Os 7 Pecados Capitais em Suas Finanças

Os 7 Pecados Capitais são: gula; avareza, luxúria, ira, inveja, preguiça e soberba.

Provavelmente você já conhecia esses pecados. Mas talvez você não sabia que eles também podem atingir à sua vida financeira. Pior: talvez você não sabia que apenas um destes pecados pode arruinar suas finanças. É possível que você não tenha notado que estes pecados também podem se manifestar em Pecados Financeiros claramente condenados nas Escrituras Sagradas.

Então, ouça-me: se você deseja ter uma vida financeira mais próspera e alinhada aos princípios bíblicos, recomendo fortemente que continue lendo para conhecer A Aplicação Financeira Dos 7 Pecados Capitais e assim poder evitar as trágicas consequências deles em sua vida.

Observação: caso prefira, saiba que existe uma versão em vídeo deste conteúdo.

História dos 7 Pecados Capitais

Primeiramente, devemos notar que não existe uma passagem bíblica que liste os 7 pecados capitais. Apesar desses pecados serem descritos nas Escrituras, não há registro bíblico de uma lista especifica de pecados capitais. Essa lista surgiu (em certa medida) do esforço de teólogos, filósofos e estudiosos em entender quais pecados seriam os principais geradores de outros pecados.

Inclusive, essa é uma das origens do termo capital, que no original em latim significa cabeça, líder ou chefe. Ou seja: partindo deste significado, um pecado é denominado capital se ele for gerador de diversos outros pecados. Por exemplo: a inveja é considerada um pecado capital pois ela pode levar ao assassinato, a mentira e ao roubo. Outro exemplo é a luxúria, que pode levar a prostituição, adultério e violência.

Há quem diga que os 7 Pecados Capitais estão mais relacionados às condutas facilitadoras de pecados, do que a pecados em si.

Outro ponto que também precisa ser dito é que a lista desses pecados foi alterada e reformulada ao longo dos anos.

Historiadores alegam que um dos primeiros registros dessa lista são do monge Evágrio Pôntico no século 4 que apresenta uma lista de 8 pecados. Posteriormente no século 6, o Papa Gregório acrescentou o termo capital. Já no século 13, Tomás de Aquino deu a lista a forma que conhecemos hoje, com 7 pecados.

Ressalto que meu intuito aqui não é validar se estes são ou não são pecados capitais. Minha intenção é mostrar que essas condutas (que são claramente contrarias as recomendações bíblicas) podem se manifestar em pecados financeiros. Mais do que isto, meu objetivo é revelar que esses pecados financeiros podem (e estão) arruinando a vida de inúmeros cristãos.

Então, sem mais delongas, vamos aos 7 Pecados Capitais aplicados à vida financeira.

1˚ Pecado Capital: Gula

Existem diversos trechos bíblicos que condenam a gula. Dentre estes, deixo o seguinte:

Não estejas entre os beberrões de vinho, nem entre os comilões de carne. Porque o beberrão e o comilão acabarão na pobreza.

Provérbios 23:20,21a

Segundo o dicionário gula é o vício ou defeito de comer e beber em demasia. Ou seja: comer e beber além do que o seu organismo precisa ou do que a sua fome sinaliza.

Sendo direto, comer além do necessário é desperdiço de comida e dinheiro. Evidentemente esse desperdiço não é nada bíblico. Inclusive Jesus dedicou boa parte do seu tempo na terra nos ensinando (e dando exemplo) contra o desperdício:

Ele nos ensinou sobre a necessidade de evitar o desperdiço na parábola da dracma perdia, do filho pródigo e na parábola do mordomo fiel.

Mas mais do que ensinar, Jesus foi exemplo contra o desperdiço. Lembra o que Ele fez após o milagre da primeira multiplicação dos pães? Jesus evitou o desperdiço guardando todo o excedente. Veja:

Depois que todos receberam o suficiente para comer, disse aos seus discípulos: “Ajuntem os pedaços que sobraram. Que nada seja desperdiçado”

João 6:12

A glutonaria revela, apoia e intensifica a falta de domínio próprio. Que por sua vez, nos faz buscar incessantemente prazeres passageiros. Busca esta que inevitavelmente nos afastará de Deus e da prosperidade financeira.

