Sacrifício & Prosperidade: conheça a relação Bíblica entre Sacrifício e Prosperidade

A história de Abraão e Isaque é muito conhecida. Deus havia prometido um filho para Abraão. Depois de anos, e diante de condições (que pareciam) impossíveis (pois, sua esposa Sara era estéril e de idade avançada): Abraão, em fim, teve seu filho Isaque. Porém, não muito depois, o Senhor pediu que Abraão sacrificasse Isaque.

Abraão, aceita o pedido e quando estava prestes a realizar o sacrifício, o Senhor o impede e entrega um carneiro para ser sacrificado no lugar de Isaque.

Com esse episódio em mente, lembre-se que Abraão foi classificado pelas Escrituras como o Pai da Fé. Isso não é pouca coisa!

Agora, observe que o pai da fé, para ser prospero em suas tarefas, teve que fazer diversos outros sacrifícios: tanto de animais, quanto sacrifícios de esforço, de trabalho e dedicação.

O mesmo vemos com diversos homens de sucesso da Bíblia. Vários heróis da fé bíblicos fizeram sacrifícios: Noé, Isaque e Jacó, Davi, Salomão, Paulo, João, Pedro, entre outros muitos outros.

Diante de tudo isso, é fácil percebermos que há uma relação forte entre sacrifício e prosperidade, seja ela espiritual, seja material.

Não tem como fugir: se você deseja prosperar, provavelmente, você terá que fazer determinados sacrifícios. É sobre isso que falarei aqui. Continue comigo e conheça a relação bíblica entre Sacrifício e Prosperidade.

Observação: caso prefira, saiba que existe uma versão deste conteúdo em vídeo publicada no YouTube.

Sacrifício

Sacrifício e Prosperidade
Sacrifício e Prosperidade

A palavra sacrifício refere-se à liberação de algo de grande valor ou à realização de algo que exija um esforço elevado. Isso pode significar: ir além dos limites do nosso conforto; abrir mão de recursos valiosos ou de algo que consideramos importante.

Na Bíblia existem diversos exemplos de sacrifício: como disse, Abraão estava disposto a sacrificar seu filho a Deus; Salomão ofereceu mil holocaustos ao Senhor; Já Paulo sacrificou seu bem estar e conforto sofrendo açoites, perseguições e sendo preso em prol do evangelho.

A verdade é que todos os heróis da fé fizeram sacrifícios a Deus. Mas, qual foi o resultado desses sacrifícios?

O Resultado do Sacrifício de Salomão

No livro de 1 Reis encontramos a consequência dos sacrifícios de Salomão, confira:

Salomão amava o Senhor, pois andava de acordo com os decretos do seu pai Davi; todavia oferecia sacrifícios e queimava incenso nos lugares sagrados. O rei Salomão foi a Gibeom para oferecer sacrifícios, pois ali ficava o principal lugar sagrado, e ofereceu naquele altar mil holocaustos. Em Gibeom o Senhor apareceu a Salomão num sonho, à noite, e lhe disse: “Peça-me o que quiser, e eu lhe darei”.

1 Reis 3:3-5

Salomão ofereceu mil holocaustos ao Senhor. Mil! Não 10, não 100, mas mil! A Bíblia deixa claro que tais sacrifícios não passaram despercebidos pelo Senhor, tato que a Escritura diz que, depois desses holocaustos, “o Senhor apareceu a Salomão num sonho […] e lhe disse: “Peça-me o que quiser, e eu lhe darei”.

Salomão pediu ao Senhor sabedoria para que pudesse conduzir a nação. O resultado você já sabe: o Senhor lhe deu um coração sábio, de modo que nunca houve ninguém como ele. Além disso, Deus acrescentou:

[…] Também lhe darei o que você não pediu: riquezas e fama; de forma que não haverá rei igual a você durante toda a sua vida.

1 Reis 3:12-13

Resumindo: o sacrifício de Salomão gerou prosperidade intelectual, espiritual e também financeira.

O Resultado do Sacrifício de Abraão

Certamente, você conhece a história de Abraão. O Senhor promete que ele teria filhos e que assim seria pai de uma grande nação. Porém, sua esposa era estéril. Depois de anos, já velho, sua esposa engravida e ele se torna pai de Isaque. Porém, o Senhor pede que Abraão sacrificasse Isaque.

O patriarca hebreu aceita o pedido de Deus e caminha para realizar o sacrifício. Prestes a entregar seu filho, Deus o impede e lhe dá um carneiro e diz:

Esteja certo de que o abençoarei e farei seus descendentes tão numerosos como as estrelas do céu e como a areia das praias do mar. Sua descendência conquistará as cidades dos que lhe forem inimigos e, por meio dela, todos povos da terra serão abençoados, porque você me obedeceu.

Gênesis 22:17-18

O sacrifício de Abraão gerou prosperidade, semelhante ao que aconteceu com sacrifício de Salomão.

Existem vários exemplos bíblicos de pessoas que sacrificaram e prosperaram (espiritualmente e materialmente): Isaque sacrificou e prosperou; Paulo sacrificou e prosperou; Noé, também; E o exemplo máximo de sacrifício e prosperidade podemos ver em Jesus. Ele se sacrificou por nós e podemos ver parte dos resultados deste sacrifício nos versículos a seguir:

E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.

Filipenses 2:8-11

O sacrifício de Jesus também gerou prosperidade. Assim como os sacrifícios de Abraão, Salomão, Isaque, Jacó, Davi, Paulo, Pedro, João e muitos outros heróis da fé. Sim, sacrifícios geram prosperidade – ou prosperidade espiritual, ou prosperidade material. Mas, O contrário também é verdade:

Falta de Sacrifício gera Necessidade

Lembre-se de Adão e Eva. Deus fez tudo perfeito, eles tinham um jardim, viviam em comunhão com o Criador, tinham alimento, segurança, saúde e tudo mais. Em outras palavras, eles eram prósperos, extremamente prósperos, tanto materialmente, quanto espiritualmente.

Porém, para manterem essa prosperidade, eles precisavam fazer apenas um sacrifício: o sacrifício de não comer o fruto da arvore do conhecimento do bem e do mal.

Como sabemos, eles decidiram não fazer esse sacrifício. Consequentemente, passaram a ser mortais, a terem medo, a sentirem dores, a terem que trabalhar com esforço e ainda foram expulsos do jardim.

A recíproca é verdadeira: assim como o sacrifício gera prosperidade, a falta de sacrifício gera necessidade.

A falta de sacrifício gera necessidade.

Samuel Vinícius

Tal como Adão e Eva, que não sacrificaram e sofreram tristes consequências, existem muitos outros exemplos de pessoas que não sacrificaram e enfrentaram dificuldades na Bíblia: os filhos de Eli não seguiram as diretrizes divinas sobre os sacrifícios e acabaram mortos numa guerra contra os filisteus; Caim não ofereceu um sacrifício perfeito a Deus e acabou matando seu irmão; Esaú, num momento de fome, não conseguiu fazer o sacrifício de não comer e acabou vendendo seu direito de primogenitura para Jacó. O mesmo vale para Sansão, Absalão, o filho pródigo e muitos outros!

Se você não sacrificar nada no presente, o seu futuro é que será sacrificado.

Sacrifícios Hoje, Prosperidade Amanhã

Até aqui, apresentei diversos exemplos bíblicos de pessoas que fizeram seus sacrifícios e prosperaram. Bem como, apresentei casos de pessoas que não sacrificaram e passaram necessidade.

Veja, este é um principio atual, um principio que vale hoje. Aquele que sacrifica, tende a prosperar. Quem não sacrifica, tende a fracassar. Por exemplo:

  • Se você deseja entrar numa boa universidade, você terá que sacrificar parte do seu tempo para estudar. Você terá que sacrificar alguns momentos de lazer para se dedicar ao vestibular.
  • Para prosperar na vida profissional, ao ponto de receber um salário respeitável, é preciso se esforçar para se profissionalizar. Você terá que sacrificar momentos livres para dedicar na sua formação e em seu trabalho.
  • Se seu desejo é ter um casamento prospero, você terá que sacrificar algumas coisas: talvez, terá que sacrificar algumas más amizades. Talvez, terá que gastar tempo com seu cônjuge. Você terá que sacrificar seu egoísmo, seu orgulho e etc.
  • Para se ter um corpo saudável e em forma é necessário sacrificar o prazer de determinadas comidas. Bem como, é preciso sacrificar tempo se exercitando.
  • Semelhantemente, para se ter intimidade com Deus, é fundamental sacrificar uma vida de pecaminosa. Também é preciso gastar tempo de leitura bíblica, comunhão, oração e jejum.

Amigo e amiga, não existe prosperidade sem sacrifício.

Não existe prosperidade sem sacrifício

Samuel Vinícius

Sacrifício e Prosperidade nas Finanças

Como este é um projeto de finanças por meio de princípios bíblicos, me sinto na obrigação de ser o mais direto possível. Se você deseja prosperar financeiramente, você terá que fazer sacrifícios financeiros.

Você não pode gastar todo dinheiro que recebe. Para prosperar, você terá que fazer o sacrifício de poupar parte da sua renda! É fundamental que você poupe (pelo menos) 10% da sua renda para a sua Independência Financeira. Mas, o ideal mesmo que você poupasse 20% da renda, assim como José fez no Egito.

Para prosperar, você precisa aprender a fazer mais dinheiro, a ganhar mais! Não tem conversa! Dificilmente, você será realmente prospero ganhando um salário mínimo! Então, sacrificar tempo para aprender como aumentar sua renda – seja melhorando seus serviços, se profissionalizando mais, melhorando seu negócio, ou seja lá o que for: é preciso!

Por fim, preciso dizer: para prosperar, você precisa sacrificar tempo aprendendo sobre finanças, e aprendendo principalmente o que a Bíblia diz sobre finanças. A Bíblia diz em Oséias 4:6 que “Meu povo foi destruído por falta de conhecimento”. Já em Provérbios 8:18 vemos que [Com a sabedoria] estão riquezas e honra, prosperidade e justiça duradouras.

Caso você realmente queira buscar a educação financeira cristã, acesse o link abaixo e conheça o treinamento Liberdade Financeira Cristã:

Acesse aqui a 1° Aula do Treinamento Liberdade Financeira Cristã.

No mais: forte braço, fique na paz do Senhor e até a próxima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *