Se você está aqui, provavelmente você deseja prosperar, afinal, o nome desse projeto é Vamos Prosperar!
Mas, não é qualquer prosperidade que você deseja, você quer uma prosperidade bíblica: uma prosperidade que segue os princípios bíblicos, que contribui não só para o seu bem-estar e de sua família, mas uma prosperidade que também contribua com o Reino.
A boa notícia é que a Bíblia apresenta a receita para tal prosperidade. Diversas são as passagens, trechos e versículos bíblicos que ensinam, na prática, como se ter uma vida financeira prospera.
Porém, não podemos negar: do mesmo modo que a Bíblia revela como o cristão pode prosperar, ela também diz quais são os cuidados que o fiel deve ter ao trilhar um caminho de prosperidade, pois, como você deve imaginar, existem diversos perigos, laços e tentações que as riquezas potencializam e que podem arruinar a sua vida social, espiritual e até mesmo financeira.
Então, se você deseja prosperar, e prosperar dentro dos padrões bíblicos, você precisa conhecer os 7 Perigos Que Acompanham A Prosperidade (Revelados Nas Escrituras Sagradas).
Mas, caso prefira, fique sabendo que existe uma versão em vídeo dessa mensagem no Youtube:
1˚ Perigo Da Prosperidade: Prosperidade Pode Gerar Inveja
Não ignore a esse fato: a sua prosperidade certamente vai gerar inveja em algumas pessoas. Mas, tem outro fato importante que você não pode ignorar: a inveja das pessoas pode te prejudicar – e prejudicar muito a você e a sua família.
Para ilustrar o que estou dizendo, recordemos (brevemente) de Isaque.
Num determinando tempo, Isaque se mudou para a região de Gerar, onde Deus esteve com ele e o abençoo de forma surpreendente. Prova disso é que sua lavoura teve uma colheita a cem por um (Gênesis 26:12). Outra prova da grade prosperidade de Isaque pode ser vista em Gênesis 26:13, que diz: O homem enriqueceu, e a sua riqueza continuou a aumentar, até que ficou riquíssimo.
Porém, a riqueza pode gerar inveja, veja o que o próximo versículo diz: Possuía tantos rebanhos e servos que os filisteus o invejavam (Gênesis 26:14).
Mas, a inveja pode te prejudicar. Uma prova disso é que os invejosos filisteus taparam todos os poços que os servos de Abraão, pai de Isaque, tinham cavado na sua época, enchendo-os de terra (Gênesis 26:15).
Como se não bastasse, Isaque foi “convidado” a se retirar daquela terra, conforme a Bíblia afirma: Então Abimeleque pediu a Isaque: “Sai de nossa terra, pois já és poderoso demais para nós” Gênesis 26:16.
Sim, sua prosperidade pode gerar inveja alheia, e a inveja alheia pode te gerar algum prejuízo, porém, se sua prosperidade é bíblica, é bem certo que o Senhor o guardará dos prejuízos da inveja. Por mais que Isaque foi afetado pela inveja, o Senhor permaneceu com ele e continuou prosperando a sua vida. Obviamente, o mesmo pode acontecer com você.
2˚ Perigo Da Prosperidade: A Prosperidade Pode Separar Pessoas
Fique sabendo, quando você prosperar, seu ciclo social certamente sofrerá alterações: algumas pessoas se afastarão e outras se aproximaram. Isso é natural e é apresentando na Bíblia.
Lembre-se de Abraão e Ló. Quando Deus mandou Abraão sair de sua terra e de sua parentela, Ló (seu sobrinho) o acompanhou. Porém, depois de algum tempo, já não podiam permanecerem juntos, porque possuíam tantos bens que a terra não podia sustentá-los, conforme afirma Gênesis 13:6.
A prosperidade de Abraão e Ló os obrigou a se separarem. O interessante é que o mesmo aconteceu com Isaque no exemplo anterior. Lembra que ele teve que sair da região de Gerar devido a sua prosperidade?
Algo similar também aconteceu com Esaú e Jacó. Tanto que a Bíblia diz que: “Os seus bens eram tantos que eles já não podiam morar juntos; a terra onde estavam vivendo não podia sustentá-los, por causa dos seus rebanhos” Gênesis 36:7.
Ora, se a prosperidade causou a separação de Abraão e Lo, Isaque e os filisteus e Esaú e Jacó: a prosperidade também pode separar pessoas de sua vida.
Ressalva
A Bíblia é extremamente clara ao mencionar diversos perigos que existem na prosperidade. Mas, vale dizer: minha intenção não é pregar aquilo que eu chamo de “A Teologia Da Pobreza”. Minha intenção não é exaltar a pobreza financeira e a colocar com um sinal de fé e santidade.
Não, não e não!
Meu desejo não é que você evite prosperar para não enfrentar os perigos da prosperidade. Até porque, a pobreza também possui muitos perigos! E perigos alertados pela Bíblia. Inclusive, se você deseja que eu publique uma mensagem com o tema “Perigos da Pobreza” me diga nos comentários.
Também vale dizer que não estou trazendo a você a dita “Teologia Da Prosperidade“. Não me entenda errado. Minha intenção não é dizer que você, como cristão fiel, tem que prosperar porque a prosperidade é o resultado da fé no sobrenatural de Deus.
Eu objetivo aqui é apresentar somente o que a Bíblia diz sobre finanças.
Se por um lado, a Bíblia apresenta vários cristãos extremamente ricos e fiéis, por outro lado, a Bíblia também apresenta os perigos ocultos das riquezas. E se você conhecer tais perigos, você poderá prosperar financeiramente sem se perder espiritualmente. É por isso que essa mensagem é tão importante.
Feito essa ressalva, vamos agora para o 3° perigo da prosperidade:
3˚ Perigo Da Prosperidade: Prosperidade Pode Gerar Orgulho
Orgulho é o sentimento de satisfação com os seus próprios feitos e qualidades. O texto de Ezequiel 28:4-5 expõe muito bem a questão do orgulho, confira:
Mediante a sua sabedoria e o seu entendimento, você granjeou riquezas
Ezequiel 28:4-5
e acumulou ouro e prata em seus tesouros. Pela sua grande habilidade
comercial você aumentou as suas riquezas, e, por causa das suas riquezas,
o seu coração ficou cada vez mais orgulhoso.
Se você acompanha há mais tempo meu trabalho, você sabe que tudo o que tempos pertence a Deus. Nossas casas, carros e contas bancárias não são nossas, elas pertencem ao Senhor! Até mesmo nossas habilidades, foram dadas por Deus. Por mais que você tenha estudado, se esforça e trabalhando, fique sabendo: a força que você tem para isso, foi Deus quem te deu! Logo, não faz o menor sentido termos o sentimento de satisfação com nossos próprios feitos. Afinal, tudo que temos não é nosso. Tudo pertence a Deus!
O orgulho tira Deus da posição de Senhor de nossas vidas e nos coloca na posição de Deus de nós mesmos. O orgulho tenta remover o Senhor da posição de dono de tudo que temos, para nos dizer: olha, tudo o que você tem é seu, é pelo seu mérito, é porque você é bom mesmo!!!
Ao ver o que o orgulho faz conosco me lembro do que o orgulho fez com Lúcifer. O orgulho o fez querer ser como Deus – Isaías 14:12-14 afirma isso. E o resultado, você já sabe!
4˚ Perigo Da Prosperidade: Prosperidade Financeira Pode Gerar Uma Falsa Sensação De Segurança
Quem confia em suas riquezas certamente cairá, mas os justos florescerão como a folhagem verdejante.
Provérbios 11:28
Quando passamos por períodos de prosperidade, é fácil nos sentirmos seguros:
- Um funcionário que foi promovido e agora ganhará um excelente salário, numa grande empresa, provavelmente se sentirá seguro, afinal, seu novo salário é mais que suficiente para ele e sua família;
- Alguém que recebeu uma grande herança tende a se sentir seguro financeiramente;
- Quem recebe uma boa pensão, também pode imaginar que está seguro.
Mas, atenção! Dinheiro, por si só, nunca (absolutamente nunca) trará segurança!
Não sei você, mas eu conheço gente que no passado era “bem de vida” e hoje não é. Conheço pessoas que tinham três carros na garagem e o hoje não possuem nenhum. Conheço quem que tinha bom salário e hoje está desempregado.
A vida é assim: cheia de altos e baixos. Existem tempos de prosperidade. Também existem tempos de crise. Existem tempos de saúde e tempos de doença. Existem tempos de fartura. Mas também existem tempos de escassez (Eclesiastes 3:1-8).
Sendo direto, a mensagem aqui é: não caia na armadilha da falsa sensação de segurança.
Se hoje você está bem financeiramente, não se iluda! Não se acomode em sua situação. Não se acomode em sua profissão – busque continuar evoluindo como profissional. Não se acomode com o estágio que seu negócio está – procurar melhorá-lo dia após dia. Se suas finanças estão bem – veja onde você pode melhorar: se você pode poupar mais: poupe. Se pode investir melhor: invista. Se precisa gastar melhor: aprenda a gastar melhor!
Que fica claro: dinheiro sem sabedoria não vale de nada! É isso que vemos em Provérbios 17:16: De que serve o dinheiro na mão do tolo, já que ele não quer obter sabedoria?
5˚ Perigo: Prosperidade Pode Gerar A Falsa Sensação De Sabedoria (Provérbios 28:11
O rico pode até se julgar sábio, mas o pobre que tem discernimento o conhece a fundo.
Provérbios 28:11
Confesso, durante muito tempo em minha vida eu me importei apenas com os resultados. Eu pensava: se o resultado foi bom, é porque fiz o certo! Se alcancei a meta, é porque executei bem o processo!
Mas, devo dizer: eu estava complemente errado! E se você pensa o mesmo, sinto dizer: você também está errado!
Ouça-me com muita atenção: Bons resultados, não significam sabedoria! Bons resultados, não significam bons processos!
Isso quer dizer que, o fato de hoje as coisas estarem dando certo, não significa que você está sendo sábio em suas atitudes. Em outras palavras, nem sempre quem desfruta de prosperidade financeira é sábio financeiramente.
Se analisarmos ao nosso redor é fácil percebermos que resultados bons podem ocorrer com atitudes ruins.
O ladrão pode desfrutar de prosperidade financeiramente depois de um grande assalto. Porém, sua vida financeira pode ser arruinada ao ser descoberto e preso.
Percebe como o bom resultado desse ladrão, que foi a prosperidade financeira, pode gerar a falsa sensação de sabedoria.
Novamente, eu digo: Bons resultados, não significam sabedoria! Bons resultados, não significam bons processos!
Se hoje você tem uma vida financeira próspera, não se ache o maioral. Não se ache a pessoa mais sábia do mundo. Pelo contrário! Esteja sempre colocando seus processos em análise. Busque sempre os pontos que você precisa melhorar. Não se iluda com a falsa sensação de sabedoria das riquezas!
6˚ Perigo Da Prosperidade: Prosperidade Pode Tornar A Palavra Infrutífera
A parábola do semeador contada por Jesus apresenta a história de um semeador que lançou suas sementes em diversos lugares:
- Lançou sementes à beira do caminho: onde as aves vieram e a comeram.
- Lançou sementes em terreno pedregoso: onde as plantas secaram.
- Lançou sementes entre espinhos: que sufocaram as plantas.
- Lançou sementes em boa terra: onde houve boa colheita.
Baseado nessa parábola, olhe a conclusão que Jesus tira sobre a semente que caiu entre espinhos:
Quanto ao que foi semeado entre os espinhos, este é aquele que ouve a palavra, mas a preocupação desta vida e o engano das riquezas a sufocam, tornando-a infrutífera.
Mateus 13:22
Infelizmente, as riquezas podem sim, tornar a mensagem do evangelho infrutífera em nossas vidas. Se amarmos as riquezas, poderemos não abrir nossos corações as verdades sobrenaturais do evangelho de Cristo.
Isso acontece muito. Olhe ao seu redor. Quantas pessoas bem-sucedidas vivem a vida inteira distantes de Deus e depois de uma crise, de uma falência, buscam e se rendem ao Senhor!
Então tome muito, muito cuidado, para que as riquezas nunca matem as verdades do evangelho em sua vida!
Vamos ao sétimo perigo da prosperidade, mas antes peço que me siga no Instagram @vamosProsperar. Já seguiu? Então vamos ao sétimo perigo:
7˚ Perigo Da Prosperidade: Prosperidade Pode Gerar Amor As Riquezas
O amor as riquezas é, sem sobra de dúvida, o maior dos perigos da prosperidade.
Este perigo é tão grande que a Bíblia diz em 1 Timóteo 6:10 que o amor ao dinheiro é raiz de todos os males: E, como se não bastasse, o mesmo versículo ainda completa dizendo que “algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos” 1 Timóteo 6:10.
Faço questão de dizer que o amor ao dinheiro é o pior perigo das riquezas pois este amor compete com Deus pelo domínio do seu coração. É isso que vemos em Mateus 6:24: Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.
7 Perigos Da Prosperidade: Conclusão
Aí estão são os 7 perigos da prosperidade:
- A prosperidade pode gerar inveja
- Prosperidade pode separar pessoas
- A prosperidade pode gerar uma falsa sensação de segurança
- Prosperidade pode gerar a falsa sensação de sabedoria
- Prosperidade pode gerar orgulho
- Prosperidade pode tornar a palavra infrutífera
- Prosperidade pode gerar amor as riquezas
Eu te convido a revisar sua vida e verificar quais destes perigos está te afetando. Este não é um texto de entretenimento. É um texto de ação – de mudança! De nada vale a pena ter esse conhecimento e não o praticá-lo.
Se você deseja conquistar a Independência Financeira, acesse o link abaixo e assista a palestra especial onde revelo 3 segredos para conquistar a Independência Financeira:
Assista aqui a Palestra Gratuita 3 Segredos para a Liberdade Financeira.
No mais: forte abraço, fique na paz do Senhor e até a próxima!
Link permanente
Gostei
Link permanente
Odair, obrigado pela mensagem. Deus te abençoe!
Link permanente
Link permanente
Uauuu, louvado seja Deus! Que texto maravilho. A cada conteúdo sinto minha mente sendo renovada e o agir do Espírito Santo em minha vida.
Link permanente
Maravilha! Que o Espirito do Senhor continue agindo em nós!
Link permanente