Pense comigo: quantas pessoas você conhece que empobreceram por falta de domínio próprio, por beberem demais, pela dependência química, por gastar tudo que recebe, gastando além do necessário;

Pense na quantidade de cristãos que desenvolveram doenças ocasionadas pela alimentação excessiva e de baixa qualidade nutricional; Estes além de perderem a saúde, perderam dinheiro com médicos, remédios e até mesmo por não terem mais vigor para o trabalho.

É por isso que a Bíblia diz que o beberrão e o comilão acabarão na pobreza.

2˚ Pecado Capital: Avareza

Uma das definições de avareza a define como o apego excessivo e descontrolado pelo dinheiro e posses materiais.

O avarento tem o desejo insaciável de ganhar e acumular cada vez mais. Sendo que ao lado da avareza está a ganância, e esta que gera o egoísmo, o materialismo e o consumismo.

Evidentemente, tudo isso é desaprovado pelas Escrituras. Como poderemos ver em Lucas:

Então lhes disse: “Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens”.

Lucas 12:15

Olha… Jesus não disse para termos cuidado com a avareza a toa. Ele disse por que é fácil nos tornamos avarentos. É fácil nos tornamos gananciosos. É fácil colocarmos o dinheiro em primeiro lugar em nossas vidas.

E ao contrário do que muitos pensam, a avareza não é um comportamento exclusivo dos vilões de novelas, series e filmes. Muito pelo contrário! Vejo inúmeros cristãos agindo com ganância e avareza.

Reflita comigo…

Sabe por que muitos cristãos perdem dinheiro em pirâmides financeiras? Pela ganância de quererem uma rentabilidade de 10% ao mês em seus investimentos!

Sabe por que muitos cristãos consomem frequentemente produtos pirateados? Pelo desejo excessivo de ter aquilo que não podem comprar!

Sabe o por que muitos cristãos são viciados em loterias ou jogos de azar? Pelo amor a riqueza e as posses materiais!

A verdade precisa ser dita: muitos cristãos ainda são avarentos e gananciosos. E eu e você não estamos isentos de ter tento atitudes de ganancia e avareza.

3˚ Pecado Capital: Luxúria

Luxúria é o desejo exagerado e egoísta pelo prazer sensual. Quanto a isto a Bíblia é clara:

A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. Cada um saiba controlar o seu próprio corpo de maneira santa e honrosa, não dominado pela paixão de desejos desenfreados, como os pagãos que desconhecem a Deus.

1 Tessalonicenses 4:3-5

A luxuria tem potencial para devastar a vida financeira dos cristãos.

É provável que você (assim como eu) conheça pessoas que acabaram com suas finanças por causa da luxuria.

Talvez você conheça pessoas que perderam bons empregos por terem cometido assédio sexual à colegas de trabalho.

É possível que você conheça casamentos que foram arruinados por traições que também arruinaram a vida financeira dos envolvidos.

Talvez você conheça até mesmo líderes religiosos que tiveram seus chamados interrompidos por escândalos e compulsões sexuais.

Saiba que o pecado da luxúria além de afetar a vida espiritual, também afeta a vida financeira. É como sabemos: um abismo chama outro.

4˚ Pecado Capital: Ira

A ira se traduz em raiva e ódio. Sentimentos que são fontes da vingança. A Bíblia diz:

Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: “Minha é a vingança; eu retribuirei”, diz o Senhor.

Romanos 12:19

A ira nas finanças nos faz tomar decisões estúpidas que só nos levam à pobreza.

Pela irá você pode perder um excelente emprego; Pode perder uma formação universitária; E também pode perder até mesmo um negócio promissor que mudaria por completo a sua vida.

Na Bíblia existem diversos exemplos de prejuízos financeiros causados pela ira. Um deles pode ser visto na história dos irmãos Caim e Abel. Lembra?

Ambos ofereceram uma oferta a Deus. Mas como Deus aceitou somente a oferta de Abel, Caim ficou irado a ponto do Senhor lhe perguntar:

Por que te iraste? e por que está descaído o teu semblante?

Gênesis 4:6b

Infelizmente, essa ira teve um fim trágico: Caim acabou matando seu irmão Abel. E o resultado da irá vemos em Gênesis 4:10-13:

E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão está clamando a mim desde a terra. Agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para da tua mão receber o sangue de teu irmão. Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e vagabundo serás na terra. Então disse Caim ao Senhor: É maior a minha punição do que a que eu possa suportar.

Gênesis 4:10-13

Sim. A irá pode trazer inúmeros prejuízos. Prejuízos espirituais, familiares e também financeiros.

É claro que somos humanos e as vezes ficaremos irados. Mas é preciso seguir a recomendação bíblica:

Quando vocês ficarem irados, não pequem. Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha, e não deem lugar ao diabo.

Efésios 4:26,27

Este versículo (assim como outros), me fazem acreditar que a ira se torna um pecado quando permitimos que ela ultrapasse os devidos limites. Acredito que a ira se torna pecado quando ela nos faz agir de forma prejudicial a nós mesmos e aos outros. É por isto que vemos em diversas passagens bíblicas ensinamentos para sermos tardios em irar e não darmos vazão a ira:

O tolo dá vazão à sua ira, mas o sábio domina-se.

Provérbios 29:11

Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, pois a ira do homem não produz a justiça de Deus.

Tiago 1:19b,20

5˚ Pecado Capital: Inveja

Segundo o dicionário inveja é a vontade indomável de possuir o que pertence a outra pessoa.

Trazendo para às finanças pessoais inveja poderia se refletir na vontade de ter o emprego do outro, a casa do outro, o dinheiro do outro.

Contra isto, a bíblia é clara:

Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males.

Tiago 3:16

Na Bíblia, vemos diversos exemplos da inveja e de suas consequências desastrosas que também alcançam a vida financeira:

Vemos a inveja nos irmãos de José que acabaram vendendo seu irmão como escravo;

Também houve inveja na vida dos filisteus contra a prosperidade de Isaque, que os fizeram entulhar os poços de Isaque;

Vemos também inveja na vida de Saul contra Davi, que o levou a tentar matar Davi. (Caso queira conhecer os erros de Saul, confira o artigo Os Erros De Saul Que Não Podemos Cometer)

O próprio exemplo de Caim e Abel que citei anteriormente é um caso de inveja.

Ouça-me: a inveja é silenciosa e traiçoeira. Chega de fininho, sem alarde e aos poucos vai tomando seu lugar em nossos corações. Quando assustamos, já estamos tendo atitudes insanas que nunca imaginaríamos ter.

Então, cuidado! Afinal, não somos imunes a inveja.

6˚ Pecado Capital: Preguiça

A preguiça é amplamente desmotivada na Bíblia. Se eu fosse citar todos os versículos sobre preguiça, ficaríamos aqui por horas. Para ser direto, deixarei apenas um versículo para você. O versículo que mais mexe comigo:

O preguiçoso deseja e nada consegue, mas os desejos do diligente são amplamente satisfeitos.

Provérbios 13:4

Pense bem…

A maioria das pessoas não realizam seus sonhos e desejos financeiros. Muitos sonham com a casa própria, com um carro, com um negócio capaz de sustentar suas famílias de forma tranquila. Entretanto, pouquíssimos são os que realizam tais sonhos.

É claro que são diversos os fatores que podem impedir a realização de sonhos. Mas isto não muda o fato que a preguiça é sim um destes fatores.

Trazendo para o mundo das finanças pessoais…

Muitos sabem que precisam organizar suas finanças. Mas apesar de saberem o que precisam fazer, muitos não fazem!

Quase todo mundo sabe que é preciso criar e seguir um plano para sair das dívidas (levantando seus gastos, ganhos, negociando com redores…). Entretanto, muitos não fazem o que sabem que precisam fazer!

Muitos também estão cientes que para terem uma vida financeira prospera e tranquila precisam aprender sobre investimentos. Mas por preguiça não buscam esse conhecimento! É por isto que a Bíblia diz que “As mãos preguiçosas empobrecem o homem” (Provérbios 10:4a).

É necessário tratar a preguiça com a devida atenção e respeito. Chamo atenção para isto, pois, preguiça pode ser causada por feridas emocionais, doenças físicas, falta de nutrientes no corpo, depressão, estresse, ansiedade.

Então, se você sente que anda preguiçoso, busque entender a raiz da sua preguiça. Ela pode estar na alma, corpo ou espirito.

