Não há pra onde correr: dinheiro existe, ele exerce influência sobre nós e ainda pode te trazer benção ou maldição, dependendo de como lidamos com ele.
Porém, muitos não conhecem Os Perigos Do Dinheiro e acabam na pior: profissionalmente, espiritualmente e até mesmo (para surpresa de muitos) na pior financeiramente.
Então, se você deseja ter uma vida mais prospera financeiramente, sem cair nas armadilhas do dinheiro, continue lendo e conheça Os 3 Perigos Bíblicos do Dinheiro.
Mas, se preferir, saiba que existe a versão em vídeo deste conteúdo.
1˚ Perigo do Dinheiro: Pode Contribuir Para Que Você Se Afaste De Deus
Sejamos francos, dificuldades financeiras podem te impulsionar a clamar a Deus por ajuda e, ao clamar, possivelmente, você perceberá que precisa de Deus, não só em suas questões financeiras, mas também em suas questões espirituais, emocionais, familiares e em todas as áreas de sua vida.
É nessa linha de raciocínio que muitas pesquisas atestam que o caminho da fé, estatisticamente falando, é mais buscado por pessoas de menor poder aquisitivo, ou seja: por pessoas que geralmente enfrentam maiores problemas financeiro – estas, tendem a clamar mais a Deus.
Por outro lado, quem possui boa condição financeira, geralmente, está menos propenso a buscar a Deus. É inegável, o dinheiro pode passar uma suposta sensação autoconfiança em nós. A riqueza pode nos induzir a acreditarmos (mesmo que inconscientemente) que somos autosuficientes, que não necessitamos de Deus e que temos tudo que precisamos para conseguirmos o que queremos. A Bíblia alerta:
Não digam, pois, em seu coração: ‘A minha capacidade e a força das minhas mãos ajuntaram para mim toda esta riqueza’. Mas, lembrem-se do Senhor, o seu Deus, pois é ele que dá a vocês a capacidade de produzir riqueza, confirmando a aliança que jurou aos seus antepassados, conforme hoje se vê.
Deuteronômio 8:17-18
Realmente a boa condição financeira pode contribuir para nos esquecermos de Deus e lembramos apenas de nós mesmos. Mas, por favor! Não me interpretem mal. A Bíblia não diz que a pobreza nos transformará em pessoas espiritualmente mais elevadas. Não, não e não! Inclusive, as Sagradas Escrituras apresentam muitos pobres financeiros que eram também eram pobres espirituais.
A questão aqui é alertá-lo para um dos perigos do dinheiro. Se não tivermos um coração moldados aos princípios bíblicos, sim, o dinheiro poderá nos fazer esquecer do Senhor.
2˚ Perigo do Dinheiro: Pode Te Fazer Menosprezar Os Outros
Aqui eu tenho um episódio que aconteceu comigo que ilustra perfeitamente o que quero dizer.
Bem… Eu não vim de família rica financeiramente. Inclusive, estudei até a quarta série em escola pública. Porém, meus pais, que também eram professores, se esforçaram para me colocar numa escola particular.
No início nessa nova escola, eu presenciei algo que me chocou.
Lá havia um aluno de família muito rica que esbanjava sua riqueza. Lembro-me que na época, ele recebia de mesada um salário mínimo e mostrava para todos o quanto ele tinha.
Num certo dia, estavam na rua o pessoal da limpeza pública varrendo a cidade e nós conseguimos vê-lo entre as grades da escola. Este aluno então começou a cantar e zombar dos varredores. Ele cantava “formiguinha da limpeza gosta de economizar, um abraço do Paulinho, vamos todos vamos já”.
Agora, me diga: Qual era a diferença entre esse aluno e aqueles trabalhadores?
Bem, de maneira mais profunda, podemos dizer que não havia diferença alguma.
Tanto aluno como trabalhadores eram falhos e carentes da graça de Deus. Ambos foram feitos à imagem de Deus, conforme afirma o livro de Provérbios:
O rico e o pobre têm isto em comum: O Senhor é o Criador de ambos.
Provérbios 22:2
Talvez, ao ouvirmos isso, podemos nos afastarmos dessa situação pensando que nós nunca faríamos algo desse tipo e que não fazemos acepção de pessoas.
Bem, se pararmos para pensar, muitos desses desprezos decorridos das diferenças financeiras acontecem diariamente: entre amigos, entre funcionários e empresários, e até mesmo entre familiares.
Então, Cuidado! A vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens
Lucas 12:15
E sim, o dinheiro pode te fazer menosprezar os outros.
3˚ Perigo do Dinheiro: Pode Revelar E Potencializar Suas Falhas
O dinheiro é uma espécie de potencializador:
Ele pode potencializar um modo de vida voltada para Deus, ou potencializar um modo de vida voltada para si mesmo; pode potencializar virtudes em alguém, mas também pode potencializar vícios; uma pessoa generosa, pode ser ainda mais generosa com dinheiro, mas um ganancioso, pode ser ainda mais ganancioso.
Sim… O dinheiro é um potencializador de qualidades e defeitos!
Mas, note algo: note que a falta de dinheiro, pode camuflar muitas de nossas falhas e desvios de conduta:
Alguém, sem dinheiro, pode se passar (ou até mesmo acreditar) ser uma pessoa simples: que não precisa de muito para ser feliz, que valoriza mais as pessoas do que as coisas e que valoriza a simplicidade da vida.
Porém, algumas dessas pessoas que, antes pareciam simples, quando se viram com dinheiro, revelaram que não são nada assim. Pelo contrário! Se revelaram exigentes com a vida, exigindo sempre o melhor, o mais caro e não se contento com nada básico.
A história está aí e não nos deixa mentir. Veja quantos ganhadores de loteria largaram suas vidas modestas e se entregaram ao luxo de suas excentricidades.
É… Muitos vivem de forma simples, não por serem simples, mas por serem pobres do ponto de vista financeiro. Sim, o dinheiro pode revelar nossas falhas e ainda potencializá-las.
Conclusão Dos Perigos Do Dinheiro
Esses são os Três Perigos Bíblicos do Dinheiro:
- Pode contribuir para que você se esqueça de Deus
- Pode te fazer menosprezar os outros
- Pode revelar e potencializar suas falhas
Note que o primeiro perigo se refere a sua relação com Deus, o segundo com sua relação com os outros, e o terceiro com sua relação com você próprio. Isso não é por acaso. Pois, o dinheiro influência em todos as nossas relações: na relação com Deus, com os outros e até mesmo conosco.
É preciso lembrar: você foi colocado (por Deus) em um mundo onde o dinheiro exerce influência em sua vida. Mais do que uma simples influência, o seu trato com o dinheiro poderá te conduzir a bênçãos e também a perigos.
Outro ponto, muitos dos maus usos do dinheiro não são por simples falta de conhecimento. Muitos gastos equivocados são cometidos por que a opinião financeira de Deus, contida nas Sagradas Escrituras, simplesmente não é levada em consideração.
Dessa forma, muitos dizem: Eu quero por que quero; Eu quero e vou comprar! Mesmo que tenha que parcelar em inúmeras vezes! O dinheiro é meu, não devo satisfação a ninguém e ninguém paga minhas contas.
Mentira! A mais pura mentira! Pois, seu dinheiro não é seu, ele é de Deus, que é dono de todo dinheiro do mundo. Mentira pois não é você quem paga suas contas, quem (na verdade) paga suas contas é o próprio Deus, que te dá forças para adquirir riquezas conforme lemos anteriormente em Deuteronômio 8.
Se você deseja conhecer mais a sabedoria financeira bíblica, acesse o link a seguir e assista aula gratuita os ensinamentos capazes de fazer você aumentar sua renda e conquistar a sua independência financeira. É só acessar o primeiro link na descrição.
Assista aqui a a aula gratuita Conquiste Sua Independência Financeira.
Tem alguma dúvida ou sugestão: deixe seu comentário logo abaixo, eu tento ler e responder todos os comentários.
Forte abraço, fique na paz do Senhor e até a próxima.
Link permanente
Muito grata pelos seu ensinamentos que Deus te abençoe
Para sempre poder compartilhar conosco!
Link permanente
Obrigado pela mensagem. Deus te abençoe!