É certo um cristão rico?
Estive refletindo sobre algumas questões esses dias… Existem muitos aspectos da nossa vida cotidiana que podem gerar conflito com nossa vida espiritual, afinal, somos chamados para vivermos no espírito num mundo natural e material. Definitivamente, isto não é nada fácil. Inclusive, até mesmo o apostolo Paulo viveu na pele essa dificuldade, e chegou a dizer: Não entendo o que faço. Pois não faço o que desejo, mas o que odeio. Romanos 7:15
Obviamente, você também terá a dificuldade que Paulo teve em equilibrar vida espiritual e material. Para piorar, tal dificuldade pode se refletir na sua vida financeira. Daí surgem algumas perguntas:
- Um servo fiel de Cristo pode ser milionário?
- Como alguém, que diz servir a deus, pode ser rico num mundo com tantas pessoas pobres?
Observação: saiba que existe uma versão em vídeo deste conteúdo no Youtube.
É certo um cristão rico?
Ao analisarmos As Escrituras encontramos diversas passagens que abordam o tema dinheiro e riqueza. O intrigante é que várias destas passagens parecem indicar que o dinheiro e a riqueza devem ser evitados.
Veja alguns exemplos do que estou dizendo, mas, por favor, peço que não tire conclusões antes de me ouvir até o final. Combinado? Então veja alguns versículos que parecem ser contrários ao enriquecimento.
Ouçam agora vocês, ricos! Chorem e lamentem-se, tendo em vista a miséria que lhes sobrevirá. A riqueza de vocês apodreceu, e as traças corroeram as suas roupas. O ouro e a prata de vocês enferrujaram, e a ferrugem deles testemunhará contra vocês e como fogo lhes devorará a carne. Vocês acumularam bens nestes últimos dias.
Tiago 5:1-3
Você diz: Estou rico, adquiri riquezas e não preciso de nada. Não reconhece, porém, que é miserável, digno de compaixão, pobre, cego e que está nu.
Apocalipse 3:17
Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam.
Mateus 6:19
Existem muitos outros versículos nessa linha:
- Mateus 6:24-33
- Mateus 19:16-21
- Marcos 6:8
- Lucas 5:11
- Lucas 12:22-34
- Lucas 18:18-30
- Etc.
Esses versículos, pelo menos a primeira vista, sugerem que dinheiro e riqueza são coisas prejudiciais e que trazem resultados negativos para o cristão.
Por outro lado, em nenhum momento a Bíblia afirmou que a riqueza (em si) é algo ruim. Em todas as passagens o alerta é focado na atitude das pessoas frente a riqueza, não a riqueza em sim. Por exemplo, em Apocalipse 3:17 que diz “estou rico e não preciso de nada” o alerta é para a conduta da igreja em Laodiceia, não para o dinheiro em si.
Você sabe, Deus criou o mundo e tudo que nele há, e chamou tudo isso de bom. A partir deste ponto, observe que, quando as riquezas são mencionadas negativamente nas Escrituras, a ênfase sempre está na relação deturpada de pessoas com a riqueza, não a riqueza em si.
Deus não tem problema com pessoas ricas
Os registros bíblicos nos levam a crer que Deus não tem problema com a riqueza, nem com pessoas ricas. Se Deus escolheu alguém, tanto faz se é rico ou pobre do ponto de vista financeiro. Inclusive, a Bíblia Sagrada apresenta diversos escolhidos que eram ricos, podemos citar:
- Abraão (Gênesis 13:2)
- Isaque (Gênesis 26:12-13)
- Jó (Jó 1:3)
- José (Gênesis 4:26)
- Barzilai (2 Samuel 19:32)
- José de Arimateia (Mateus 27:57-60)
- Zaqueu (Lucas 19:2)
- Maria, Joana, Susana (Lucas 8:1-3)
- E muitos outros!
Veja quantas pessoas foram extremamente ricas e fiéis. E essas pessoas são registradas tanto no novo, quanto no antigo testamento.
Observação: caso queira conhecer a fundo os ricos e fieis do novo testamento, recomendo a leitura do artigo “Ricos e Fiéis do Novo Testamento”.
Ora, se riqueza fosse pecado, ou se não fosse certo um cristão ser rico, ou se ricos fossem queimar no fogo do inferno, a Bíblia não apresentaria tantos exemplos de ricos e fiéis, não é?
Se Deus não tem problemas com a riqueza, por que tantos cristãos são pobres?
Da mesma forma que existem cristãos ricos, também existem cristãos pobres do ponto de vista financeiro, ou que pelo menos passaram por momentos de privação financeira. Inclusive, a Bíblia apresenta fieis em momentos de aparente dificuldade financeira:
- Certa pessoa pediu para Pedro e a João uma esmola e Pedro disse que não tinha nem prata nem ouro (Atos 3:3).
- Quando os discípulos foram questionados se Jesus não pagava imposto, o Mestre mandou que pegassem uma moeda da boca do primeiro peixe que pescassem (Mateus 17:27).
- Os relatos bíblicos nos fazem crer que, talvez, João Batista não tivesse uma condição financeira tão boa assim. Afinal, ele usava roupas feitas da pele de camelo e se alimentava de gafanhotos.
É fato: ao ler As Escrituras poderemos encontrar pobres e ricos que foram fiéis. Aqui, chegamos num ponto importante. Me ouça atentamente.
Sobre riqueza, existem duas visões extremas no cristianismo:
Duas visões sobre a riqueza
Uma visão que diz que a riqueza é um direito de todo filho de Deus. Tal visão diz que, se você é filho do Deus que é dono de toda prata e ouro, você também é herdeiro desse Deus e, consequentemente, você deve ser abençoado e rico financeiramente. De forma geral, tal mensagem faz parte da conhecida TEOLOGIA DA PROSPERIDADE.
Porém, existe outra visão sobre dinheiro:
Uma visão que diz que a riqueza é mundana, pecaminosa e deve ser evitada a todo custo. Quem abraça tal visão, procura abrir mão do máximo que puder de posses materiais. Chamo essa visão de TEOLOGIA DA POBREZA.
A meu ver, tais visões são problemáticas e extremas. Sem contar que deixam muitas perguntas sem resposta e não possuem o mínimo de equilíbrio.
Veja, se a riqueza é mundana e não espiritual, por que a Bíblia apresenta tantas pessoas que eram ricas e fiéis ao mesmo tempo? Se essa visão fosse verdadeira, Abraão, Isaque, Jacó e muitos outros queimariam no mármore do inferno.
Do mesmo modo, se a riqueza é um direto de todo servo de Deus, por que Paulo, João Batista e Pedro passaram momentos financeiros delicados?
Deus pode te enriquecer, mas, Ele não prometeu riqueza
É fato, se você seguir os ensinamentos financeiros bíblicos, você aumentará muito suas chances de prosperar. Ora, isso é obvio! Se você trabalhar com diligência, gastar com inteligência, se gêneroso, doar, contribuir com o reino, criar o hábito de poupar, de investir de forma diversificada… é claro que aumentará significativamente suas chances de prosperar.
Por outro lado, é preciso enfatizar: a Bíblia não apresenta promessas de prosperidade financeira para você. Sinto dizer, mas o que Deus prometeu foi que suas necessidades seriam supridas:
O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus.
Filipenses 4:19
Aqui vale ressaltar que necessidades e desejos são coisas bem diferentes.
Você tem necessidade de transporte. Tal necessidade pode ser suprida, tanto se você tiver um Porsche, quanto se você tiver condição de pegar um transporte público.
Deus prometeu suprir nossas necessidades, não os nossos desejos. Ou seja, o Senhor pode cumprir sua promessa de suprir suas necessidades sem que para isso, precise te tornar rico.
A visão equilibrada de Agur
Gosto muito da visão equilibrada que Agur, o escritor de Provérbios 30, apresentou sobre a relação entre riqueza, pobreza e provisão. Ele disse:
Não me dês nem pobreza nem riqueza; dá-me apenas o alimento necessário. Se não, tendo demais, eu te negaria e te deixaria, e diria: ‘Quem é o Senhor?’ Se eu ficasse pobre, poderia vir a roubar, desonrando assim o nome do meu Deus.
Provérbios 30:8b-9
O propósito do dinheiro para um cristão rico
O propósito de vida de um cristão é buscar, amar e honrar a Deus. Tudo o que ele faz é para a glória de Deus. Se um cristão é rico ou não, é irrelevante quando tudo o que ele tem está entregue a Deus. O fiel servo de Cristo é um administrador dos bens que o Senhor confia a suas mãos, sejam eles muitos ou poucos.
No final de contas, a pergunta “É certo um cristão ser rico?” está em sua essência equivocada. Fato é que ninguém possui coisa alguma. Tudo que há pertence a Deus. Mesmo o homem mais rico do mundo não tem nada, se o Senhor quiser, Ele toma para si tudo que de fato é d’Ele.
Tal ideia vale para nós: não temos nada, tudo é d’Ele, o que precisamos é ser administradores fiéis.
Que o Senhor te abençoe grandemente e te capacite para administrar bem a riqueza que passarão por suas mãos.
Caso queira aprender como administrar o dinheiro da forma bíblica de modo a sair das dívidas e aumentar sua renda, acesse o primeiro link abaixo e assista a palestra especial onde revelo como fazer isso:
Acesse aqui a Palestra Especial 3 Chaves Para a Liberdade Financeira.
Forte abraço, fique na paz do Senhor e até a próxima.