7˚ Pecado Capital: Soberba

Soberba, que em muitos casos também é conhecida como vaidade ou orgulho, é uma visão excessiva de si mesmo e de suas próprias habilidades desconsiderando os outros. É um sentimento de superioridade, arrogância onde o soberbo se acha melhor que os demais, podendo até mesmo se achar melhor que Deus.

De fato, o soberbo pode se considerar melhor que Deus. Isso acontece quando ele, cheio de confiança, passa viver sem o auxílio e dependência do Senhor e ainda se gloria de seus feitos – achando que tudo que tem é pelo seu total mérito.

Sinto dizer, quem pensa assim, está totalmente enganado. Afinal, tudo que conquistamos vem do Senhor. É isso que a Bíblia diz:

Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, porque ele é o que te dá força para adquirires riquezas;

Deuteronômio 8:18a

A soberba ignora aquele que (para mim) é o princípio bíblico sobre finanças mais importante: o princípio da mordomia cristã! Que determina que tudo que “temos” na verdade não é nosso, mas sim do Senhor.

Sobre soberba, há uma outra questão que devemos refletir. Reflita comigo. Um dos pontos onde o verdadeiro cristianismo se difere completamente da cultura de nossa sociedade é que, na vida cristã, quanto mais você amadurece espiritualmente, mais você se torna dependente de Deus, mais você não consegue viver sem Ele, sem que Ele participe da sua vida, das suas decisões.

Logo, se Deus não está fazendo parte das suas decisões, cuidado: isto pode ser um sinal de soberba.

Na vida financeira, a soberba pode acontecer quando o cristão toma grandes decisões financeiras como comprar uma casa, abrir um negócio, fazer uma faculdade, mestrado ou doutorado, sem pedir auxílio a Deus.

Realmente, quando não recorremos ao Senhor em nossas vidas financeiras, podemos estar demostrando que somos autosuficientes financeiramente. Podemos estar demostrando soberba, orgulho e vaidade.

Esta é uma faceta da soberba que toca diretamente a nossa relação com o criador. Mas também podemos ser soberbos com as pessoas que nos cercam. Isso pode acontecer ao ignorarmos opiniões, desejos e aflições dos outros. Isso pode acontecer quando nos achamos superiores e melhores que os demais. Quando nos orgulhamos de nossos empregos, do nosso conhecimento ou renda ao ponto de nos consideramos melhores. Quanto a isto, a Bíblia diz:

[…] Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas

Jeremias 9:23

Conclusão Sobre Os Pecados Capitais

Pecados Capitais

Estes são os 7 Pecados Capitais aplicado as Finanças Pessoais:

  1. Gula
  2. Avareza
  3. Luxúria
  4. Ira
  5. Inveja
  6. Preguiça
  7. Soberba

Minha intenção aqui não é avaliar se estes são (de fato) os pecados capitais ou mesmo se existem pecados capitais. Minha intenção é revelar a você que essas condutas podem trazer grandes prejuízos espirituais e financeiros para você.

Mais que isso! Minha intenção é que você avalie cada um destes pecados e veja quais você tem cometido. E que assim, possa traçar um plano prático, viável e realista para abandonar praticas financeiras que não se enquadram no padrão bíblico de modo que você possa (além de uma vida financeira mais alinhada com os princípios bíblicos) sair das dívidas, ter estabilidade financeira e conquistar a independência financeira.

Inclusive, caso você queira fazer isso de forma mais rápida, assista a aula gratuita onde revelo os 3 Segredos Para Sair Das Dívidas, Ter Estabilidade Financeira e Conquistar a Independência Financeira. É só acessar o link abaixo:

Assista aqui a Aula Especial e Gratuita 3 Segredos Para Prosperar!

Forte abraço, fique na paz de Cristo e até a próxima!

2 Comentários

  1. Paulo Junior

    Opa bom dia! Ótimo Domingo 13/11/22 Estou vendo este texto, que maravilha está mensagem foi uma luz acesa pra mim,estou grato pôr ter encontrado esse conteúdo estava precisando muito, estava com uma dificuldade financeira, eu digo estava porque pela fé eu creio que com esse estudo tudo aquilo que estava travando na minha vida financeira e num todo, já faz parte do meu passado e agora eu posso falar da experiência que tiver na minha vida financeira, só gratidão por esse estudo!

    Responder
    1. Samuel Vinicius

      Obrigado pela mensagem Paulo. Que Deus continue te abençoando!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *