falta de tempo para leitura;
  • A importância dos Audiobook no processo de inclusão para deficientes visuais.

Além do grande potencial que há no mercado, também há possibilidades de se obter renda passiva.

Evidentemente, criar um Audiobook não é fácil. Mas uma vez que você já criou um livro, transformá-lo em Áudio Book é menos complicado. Tendo um ambiente silencioso, um microfone (caso não tenha, o microfone do celular pode ser usado) e um bom editor de áudio (recomendo o editor gratuito Audacity), você pode fazê-lo sozinho.

Há também a opção de terceirizar a gravação. Você pode contratar alguém no Workana para fazer narrar o seu livro ou firmar uma parceira com um narrador onde os lucros serão divididos entre você e ele.

Ubook: gere renda passiva vendendo seus AudioBooks

O Ubook é uma plataforma que conecta autores e narradores para publicação de livros em formato de áudio. Nela você pode vender seu audiobook e até mesmo encontrar um narrador para gravá-lo.

Link para o Ubook: ubook.com

Ubook: gere renda passiva narrado livros

Você pode se tornar narrador e receber 25% dos royalties da comercialização dos livros que você narrou.

Renda passiva com investimentos

Renda passiva com investimentos

14. Investimentos em renda fixa

Uma das maneiras mais práticas para ter renda passiva são os investimentos em produtos financeiros: Caderneta de Poupança, Tesouro Direto, LCI, LCA, CDB, Debêntures, entre outros.

Funciona da seguinte forma: ao adquirir esses produtos você estará emprestando seu dinheiro à terceiros: pessoas físicas, empresas ou até mesmo para o governo. Como compensação deste empréstimo, você receberá o rendimento devido.

Por exemplo: se você investe em um Tesouro Direto com Juros Semestrais, a cada seis meses o rendimento do investimento cairá em sua conta, gerando assim uma fonte de renda que não depende do seu trabalho.

Também vale dizer que este tipo de renda residual é uma das mais acessíveis, visto que não é preciso muito para começar. No Tesouro Direto por exemplo, você começa investir com apenas 30 reais.

15. Investimentos em ações

Comprar ações de uma empresa significa se tornar sócio dela. E como sócio você tem direito sobre seus resultados. Se a empresa lucrar, você pode receber parte desses lucros.

Isso pode ser uma ótima fonte de renda passiva. Até porque se a empresa aumentar seus lucros, seus ganhos também aumentaram. Sem contar a possibilidade de vender suas ações, se assim você quiser.

Mas nem tudo são flores… Geralmente o lucro não é distribuído mensalmente. Existem empresas que repartem anualmente, semestralmente e trimestralmente. Raramente encontramos instituições que distribuem seus lucros mensalmente.

Outro ponto a se considerar é que a maioria das organizações reinvestem grande parte de seus lucros na própria empresa. Assim os dividendos distribuídos aos acionistas não são elevados. O que é bom e ruim. Bom por que aumenta a chance da empresa permanecer lucrativa ao longo dos anos. Ruim pois os rendimentos acabam ficando inferiores ao que poderiam ser, geralmente na faixa de 6% ao ano para várias empresas.

Renda passiva com imóveis

Renda passiva com imóveis

16. Imóveis para locação

Investir em imóveis para locação é um dos investimentos mais tradicionais do mercado. E o melhor é que ele pode gerar renda 100% passiva, basta deixá-lo sobre a administração de uma imobiliária.

Mas ao contrário do que muitos pensam, investir em imóveis de forma realmente lucrativa, não é tão simples. De modo geral, só é lucrativo adquirir imóveis que terão uma boa valorização no futuro. Mas por quê?

Por que o lucro liquido gerado por uma locação residencial gira em torno de 0,3% ao mês, conforme explica o especialista Bruno Setti. Ou seja, até mesmo a Caderneta de Poupança apresenta rendimento maior!

O cenário do aluguel de imóveis comerciais é mais animador, visto que o custo do aluguel pode chagar a 0,8% do valor do imóvel, sem descontar os custos com impostos e manutenções. Mas, levando em consideração a existência de vários investimentos em renda fixa que apresentam rendimentos superiores, essa rentabilidade ainda não é das melhores.

De qualquer forma, investir em imóveis é sim uma opção para renda passiva. Mas é necessário entender o mercado para dar preferência aos imóveis que tenham real chance de valorização futura.

17. Fundo de Investimento Imobiliário (FII)

Um dos grandes entraves para se investir em imóveis é o custo, imóvel é caro! Além do custo, vários outros pontos merecem observação: inadimplência, impostos, manutenção e etc.

Uma saída para esses complicadores são os Fundos Imobiliários. Com eles você pode ser proprietário de um imóvel, receber mensalmente os alugueis sem problemas de inadimplência, isentos de imposto de renda e com valores acima do mercado.

Ao adquirir um Fundo de Investimento Imobiliário (FII) você participa dos lucros referentes ao patrimônio do fundo. Patrimônio que pode ter: vários imóveis, parte de imóveis, direitos de uso de imóveis, entre outros.

Os fundos devem distribuir pelo menos 95% de todo lucro, e essa distribuição geralmente ocorre mensalmente.

18. Aluguel de quarto no AirBNB

Se você tem uma casa, apartamento ou um quarto em uma cidade grande ou região turística, é possível alugá-lo pelo site AirBNB e ganhar dinheiro com isso.

Este não é um tipo de renda totalmente passiva, visto a necessidade de preparar seu espaço para locação e limpá-lo depois.

Mas, se você tem um espaço disponível e não vê problema em alugá-lo, essa é uma opção interessante.

19. Renda passiva com design de produto

Renda passiva com design de produto

Outra maneira de gerar renda passiva é projetando o design de produtos: camisas, canecas, capas de laptop, entre outros.

Como funciona: existem lojas virtuais onde você envia suas ideias de design, eles criam um produto com a sua ideia, e você recebe parte dos lucros de sua criação.

Portanto, se você é um bom desenhista e sabe desenvolver projetos virtuais, analise a possibilidade de ter renda passiva com design de produtos.

Deixo aqui o link de uma excelente opção para você enviar suas criações: camiseteria.com

20. Renda passiva com Marketing Multinível (MMN)

O MMN funciona da seguinte forma: você se afilia a uma empresa e convida outros para se afiliarem também. Assim, todos os afiliados precisam vender ou comprar uma cota mínima dos produtos dessa empresa.

É ai que entra a renda passiva, pois você passa receber um percentual do que cada pessoa que você colocou consome. E quando as pessoas que você colocou, colocam outras, e estas começam vender, você também recebe um percentual dessas vendas.

Conheço pessoalmente pessoas que vivem de renda passiva por meio do MMN. Mas devo fazer um alerta: alguns especialistas dizem que apenas 10% dos que ingressam de fato no MMN terão lucro.

21. Renda passiva com negócios “tradicionais”

Renda passiva com negócios tradicionais

Possuir um negócio “tradicional” (comercio ou fábrica) pode ser uma boa fonte de renda passiva, desde que você tenha as pessoas certas trabalhando nele.

No livro “Trabalhe 4 horas por semana“, Tim Ferriss conta como criou negócios onde outros trabalhavam enquanto ele viaja pelo mundo se limitando a no máximo 4 horas de semanais.

Mas isso é possível? Sim, é possível! Ainda mais no mundo de hoje, onde tudo pode ser terceirizado: a produção de produtos, o suporte ao cliente, o pós venda…

Analise os comércios existentes em sua região, veja se você pode comprá-los e colocar pessoas para trabalharem para você.

22. Renda passiva com músicas autorais

Renda passiva com músicas autorais

Você é músico? Saiba que é possível (mas não fácil) ganhar dinheiro com suas músicas! Suas obras podem ser disponibilizadas nas plataformas digitais ( Youtube, iTunes e Spotify) e você ganhar com isso.

Para mais informações, recomendo o vídeo onde o Ricardo Silvio explica como o processo de disponibilização de suas músicas nesses serviços de streaming.

Link do vídeo: www.youtube.com/watch?v=yTGUShoRr4c

Renda passiva com coisas que você já faz

Compras

23. Compras na internet (Sites de reembolso)

Você sabia que é possível receber parte do valor gasto em compras realizadas na internet? Por exemplo, você faz uma compra de mil reais na internet e recebe 40 reais de volta.

Isso é possível por meio de sites de reembolso. Usando esses sites você escolhe a loja online onde fará a compra, verifica o percentual de desconto, realiza a compra e recebe um reembolso por essa compra. Inclusive no mês passado eu tive um reembolso de 70 reais!

Deixo aqui duas opções de sites de reembolso:

24. Compras com programas de pontuação

Os programas de pontos funcionam da seguinte forma: você compra em um estabelecimento participante, acumula pontos, e troca esses pontos por produtos ou serviços.

Note que: se você vai comprar algo, realizar essa compra em um estabelecimento participante de um programa é um modo de ter renda passiva.

Sendo assim, avalie os estabelecimentos que você frequenta. Se existem dois supermercados com preços semelhantes, mas um participa de programas de pontuação e outro não, compre naquele que dará pontos para você.

Mas algo deve ser dito: você ganha muito pouco nos programas de pontuação!

O canal Café com Yogurt fez um estudo e constatou que você ganha aproximadamente apenas R$ 0,003 para cada R$ 1,00 gasto no programa de pontuação Dotz. Ou seja, gastando 330 reais, você acumula apenas 1 real nos programas de pontuação. Pouco? Sim, mas melhor do que nada! Eu por exemplo compro quase todos os meus livros por meio desses pontos.

Ideias para ganhar dinheiro em casa: está na hora de agir!

ideias para ganhar dinheiro

Não sei se você conseguiu captar o extraordinário valor que há nessa lista de ideias para ganhar dinheiro. Mas foi por causa deste conteúdo que hoje eu vivo de renda passiva. Foi por causa deste conteúdo que hoje trabalho apenas em projetos que me identifico e no conforto do meu lar. Foi este conteúdo que me deu liberdade financeira!

Sim… Esse conteúdo transformou a minha vida e também pode transformar a sua. Portanto, analise cada opção de renda, veja qual mais se adéqua a seu perfil, escolha e vá em frente, arregace as mangas e mãos a obra!

Saiba que apenas uma dessas opções pode ser a responsável pela sua tão sonhada Independência Financeira.

Esse artigo foi útil? Sim? Então você precisa conhecer o projeto Liberdade Financeira Cristã! Neste projeto eu ensino (passo a passo) muito mais sobre finanças. Ensino (de forma aprofundada) a visão bíblica de como ganhar, gastar, poupar, investir  e doar dinheiro. Sendo assim, faço o convite: clique no link abaixo e conheça esse projeto que tem mudado a vida de muitos:

Liberdade Financeira Cristã!

É isso ai. Forte abraço, fique com Deus e até a próxima.

9 Comentários

    1. Samuel Vinicius

      Obrigado pelo comentário Vilson. De fato, cada ideia pode ser muito aprofundada. Pretendo enviar emails para quem está cadastrado na Lista de Emails do Vamos Prosperar aprofundando algumas dessas ideias.

      Responder
  1. Carlos Roberto Streppel

    Não conhecia o seu site, nem o seu trabalho. Achei-o ótimo! Sou péssimo em finanças, e ganho muitíssimo pouco, em torno de R$1.500,00. Li superficialmente seu material, mas me senti atraído por ele, quero me dedicar a estudar mais suas ideias. Inclusive suas ideias sobre renda passiva. Tenho 55 anos e apenas minha roupa do corpo. Resido com minha esposa, mas o apartamento e o carro são dela. Enfim, quero aprender a me capitalizar!

    Responder
    1. Samuel Vinicius

      Olá Carlos, tudo na paz? O primeiro passo para qualquer objetivo é querer, é desejar. Então, você está no caminho certo. Espero poder te ajudar nessa caminhada.

      Responder
  2. Marcio

    Estou em busca de alguma ideia. Li todo o blog já e rambem tive uma história financeiramente ruim no passado e hj pisso dizer que estou na condição de poupador. Mas quero chegar nesse nivel de renda passiva. E estou estudando muito sobre isso mas tenho encontrado as mesmas ideas sobre fontes de renda extra. Ainda continuo pesquisado. Muito bom o blog. Mas tô precisando de alimento mais pesado.

    Responder
    1. Samuel Vinicius

      Olá Marcio, fico feliz por você ter gostado. Vale a pena estudar as ideias que passei aqui e se aprofundar em uma delas. Afinal, apenas uma delas, se bem aplicada, já pode fazer uma grande diferença em sua vida financeira.

      Responder



  3. Eu me afiliei ao seu produto. Estou convidando a Cidade de Indaiatuba a Sair das dívidas. Irei fazer palestras, panfletos, tráfego pago, etc… Tenho certeza que essa Cidade precisa da luz de Deus e como 78% estão endividados, além de aprenderem uma melhor administração, serão ministrados nos versículos bíblicos, fazendo com que se aproximem do Pai e conheçam suas promessas pra cada um de nós.

    Deus abençoe!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *